Início Estilo de Vida Beleza Fez ou vai fazer depilação a laser? Especialista explica mitos e verdades

Fez ou vai fazer depilação a laser? Especialista explica mitos e verdades

0

Especialista explica o que é mito e o que é verdade sobre o procedimento que já conquistou milhões de brasileiros, e alerta para riscos de queimaduras e manchas quando feito por profissionais sem preparo

A depilação a laser conquistou de vez os brasileiros. Mais de 2,5 milhões de pessoas já aderiram ao procedimento no País, e o mercado deve movimentar R$ 30 bilhões na próxima década. Mas, junto com a popularidade, vieram também algumas dúvidas, especialmente em quem ainda não experimentou a liberdade e a praticidade desse procedimento. Além, é claro, das informações que são necessárias para escolher a profissional certa para fazer a depilação sem qualquer intercorrência, afinal, não são raros os casos de queimaduras e manchas provocadas por quem não tem qualificação para aplicar o laser.

Para esclarecer o que é fato e o que é boato, conversamos com Gabriela Fachini, fisioterapeuta e esteticista com mais de oito anos de experiência, criadora de um método próprio de depilação a laser e mentora de mais de mil profissionais no Brasil.

“O grande problema é que muita gente começa o tratamento sem saber o que esperar. Isso abre espaço para frustrações e até procedimentos inseguros. Informação de qualidade é o primeiro passo para um resultado satisfatório e seguro”, alerta Gabriela.

Para a especialista, a principal mensagem é simples: o resultado depende tanto da tecnologia quanto da capacitação do profissional.

“Com o crescimento do mercado, infelizmente, também aumentou o número de procedimentos mal executados, resultando em queimaduras, manchas e até cicatrizes. Escolher profissionais qualificados e com método comprovado é investir na sua segurança”, afirma.

Para Gabriela, que fundou a Associação Brasileira de Epilação Definitiva no último final de semana, o futuro do setor depende de educação e profissionalismo. “A personalização de protocolos, o raciocínio clínico e o respeito às normas técnicas são o que diferenciam um atendimento seguro e de excelência. Nosso papel, enquanto associação, é criar uma rede de apoio e elevar a credibilidade da depilação a laser no Brasil”. 

A seguir, a especialista lista os principais mitos que escuta desde que se especializou na técnica:

Depilação a laser remove 100% dos pelos para sempre
Verdade. O pelo que morre com o laser não nasce mais. As sessões de manutenção são apenas para novos fios que surgem ao longo do tempo. Os pelos não enfraquecem gradativamente: morrem em uma única sessão, desde que estejam na fase correta e recebam energia suficiente para provocar um processo inflamatório capaz de gerar morte celular.

É possível fazer no verão
Verdade. Você pode fazer suas sessões de depilação definitiva o ano todo! O que muda é o cuidado: é preciso fugir de exposição solar intensa logo após a sessão e não pode esquecer do uso diário de protetor solar.

Pele parda ou preta não pode fazer
Mito. Hoje, existem tecnologias seguras para todos os fototipos. O segredo está na escolha correta do equipamento e nos parâmetros usados

É um procedimento seguro quando realizado por profissional qualificado
Verdade. O usuário precisa saber que existem equipamentos aprovados pela Anvisa, que são os únicos que podem ser usados para essa técnica. E também é preciso que a depiladora siga protocolo adequado, o que reduz drasticamente o risco de qualquer intercorrência. O perigo está nas mãos erradas.

Pode usar cera entre as sessões
Mito. Não é indicada a depilação com cera durante um tratamento de depilação definitiva. Isso porque a cera remove o pelo pela raiz e impede o laser de atingir o folículo. Entre as sessões, use apenas a lâmina.

O laser enfraquece progressivamente os pelos
Verdade. Aliás, esse é um dos principais benefícios da depilação definitiva. Eles ficam mais finos, claros e crescem mais devagar a cada sessão.

O procedimento é insuportavelmente doloroso
Mito. A sensação é de leves picadas, uma sensação completamente suportável, e os aparelhos modernos contam com resfriamento para aumentar ainda mais o conforto.

Pode ser feito em homens e mulheres
Verdade. O público masculino está cada vez mais aderindo à depilação definitiva, especialmente em áreas como barba, costas e abdômen.

Pode aplicar laser sobre tatuagem
Mito. E é perigosíssimo se a depiladora não souber disso. O pigmento da tatuagem absorve o laser e pode causar queimaduras. O correto é contornar a área tatuada, jamais aplicar sobre ela.

Depilação definitiva é sinônimo de economia a longo prazo
Verdade. Além do conforto e da praticidade, a pessoa gasta muito menos com cera, lâminas e cremes depilatórios.

Gabriela Fachini é fisioterapeuta e esteticista cosmetóloga, com especialização em eletrotermofototerapia e mais de oito anos de experiência na área de depilação a laser. Já realizou mais de 5 mil atendimentos e atua também como mentora na capacitação técnica de profissionais da estética. Criadora do Método Valiosa de Depilação a Laser Personalizada, já formou mais de mil alunas em todo o país com foco em segurança, eficácia e avaliação individualizada. Sua metodologia própria foi recentemente reconhecida pelo MEC e contribui para elevar o padrão técnico no setor. Recentemente, fundou a Associação Brasileira de Epilação Definitiva, primeira entidade do país voltada exclusivamente ao fortalecimento técnico das profissionais da área.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

×
Sair da versão mobile