Gabriel Bortoleto liderou o ranking de pilotos mais comentados e reacendeu o orgulho nacional em um dos fins de semana mais quentes do esporte
São Paulo, novembro de 2025 – O retorno de um piloto brasileiro à Fórmula 1 após oito anos reacendeu o entusiasmo dos fãs brasileiros e movimentou as redes sociais durante o Grande Prêmio de São Paulo. De acordo com análise da STILINGUE by Blip, principal plataforma de inteligência conversacional e social listening do país, o evento somou mais de 20,5 mil publicações, com o domingo (09) concentrando 42,9% das conversas (5.711 menções).
O destaque absoluto foi Gabriel Bortoleto, que dominou o debate digital e esteve presente em 14% das conversas — à frente de nomes como Lando Norris, Max Verstappen, Oscar Piastri e Lewis Hamilton. Sua estreia pela Sauber no Brasil também impulsionou o time suíço, que esteve entre as equipes mais citadas, com 35% das menções ao lado de nomes como McLaren e Ferrari.
Entre os principais temas relacionados ao piloto brasileiro, apareceram expressões como “estreia na F1”, “treino livre”, “orgulho nacional” e “representatividade brasileira”, refletindo a expectativa do público por um novo nome do país na elite do automobilismo. Mesmo após incidentes nas corridas, que somaram 954 menções, o tom predominante foi de apoio e empatia dos fãs.
A análise também revelou onde o público mais se manifestou: 45,4% das conversas ocorreram no X (antigo Twitter), seguidas por Facebook (21,7%), portais de notícia (13,8%), YouTube (12,2%), Instagram (5,9%) e blogs e BlueSky (1%). Do total de menções, 59,7% vieram de homens, 37,3% de mulheres e 3% de organizações.
Além das pistas, as marcas também marcaram presença no buzz digital. Entre as mais lembradas estão Kit Kat, McDonald’s, Honda Automóveis, Motorola, Raízen, Claro Brasil, Ri-Happy Brinquedos, Porto, Xerox do Brasil e Mercedes-Benz Brasil.
Metodologia STILINGUE by Blip
Para fazer um social listening abrangente, o monitoramento considerou menções públicas entre 04 e 10 de novembro de 2025 e levou em conta canais como X (Twitter), Facebook, Instagram, Blogs, YouTube, BlueSky e Fóruns. Os dados refletem o volume de menções associadas ao evento feitas por 9.709 usuários.
Sobre a Blip
A Blip é a principal plataforma de inteligência conversacional que conecta marcas e consumidores em aplicativos sociais, como WhatsApp, Instagram, Messenger, RCS e Apple. Em 2022, a Blip adquiriu a STILINGUE, plataforma que utiliza inteligência artificial para o monitoramento de conversas em canais digitais e, em 2023, a GUS, empresa mexicana do setor conversacional, reforçando a estratégia global da empresa.
Além do Brasil, a Blip está presente em 36 países e conta com escritórios na Cidade do México, no México, e em Madri, na Espanha. A marca tem ajudado cerca de 3 mil empresas como Dell, GM, Itaú Unibanco, Stellantis, Claro e outras a vender, engajar e se relacionar com os consumidores em canais digitais utilizando Contatos Inteligentes. A Blip já recebeu aportes, Séries A e B, de mais de US$170 milhões da Warburg Pincus. Em novembro de 2024, a Blip anunciou sua Série C no valor de US$60 milhões liderada pelo SoftBank e com participação da Microsoft.
Mais informações em https://www.blip.ai/.
Sobre STILINGUE by Blip
A STILINGUE by Blip é uma plataforma inteligente para administrar conversas digitais em tempo real por meio do social listening e do uso da inteligência artificial. A empresa oferece aos seus clientes uma escuta ampla das conversas que acontecem nas redes sociais, avaliações em sites e aplicativos, notícias, CRM e demais canais públicos e privados. A STILINGUE by Blip é a única plataforma com IA e Processamento de Linguagem Natural desenvolvida para português brasileiro que entende o comportamento do consumidor e realiza análises de mercado. Em 2022, a empresa foi adquirida pela Blip e, hoje, é uma das principais plataformas em inteligência conversacional.
Mais informações em https://stilingue.com.br/

