Fruto de uma colab entre a Blumenau Iluminação e a Círculo, produto tem trançado feito à mão aplicado a uma estrutura metálica. Sala de jantar, quarto e até banheiro já ganharam mais textura com o produto

O Brasil está na moda. A onda chamada de Brazil Core já chegou às redes sociais das celebridades, aos desfiles de moda e ganha força a cada nova movimentação que traz o olhar do mundo para o nosso país. Na decoração e no design, esta também é uma tendência: a estética das casas brasileiras, com peças que contam histórias e se conectam com o fazer artesanal nunca estiveram tão em alta.
Em Santa Catarina, duas das mais reconhecidas indústrias dos seus segmentos se juntaram para dar origem a uma peça que simboliza este momento. A Blumenau Iluminação (@blumenauiluminacao) e a Círculo (@circuloprodutos) criaram em colaboração o pendente Gaia.
A estrutura metálica, moldada na Blumenau Iluminação, recebe uma cúpula com trançado à mão em fios da linha Barroco, da Círculo, que é 100% algodão e produzida no Brasil. As variações incluem a cor da cúpula (marrom gold ou branca) e do fio (cru ou verde), além de duas opções de design diferentes. Os diâmetros disponíveis são de 50cm e 60 cm. O cabo é regulável e o produto tem um ano de garantia.
As arquitetas Jessica Bassani e Marina Medeiros, da Drusa Arquitetura (@drusa.arq), destacam o uso do Gaia em ambientes diferentes, com propostas diferentes, mas sempre com foco no equilíbrio. “O pendente une a força do aço e a delicadeza do algodão para trazer a diversos ambientes a identidade brasileira de forma elegante, sutil. É um produto que sempre vem à nossa cabeça quando a proposta pede um ganho de textura e de história”, conta Jessica, que também é designer de interiores.
Na sala de jantar para dar aconchego ao minimalismo
O minimalismo segue sendo um dos pedidos mais recorrentes nos projetos de arquitetura. O que não quer dizer, segundo Marina, que os ambientes pensados por esta perspectiva sejam frios. “No caso desta sala, o Gaia se tornou o protagonista do ambiente e também cumpre uma função: como os ambientes são todos integrados, a partir dele se delimitou o espaço da mesa de jantar”, diz. “Mesmo em um ambiente com linhas mais retas e visual limpo, é possível usar uma peça como essa para trazer textura e aconchego”, explica.
No quarto porque o artesanal pode ir além do óbvio
Neste quarto em um apartamento litorâneo, a informalidade do teto laranja ganha sutileza com os móveis com acabamento em palha e a decoração em tons crus. De acordo com Jessica, a opção pelo Gaia traz mais uma textura para o ambiente, complementando as demais escolhas. “Este espaço acabou se tornando multifuncional: é de descanso, mas também tem uma mesa de trabalho e uma poltrona de leitura. Ao optarmos por um pendente, conseguimos trazer também estes outros climas para o quarto”, conta.
No banheiro antigo, porque ousadia nunca é demais
Em uma casa construída em 1960, os banheiros são, além de grandes, cheios de detalhes. De acordo com Marina, os empreendedores que transformaram a casa em um ambiente que abriga negócios criativos queriam manter a personalidade do espaço, que conta a história da edificação. “Neste caso, precisávamos de uma peça que trouxesse equilíbrio com o volume de informações que o banheiro já tinha e, ao mesmo tempo, não conflitasse com tudo o que já existia. O Gaia foi a escolha ideal e se tornou tão protagonista quanto os demais elementos”, diz. O uso de um pendente no banheiro, segundo a arquiteta, surpreendeu e fez do espaço o mais fotografado da casa.
Mais informações sobre o pendente e toda a linha da Blumenau Iluminação estão no site www.blumenauiluminacao.com.br e nas redes sociais @blumenauiluminacao.