Fórmula E faz sua primeira rodada dupla em Tóquio neste final de semana
No E-Prix de Tóquio do ano passado, Oliver Rowland foi superado por Max Guenther. Agora, o piloto líder do campeonato espera por um melhor resultado neste fim de semana, junto à equipe da casa, a Nissan. Mas quem mais está de olho por um lugar no pódio?
Após uma década de espera, a Fórmula E chegou a Tóquio em grande estilo, no ano passado, estreando com uma corrida emocionante na Baía de Tóquio. A Nissan tinha grandes esperanças de uma vitória em casa, com Oliver Rowland conquistando a Julius Baer Pole Position para a equipe, mas foi superado pela Maserati MSG Racing e por Max Gunther a oito voltas do fim.
Pilotos e fãs adoraram a nova pista, e está claro que a capital japonesa é a cidade perfeita para demonstrar como são as corridas elétricas da Fórmula E.
Felizmente, desta vez teremos o dobro de ação, com rodada dupla no Centro de Exposições Tokyo Big Sight. Será que Rowland manterá sua ótima fase ou veremos um dos perseguidores assumir o controle?
Construindo vantagem
A Temporada 11 tem sido arrebatadora para Rowland, líder do campeonato. Três vitórias, cinco pódios, nas primeiras sete etapas colocam o britânico na liderança antes da rodada dupla em Tóquio. Apesar de conquistas de pontos em São Paulo e Miami terem sido prejudicadas por penalidades, esses resultados dobram a quantidade de vitórias do piloto de Yorkshire na Fórmula E até então.
O final de semana bem-sucedido em Mônaco deu continuidade ao seu ímpeto do início da temporada: a Nissan espera que isso se traduza em triunfo no E-Prix de Tóquio, neste que pode ser o fim de semana mais importante para os construtores Temporada 11.
Candidatos ao pódio
Mas nem tudo gira em torno de Rowland. Seus rivais mais próximos, a dupla da TAG Heuer Porsche, António Félix da Costa e Pascal Wehrlein, subiram ao pódio diversas vezes nesta temporada, e Wehrlein conquistou uma vitória no calor de Miami.
Apesar disso, eles vão querer se recuperar de um fim de semana de corrida misto na última rodada, embora ambos tenham registrado voltas mais rápidas.
Já Sébastien Buemi, da Envision Racing, e Jake Dennis, da Andretti, tentarão dar continuidade às boas atuações em Mônaco. Dennis conquistou um lugar no pódio no sábado, enquanto Buemi conquistou sua primeira vitória da temporada no domingo, subindo para a décima posição na classificação.
Será interessante ver se os dois conseguirão manter a boa fase em Tóquio.
A Nissan está apenas alguns pontos atrás da Porsche no Campeonato Mundial de Equipes, com 126 contra 133 da Porsche, e a arma secreta da equipe japonesa pode ser Norman Nato.
O francês está em 19º na tabela de pilotos, mas se tornou o “Sr. Consistência” da Fórmula E, em Mônaco, quebrando o recorde de mais corridas consecutivas completadas (33).
Seus únicos pontos conquistados nesta temporada foram em Miami, após sua primeira pole na carreira. Mas com o apoio da torcida de Tóquio, Nato pode pontuar bem, se conseguir canalizar a pressão.
Como foi o último E-Prix de Tóquio
De forma reveladora, Nato terminou em sexto o E-Prix de Tóquio de 2024, mas, tirando isso, a classificação do ano passado lembra bastante a tabela de pilotos da Temporada 11. Pódio com Guenther, Rowland e Dennis, seguidos por da Costa e Wehrlein.
“A pista é fenomenal”, disse Guenther após terminar no degrau mais alto. “É um traçado super técnico e super desafiador para nós e as equipes configurarmos tudo corretamente.
“Para chegar super perto dos muros, é preciso ter muita confiança no carro, e temos até saltos em uma volta, então é uma grande mistura de tudo. Para mim, a Fórmula E é sobre isso, correr bem perto nesses circuitos de rua”.
“Foi maravilhoso, uma verdadeira pista de Fórmula E”, acrescentou Nick Cassidy, da Jaguar TCS Racing. “Ondulações, curvas rápidas, tudo no limite, e você realmente precisa atacar na Classificação. Achei a pista fantástica”.
Quem conseguir entender a natureza agressiva do circuito de Tóquio terá mais chances de terminar o final de semana no topo.
Para Nissan, Rowland e os fãs de Tóquio, a continuidade do clima da Temporada 11 pode ser o presente perfeito deste meio de temporada.
Fatos do E-Prix de Tóquio
– Três pilotos japoneses já correram na Fórmula E: Takuma Sato, Sakon Yamamoto e Kamui Kobayashi.
– Sato fez a volta mais rápida na primeira corrida da Fórmula E: Temporada 1, Pequim. É o único piloto japonês a marcar pontos até hoje.
