Início Financeiro Empreendedorismo criativo: como criar uma marca de produtos personalizados

Empreendedorismo criativo: como criar uma marca de produtos personalizados

0

A imagem que muitas pessoas têm do mundo dos negócios é de um espaço que não é convidativo para as pessoas criativas. Acreditam que os empreendimentos são apenas para quem domina o controle de planilhas, logística, finanças e administração. Porém, os empreendedores criativos podem (e devem) colocar a sua engenhosidade e criatividade em prática para criar um negócio voltado para setores criativos.

Isso inclui áreas como design, fotografia, moda, escrita, música, vídeo, artes e artesanato. Da edição de vídeo até o uso de PLA premium na impressora 3D para fabricar esculturas, são inúmeras as possibilidades de utilizar as habilidades criativas para montar um bom empreendimento. Ficou curioso para saber mais sobre o tema? Entenda mais sobre ele no texto a seguir.

O que é?

O que vem à sua mente quando lê “empreendedorismo criativo”? Provavelmente, você ao menos suspeita que seja uma forma de empreender fora das formas tradicionais, procurando obter os resultados que deseja de uma maneira não convencional. Contudo, na verdade, o termo pode ser entendido como um processo de criação e gestão empresarial voltado para oferecer serviços ou produtos inovadores em um setor criativo.

Assim, esse é apenas um dos muitos jeitos de pôr o empreendedorismo em prática. Nesse caso, o empreendedorismo criativo envolve os empreendedores que desejam criar valor e impacto por meio do seu trabalho, sendo que eles podem aproveitar o fato de existirem vários setores criativos para cumprirem esse objetivo.

E são muitos os campos que oferecem oportunidades para colocar isso em prática. Alguns dos negócios dessa categoria envolvem empresas de design gráfico, design de moda, design de interiores, fotografia, marketing digital, design de web e músicos. Mas também podem ser negócios que envolvam redatores, fabricantes de joias ou vloggers que criam vídeos.

Quais os benefícios dessa abordagem?

Porém, por que seria interessante para os empreendedores que têm habilidades nos campos criativos adotar essa abordagem de empreendedorismo? O que se pode ganhar em empreendimentos dessa natureza?

Um dos pontos positivos é a liberdade da pessoa conseguir empreender com uma de suas paixões, transformando-a em uma profissão rentável e que permite ter satisfação de criar algo significativo.

Outro ponto positivo é que o empreendedorismo criativo é uma fonte de crescimento e desenvolvimento pessoal, que permite aprender novas habilidades e superar obstáculos. Não bastasse a satisfação de perceber esse crescimento, o empreendedor ainda fica satisfeito pelo resultado do seu trabalho e por sentir que ele tem um senso de propósito, compartilhando sua visão de mundo com os demais de forma criativa e autêntica.

Ainda, é possível destacar a possibilidade de ter flexibilidade no controle do seu trabalho. Isso quer dizer que o empreendedor controla quando, onde e como quer trabalhar, qual será o valor cobrado pelo seu produto ou serviço e com quem ele contará com a ajuda para trabalhar ao seu lado.

Ele também desfruta da liberdade de assumir o controle de suas finanças e do seu crescimento, explorando as oportunidades para criar produtos e serviços capazes de resolver os problemas do consumidor.

Como ter sucesso com o empreendedorismo criativo?

Certo, agora você já entende do que se trata o empreendedorismo criativo e como ele pode ser benéfico para o seu crescimento pessoal e profissional. Mas o que você pode fazer para aumentar as suas chances de sucesso ao adotar essa abordagem?

Como em qualquer forma de empreendedorismo, criar um plano de negócios sólido será muito importante para auxiliar os seus próximos passos. É com ele que você consegue esclarecer sua visão, comunicar sua proposta de valor e testar suposições.

Use-o para descrever os objetivos do seu empreendimento, as ações e as estratégias que pretende adotar, os recursos disponíveis, o orçamento e elaborar um cronograma. Entretanto, apesar de servir de guia, ele não precisa ser inflexível: você pode ajustá-lo à medida que aprende, testa e cresce, adequando-o à sua realidade.

Também é importantíssimo determinar quais são os seus pontos fortes que irão ajudá-lo nessa empreitada. Afinal, o empreendedorismo criativo é uma forma de aplicar suas habilidades e paixões para o empreendimento comercial. Portanto, avalie o que você gosta de fazer, quais seus talentos, conhecimentos e experiência. A partir da determinação desses pontos fortes, ficará mais fácil montar o seu negócio.

Outra dica de ouro é identificar o nicho certo em que seu conjunto de habilidades seja bem-vindo. Pesquise e investigue áreas ou mercados que possam oferecer algo valioso, único e que seja compatível com sua visão de mundo e habilidades.

A partir disso, pesquise por clientes em potencial, concorrentes, tendências e quais as oportunidades e desafios que esse nicho oferece. Assim, você pode pensar sobre soluções únicas para oferecer algo personalizado para os seus clientes, destacando-se em relação aos demais.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

×
Sair da versão mobile