sábado, abril 20, 2024

Últimas Notícias

Dia Mundial da Saúde: adoção de hábitos saudáveis é essencial para uma vida de qualidade

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o sedentarismo pode causar doenças em 500 milhões de pessoas até 2030. Esse dado alarmante ressalta a importância de adotar hábitos saudáveis e praticar exercícios físicos para promover uma vida mais longa e com melhor qualidade.
 

O Dia Mundial da Saúde, comemorado em 07 de abril, traz à reflexão essa questão, destacando como pequenas atitudes podem gerar grandes benefícios quando o assunto é saúde. Além disso, o Dia Mundial da Atividade Física, celebrado em 6 de abril, busca incentivar as pessoas a adotarem um estilo de vida mais ativo, promovendo conscientização sobre a importância da mudança de hábitos para o bem-estar geral.

Segundo a Dra. Ariane Cantarella Bonadio, médica endocrinologista do Hospital Evangélico de Sorocaba (HES), a prática regular de atividade física pode ajudar a prevenir doenças crônicas como as cardíacas, o diabetes e a obesidade. Os exercícios contribuem para o controle do peso, aumentam o gasto calórico, fortalecem os músculos e melhoram a circulação sanguínea, assim como previnem doenças coronarianas e acidentes vasculares cerebrais. Além disso, ajudam a fortalecer os ossos, prevenindo condições como osteopenia e osteoporose. Contribuem, ainda, para prevenir distúrbios do sono, doenças respiratórias, diversos tipos de câncer, transtornos de humor e demências.
 

“O sedentarismo pode favorecer o aumento da gordura corporal e de marcadores inflamatórios. Isso cronicamente pode levar a doenças cardiovasculares, resistência insulínica e problemas musculoesqueléticos”, exemplifica a médica.
 

A prática regular de atividade física também colabora com a saúde mental, algo bastante importante quando se fala em qualidade de vida. “Os exercícios ajudam no equilíbrio dos neurotransmissores cerebrais, contribuindo no tratamento de depressão, ansiedade e fibromialgia”, explica a especialista.
 

Quanto à quantidade ideal de exercício, Cantarella faz algumas recomendações:

– Adultos: devem realizar pelo menos 150 a 300 minutos por semana de atividade aeróbica de intensidade moderada, ou 75 minutos por semana de atividade aeróbica de alta intensidade, além de exercícios de fortalecimento muscular em dois ou mais dias por semana;

– Crianças e adolescentes: devem praticar pelo menos 60 minutos de atividade física moderada a vigorosa todos os dias;

– Idosos: devem seguir as mesmas recomendações dos adultos, com ênfase na manutenção da flexibilidade, equilíbrio e força muscular.

Sobre o volume de atividade física, apesar das recomendações, a médica afirma que o importante é começar. “Qualquer quantidade de exercício é melhor do que nada. A intensidade e a duração das atividades físicas devem ser ampliadas de acordo com capacidade e objetivos de cada um”, finaliza Cantarella.
 

Outros hábitos saudáveis
 

Segundo a endocrinologista, manter uma dieta equilibrada, rica em frutas, vegetais, grãos integrais e proteínas magras, evitar alimentos ultraprocessados e manter-se hidratado também são práticas essenciais para a saúde. Além disso, é importante garantir um sono adequado, controlar o estresse com técnicas de relaxamento, meditação e respiração, evitar o consumo de álcool e tabaco e cultivar relacionamentos sociais saudáveis.

Dra. Ariane Cantarella Bonadio

Sobre o Hospital Evangélico de Sorocaba

O Hospital Evangélico de Sorocaba tem 88 anos de história, tradição e credibilidade e conta com Pronto Atendimento Adulto ágil em várias áreas, inclusive ortopedia e oncologia. Possui ambulatório médico em diversas especialidades, centros cirúrgicos e unidade de terapia intensiva (UTI). Com o Instituto de Oncologia de Sorocaba (IOS), o Hospital Evangélico compõe o hub de serviços em saúde da Hospital Care para Sorocaba e região.

Latest Posts

MAIS VISTAS

Pular para a barra de ferramentas