sábado, julho 20, 2024

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Dicas para recuperação muscular pós-treino

Há uma série de fatores que influenciam nos resultados do dia a dia

Fazer academia entrou no gosto dos brasileiros de vez. Os atletas procuram locais para praticar exercícios físicos com os mais diferentes objetivos. Tem gente que pretende emagrecer, outros ganhar massa muscular e há aqueles que apenas pretendem manter uma boa saúde.

Para se ter uma ideia, os brasileiros estão em segundo lugar em um ranking das pessoas que mais frequentam academias no mundo, com 21%. Isso de acordo com um levantamento divulgado pelo Cupomvalido.com.br, com dados do Numbeo, IBGE e Statista. O Brasil só fica atrás da Índia, com 24% da população que usa academias.

Mas, não basta só fazer exercícios. É preciso ter uma regularidade e se cuidar de formas específicas para conseguir atingir os objetivos definidos. Um exemplo disso é ter uma boa recuperação muscular. Então, acompanhe o texto e veja as melhores formas de isso ocorrer.

Alimentação

Essa deve ser uma das primeiras dicas recomendadas pelos especialistas. Isso porque a alimentação pode ser a grande aliada ou vilã de uma pessoa que pratica exercícios físicos com frequência.

Tudo o que se come gera algum efeito no corpo. Então, o recomendado é manter uma dieta balanceada, sem exceções e mantendo um padrão de 3 em 3 horas. 

Alongue-se

Pode parecer simples, mas alongar-se antes e depois dos exercícios físicos é fundamental para evitar lesões e para garantir uma boa recuperação. Além disso, fazer alongamentos ao acordar pode gerar boas influências. E o importante é realizar isso de maneira frequente.

Mantenha boa hidratação

É fato que manter uma hidratação adequada gera diversos benefícios. Afinal de contas, o corpo humano é composto por boa parte de água. Com a ingestão dela, há a reposição de substâncias e nutrientes fundamentais. Com isso, há o controle da temperatura corporal e redução na fadiga, auxiliando numa recuperação muscular melhor.

Durma bem

Além de acordar com mais disposição, quando se dorme bem o corpo tem o descanso completo. Logo, automaticamente, é possível ter uma boa recuperação ainda mais em dia de treino! 

Com o descanso adequado, há a liberação do hormônio de crescimento (GH), importante para o crescimento dos músculos, ossos e cartilagens. Profissionais da área recomendam que os adultos durmam, ao menos, 8h por dia.

Suplementação

Para impulsionar ainda mais os resultados, principalmente quando há um déficit na alimentação, os suplementos entram em jogo. Há uma variedade muito grande, como creatina, colágeno, entre outros tipos de vitaminas. Buscar um especialista para indicar o suplemento ideal é de suma importância.

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