Ao buscar diminuir taxa de acidentes com motocicletas, cada vez mais surgem dispositivos que previnem ferimentos graves e até mesmo morte
Segundo um levantamento realizado pela Polícia Rodoviária Federal, em 2023, 28.245 motociclistas ficaram feridos devido a acidentes. Desses, 8.253 são em estado grave. Em média, esse número representa 77 feridos diariamente nas rodovias brasileiras, o que destaca a importância da segurança para quem conduz motos.
Com o objetivo de reduzir essa quantidade de acidentes, atualmente existem diversos dispositivos que aumentam a segurança dos condutores.
Muitos deles já vêm instalados nas motocicletas, enquanto outros podem ser adquiridos após a compra por preços acessíveis, tanto na internet quanto em lojas físicas.
Airbags autônomos
No mercado, já existem airbags equipados com centrais eletrônicas que detectam colisões utilizando recursos de inteligência artificial. Essas centrais são alimentadas por sensores que monitoram o ambiente em tempo real.
Ao identificar riscos, o sistema infla automaticamente, acionando dois reservatórios que liberam gás argônio para proteger o condutor.
Esse tipo de airbag não é acoplado à moto, mas, sim, à roupa do motociclista, geralmente localizado na jaqueta, protegendo todo o dorso do condutor e evitando lesões graves em caso de quedas ou acidentes mais sérios.
Freio ABS
De acordo com o German In-Depth Accident Study (GIDAS), o banco de dados de acidentes da Alemanha, cerca de 47% dos acidentes com motocicletas são causados por frenagem hesitante ou falha.
Por conta disso, o freio ABS possui um sistema de antibloqueio que impede que as rodas travem, evitando que a moto perca o controle, mesmo em superfícies escorregadias. É possível encontrar modelos de motos que já vêm com esse equipamento instalado, disponíveis a preços reduzidos em leilões de motos baratas ou concessionárias.
Controle de tração
O controle de tração serve para evitar que a roda traseira, que recebe toda a força do motor, derrape na pista e cause um acidente. Esse monitoramento é feito por meio de sensores nas rodas e em outras partes da moto.
A central eletrônica detecta a derrapagem e interrompe a injeção de combustível ou a ignição, o que impede que a roda perca tração e o motociclista caia. Esse dispositivo já está disponível em modelos de motocicletas com mais de 600 cc.
Alerta de frenagem de emergência
Quando uma moto realiza uma frenagem brusca, a luz de freio pisca para alertar o condutor do veículo que vem atrás. Isso é feito por meio de sensores que enviam a informação para a central eletrônica, que detecta a desaceleração e aciona as setas ou a própria luz de freio.
Esse equipamento procura evitar colisões traseiras, que são acidentes relativamente comuns nas estradas.
Sensor de medição inercial
Apesar do nome complicado, esse dispositivo tem uma função simples. Com um sensor posicionado estrategicamente na moto, ele detecta a posição da motocicleta em três eixos, calculando a inclinação em curvas, aceleração e até mesmo frenagem.
Com esses dados, o sensor transmite parâmetros mais precisos, que ajudam a evitar que a moto desequilibre e caia, causando um acidente grave.
Faróis de LED e direcionais
Além de iluminarem muito mais do que as antigas lâmpadas de carbureto, os faróis de LED têm durabilidade comprovadamente maior e consomem menos bateria. Em alguns modelos de 125 cc, essa tecnologia já vem embutida.
Nos modelos maiores, há um aro de iluminação diurna, que ajuda outros condutores a visualizar a moto durante o dia. Já os faróis direcionais acompanham a inclinação das motos e melhoram a iluminação na parte interna das curvas.