Para conseguir se destacar e ter reconhecimento na vida profissional é fundamental desenvolver a habilidade de se expressar em público, afirma a terapeuta e especialista em comportamento empresarial, Simone Resende

Falar em público é um desafio para muitas pessoas porque a insegurança, o medo de ser julgado e a falta de preparo são entraves que irão prejudicar tanto a sua vida pessoal quanto a profissional.
De acordo com a terapeuta Simone Resende, essa dificuldade pode impedir o crescimento no ambiente de trabalho e até limitar oportunidades futuras.
“Muitas pessoas deixam de se candidatar a vagas melhores ou de apresentar suas ideias por medo da exposição e por isso deixam de serem sugeridas como opção por não saberem se expressar, e isso pode estagnar uma carreira promissora, por mais que você seja competente. Na vida, quem é conhecido sempre vence o melhor. Por isso você precisa ser visto. Competência sem visibilidade é como um tesouro fechado a sete chaves”, explica Simone Resende.
Como vencer o medo de falar em público?
A especialista destaca que superar essa insegurança exige treino e autoconhecimento, uma tarefa de longo prazo, mas que precisa ser percorrida diariamente.
“O primeiro passo é entender de onde vem esse medo, muitas vezes, ele está relacionado a experiências passadas ou a crenças que limitam a sua própria capacidade. Também é importante usar técnicas como respiração controlada, treino diante do espelho e a prática constante, que ajudam a desenvolver mais autoconfiança.”, afirma Simone Resende.
A importância da comunicação no ambiente corporativo
No mundo dos negócios, a comunicação eficaz é essencial para liderar equipes, vender ideias e fortalecer relacionamentos profissionais.
“Grandes líderes sabem que a forma como se comunicam é tão importante quanto o conteúdo da mensagem. O sucesso pertence a quem é visto e é lembrado. Se você não se expõe, apesar do medo, você dará oportunidade para outros que possuem muito menos competência que você parecerem e serem vistos”.
“Lembre-se que o medo da exposição sempre irá existir. Mas é agir apesar dele. E quanto mais você se expuser, mais a sua mente entenderá essa exposição como uma repetição, até que seu medo ficará dentro da normalidade” , reforça Simone Resende.
5 dicas para melhorar a sua comunicação
1. Fale como se estivesse contando uma história
As pessoas se conectam melhor com narrativas do que com informações soltas, quando se comunicar, tente trazer exemplos, experiências pessoais ou metáforas que tornem sua mensagem mais envolvente;
2. Escute de verdade
Comunicação não é só falar, mas também ouvir, preste atenção no que o outro está dizendo sem formular a resposta antes da hora. Pergunte, demonstre interesse e valide o que a pessoa falou;
3. Ajuste seu tom e ritmo
Uma boa comunicação depende do contexto, se estiver falando com um amigo, seja natural. Se for uma apresentação profissional, adapte sua postura e tom para transmitir confiança e clareza;
4. Use pausas ao seu favor
Falar muito rápido pode demonstrar nervosismo, enquanto pausas estratégicas ajudam a enfatizar pontos importantes e dar tempo para a informação ser absorvida;
5. Pratique a empatia
Tente se colocar no lugar do outro antes de falar. Pense em como sua mensagem será recebida e ajuste sua abordagem para que o diálogo seja mais acolhedor e produtivo.
6. Crie um Heterônimo
Essas é uma técnica criada pelo escritor português Fernando Pessoa em que você ao invés de se expor, empresta o seu corpo para um personagem. Ao incorporar um personagem na hora da sua fala, a sua mente entende que a exposição não é sua, mas do seu personagem.
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Sobre Simone Resende
Empresária, terapeuta e especialista em comportamento empresarial, formada em Ciências Econômicas e Direito pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília- UNICEUB, Mastercoach pela Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico (FEBRACIS), Pratictioner em Programação Neurolinguística (PNL) e Treinadora Comportamental pelo Instituto Lyouman. Realiza o projeto “Mulheres Líderes de Si” há 3 anos, onde ajuda mulheres de todo o país no seu desenvolvimento pessoal e profissional. Criadora do Método ICE (Inteligência Emocional, Comportementos e Estratégias para o Sucesso).