sexta-feira, junho 14, 2024

Últimas Notícias

Fusca esportivo, “Bizorrão” comemora Jubileu de Ouro no maior encontro de carros clássicos do Brasil

Primeiro modelo fabricado do VW Fusca 1600S será uma das atrações do Encontro Brasileiro de Automóveis Antigos (EBAA) em Águas de Lindóia (SP), entre 29/05 e 02/06

Carinhosamente apelidado de “Bizorrão” ou “Super Fuscão”, o VW Fusca 1600S é a única versão esportiva do Fusca produzida no Brasil e vai comemorar o Jubileu de Ouro (50 anos) no Encontro Brasileiro de Automóveis Antigos (EBAA). O evento reúne automóveis clássicos (mais de 30 anos) e acontece em Águas de Lindoia (SP) durante o fim de semana de Corpus Christi – 29 de maio a 2 de junho.

Segundo Junior Abonanteorganizador do EBAA, a previsão é reunir, no mínimo, 50 modelos do Fusca esportivo em uma área reservada para exibição e confraternização de colecionadores, como “homenagem e tributo a um carro que marcou toda uma geração”.

Bizorrão

Uma novidade para o público é a exibição do primeiro modelo do Fusca 1600S fabricado no Brasil, adianta o colecionador Eduardo Agostini Almeida, membro do Clube do Bizorrão. “Entre 1974 e 1975, foram produzidas 5.675 unidades e eles receberam a numeração respectiva no chassis. Hoje, estimamos que cerca de 500 modelos do Bizorrão ainda estão circulando e, por isso, celebrar o Jubileu de Ouro é uma oportunidade única para os amantes não só do Fusca, mas de carros antigos em geral.”

O Fusca esportivo foi lançado em 1974 e recebeu adereços exclusivos, motor de 1600 cilindradas de dupla carburação e uma série de melhorias que aumentaram o seu desempenho em comparação aos modelos de linha. Voltado ao público jovem, a publicidade da época chamava o carro de “Bizorrão”, em referência ao Fusca “Besouro” tradicional. A partir de 1975, o esportivo foi descontinuado e o motor 1600 passou a fazer parte da produção do Fusca.

O EBAA

O EBAA é o maior encontro de automóveis clássicos da América Latina e é gratuito para o público em geral. A expectativa da organização é reunir mais de 500 mil visitantes e 2 mil expositores e comerciantes durante o fim de semana de Corpus Christi.

Expositores e comerciantes interessados em participar devem se inscrever no link https://www.encontroaguasdelindoia.com.br/ebaa2024 e só serão aceitos os cadastros de veículos com mais de 30 anos. Para os modelos fabricados entre 1980 e 1994, é necessário ter placa preta (automóvel de coleção).

Organização

O encontro é realizado pela Relicário Autos Antigos em parceria com a BJ Eventos e Secretaria de Turismo de Águas de Lindóia. Ao longo dos anos, o EBAA se tornou um evento tradicional da cidade e oferece, além da exposição e venda de autos antigos, atrações como feira de peças, shows musicais e feira gastronômica.

Além da infraestrutura conhecida, a nona edição do EBAA vai premiar os modelos que mais se destacarem no evento. “Teremos a tão esperada batalha dos construtores, além da premiação do brilho perfeito, leilões, sem contar a presença de lendas do automobilismo nacional, shows e apresentações variadas, além da maior feira de peças, antiguidades e artigos para restauração da América Latina”, detalha Mingo Abonantepresidente do EBAA e coproprietário da Relicário Autos Antigos.

Também faz parte da programação do EBAA a realização do 4º Grande Leilão de Veículos Antigos de Águas de Lindoia, em parceria com a empresa Circuito de Leilões.

Serviço

9ª Edição do Encontro de Autos Antigos (EBAA)

Local: Praça Adhemar de Barros, Águas de Lindóia (SP)

Data e horário: 30 de maio a 2 de junho, das 8h às 19h

Público: gratuito para visitantes em geral

Inscrições: para expositores, comerciantes e interessados em participar da programação do evento, o cadastro deve ser feito no link https://www.encontroaguasdelindoia.com.br/ebaa2024

Latest Posts

MAIS VISTAS

Pular para a barra de ferramentas