– A equipe Nissan Formula E Team corre em casa.
– O líder da classificação, Oliver Rowland, fez a pole na corrida do ano passado em Tóquio.
– Gunther, Rowland e Dennis formaram o pódio mais jovem da Temporada 10: média de 29 anos e 21 dias.
– Tóquio tem uma população de 37 milhões de habitantes, a maior de todas as cidades do mundo. É mais ou menos o mesmo que a Cidade do México, Jeddah, Miami, Mônaco, Jacarta, Berlim e Londres juntas.
– A corrida da última temporada em Tóquio foi a última vitória da Maserati MSG Racing, com Maximilian Guenther.
– Max liderou 12 voltas no caminho para a vitória, suas únicas voltas lideradas na Temporada 10.
– O pódio também foi um dos três pódios duplos britânicos na última temporada. Houve dez pódios duplos britânicos na Fórmula E – maior escala dentre todos os países.
– A vitória de Guenther em Tóquio veio do segundo lugar no grid, uma das três únicas corridas vencidas na primeira fila na última temporada. A quinta fila do grid conquistou o mesmo número de vitórias na última temporada.
– Nick Cassidy, da Jaguar TCS Racing, terminou em oitavo lugar a partir do 19º lugar no grid, na temporada passada, a maior mudança de qualquer piloto na corrida.
– Sam Bird conquistou a volta mais rápida da corrida, por 1,968 segundo na corrida do ano passado, a maior margem de uma volta mais rápida da história da Fórmula E.
– A corrida da última temporada em Tóquio foi a única corrida na qual a DS PENSKE não conseguiu pontuar durante a Temporada 10. A equipe só deixou de pontuar em cinco corridas na era GEN3 (apenas a TAG Heuer Porsche tem menos corridas sem pontos).
– Na Temporada 11, a Fórmula E já visitou a Ásia uma vez (em Jeddah), onde os pilotos britânicos conquistaram cinco dos seis pódios nas duas corridas (dois cada para Oliver Rowland e Taylor Barnard, um para Jake Hughes)
– A Etapa 2 de Tóquio será a 20ª corrida da Fórmula E realizada em maio. Das 18 corridas anteriores em maio, Sébastien Buemi foi ao pódio no maior número de corridas (sete).
Programação e onde assistir ao E-Prix de Tóquio de 2025 da Fórmula E
O E-Prix de Tóquio 2025 começa na sexta-feira, 16 de maio, com o Treino Livre 1 às 04h00 de Brasília (16h, horário local).
O TL2 começa às 20h00 de Brasília do mesmo dia 16 (08h00 do sábado, 17 de maio, no horário local).
A Classificação começa às 22h20 da sexta-feira, no horário de Brasília (10h20 do sábado, horário local).
O início da corrida acontece às 03h05 do sábado, dia 17, no horário de Brasília (15h05 no horário local), para a Etapa 8, que marca a metade da Temporada 2024/25.
A Etapa 9 segue um cronograma semelhante, com apenas uma sessão de treinos livres, o TL3, às 20h00 do sábado, 17 de maio, de Brasília (08h00 do domingo, 18, no horário local), seguida pela Classificação às 22h20 de Brasília (10h20 do domingo, em Tóquio), com a corrida se iniciando às 03h05 do dia 18, domingo, no horário de Brasília (15h05 local).
Para o Brasil, a transmissão fica a cargo da Band/Bandsports (https://bandsports.uol.com.br e https://www.band.com.br/) na televisão, com o Grande Prêmio (https://www.grandepremio.com.br) pelo YouTube.
FIM DO COMUNICADO
Acesse e siga os perfis do Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E no Facebook, Instagram, Twitter, TikTok e YouTube: @FIAFormulaE #ABBFormulaE
Para perguntas sobre a mídia da Fórmula E, entre em contato com – media@fiaformulae.com
Sobre a Fórmula E e Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E:
Primeiro campeonato mundial elétrico da FIA – Federation Internationale de l’Automobile, a Fórmula E desponta como único esporte neutro em carbono da história, certificado desde a concepção.
O Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E realiza corridas eletrizantes ao redor das cidades mais icônicas do mundo, onde se tornou se importante plataforma internacional para o desenvolvimento da tecnologia de veículos elétricos e a promoção da mobilidade limpa, através do automobilismo de alta performance.
Na Fórmula E, equipes e parceiros unem-se pela paixão pelo esporte e pela crença no potencial para acelerar o progresso sustentável, criando um futuro melhor para as pessoas e para o planeta.
Sobre a ABB:
A ABB é líder tecnológica em eletrificação e automação, permitindo um futuro mais sustentável e eficiente. As soluções da empresa conectam conhecimento de engenharia e software para otimizar processos de fabricação, transporte, alimentação e operação. Com mais de 130 anos de excelência, os cerca de 105.000 funcionários da ABB atuam comprometidos em impulsionar inovações que aceleram a transformação industrial.