quinta-feira, junho 20, 2024

Últimas Notícias

Ferramenta da Dígitro reduz em até 70% o tempo de transcrição de áudios em textos 

Desenvolvida numa parceria entre Dígitro Tecnologia e Universidade Federal de Santa Catarina ganha, a Retextoar API acelera em até 70% a produtividade, possibilitando a aplicação em sistemas pré-existentes.

Empresas e organizações cada vez mais aderem à transcrição de áudios e vídeos e os motivos são variados, indo desde a acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva, simplificação do processo de localização de informações, análise de conteúdos, para otimização de mecanismos de busca na internet e até mesmo para corresponder aos processos de governança corporativa, facilitando o registro de atas de assembleias e reuniões. Um exemplo de plataforma de transcrição é o Retextoar, lançado em 2019 pela Dígitro Tecnologia e acessível a qualquer pessoa ou empresa. A solução opera em um modelo cliente-servidor, onde os usuários baixam um aplicativo desktop para submeter áudios e vídeos e, então, recebem os textos transcritos, Recentemente a Dígitro passou a disponibilizar uma API da ferramenta, possibilitando que os canais de venda, empresas de software e departamentos de TI incorporem a tecnologia em suas soluções, o que automatiza a transcrição e possibilita um ganho de 70% em produtividade. 

Direcionado para o mercado B2B, de acordo com Valdir Antônio Luiz Júnior, Gerente de Produto da Dígitro, ao integrar diretamente o Retextoar API à sistemas pré-existentes, deixa de ser necessário que uma pessoa realize manualmente a transferência de áudio para plataformas, eliminando etapas e agilizando processos. 

Outra vantagem do Retextoar API é o motor de transcrição, que foi treinado utilizando áudios de todas as regiões do país, o que lhe confere uma vantagem na compreensão de regionalismos, variações de sotaque e vícios de linguagem. “Sendo uma ferramenta 100% nacional, a empresa teve a preocupação de solucionar uma necessidade genuinamente brasileira, que é compreender as diferentes formas de expressão de cada região do país”, relata o Gerente de Produto.

Recomendado para empresas dos mais diversos setores, entre eles como mídia, publicidade, jornalismo, jurídico e pesquisadores, a atualização atende a órgãos públicos e entidades que lidam com processos manuais, como o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o Ministério Público Militar (MPM) de Brasília, atuais usuários do Retextoar. Empresas privadas como a Kenta também utilizam a plataforma combinada às suas tecnologias para realizar transcrições. A empresa fornece soluções para gravação das sessões na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul e da Bahia e, assim que concluídos os vídeos, são realizadas e arquivadas as respectivas transcrições. 

De acordo com Vanessa Weber, Coordenadora Comercial da Kenta, a integração do Retextoar API com a solução de gravação das sessões das Assembleias foi determinante para o ganho de produtividade necessário ao órgão público. “Em um momento em que a equipe de funcionários públicos está cada vez mais reduzida, contar com uma tecnologia que promova uma entrega mais ágil faz toda a diferença” explica Vanessa.

Desenvolvido no Brasil pela Dígitro Tecnologia, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Retextoar API possui suporte contínuo em estreita colaboração com os usuários, otimizando a solução com base em feedbacks e demandas customizadas.

Sobre a Dígitro

A Dígitro Tecnologia é uma empresa com mais de 45 anos, de capital 100% nacional e pioneira no mercado de inovação no Brasil. Com sede em Florianópolis, tem atuação em diversos países da América do Sul. Com foco no desenvolvimento de tecnologias para Cidades Inteligentes, Jornada do Cliente, Inteligência e Defesa, conta com soluções Software as a Service (SaaS), além de um portfólio on premise. A companhia é líder no setor de Segurança Pública e tem contribuições importantes para a Defesa Nacional como Empresa Estratégica de Defesa (EED), certificada pelo Ministério da Defesa. Mais informações no site www.digitro.com.

Latest Posts

MAIS VISTAS

Pular para a barra de ferramentas