Início Estilo de Vida Livros Dia do livro: 3 tendências para o mercado literário em 2024

Dia do livro: 3 tendências para o mercado literário em 2024

0

Thereza Castro, advogada com foco em direitos autorais e estrategista de inovação para o mercado literário cita o que esperar do mercado de livros neste ano

O dia do livro e do direito autoral é comemorado em 23 de abril. A data nos lembra sobre a importância e o incentivo da leitura para jovens e adultos. Ler um livro tem diversos benefícios, como: desenvolvimento do pensamento crítico, estimula o raciocínio, melhora a escrita e o vocabulário, além de aumentar a criatividade. Ao lembrar da data, Thereza Castro, advogada com foco em direitos autorais e estrategista de inovação para o mercado literário, lista  três tendências para 2024 do mercado literário. confira:

Livro Digitais

Segundo uma pesquisa da empresa de consultoria PwC, o mercado global de e-books deve crescer 10,9% em 2024, alcançando um faturamento de US$ 29,4 bilhões.De acordo com a especialista neste ano a demanda por livros vai aumentar consideravelmente se comparado ao ano de 2023, ela acredita que o fenômeno do online impulsiona a leitura e facilita a comunicação entre a geração mais jovem, quem não olha para o digital deve passar a olhar. Segundo a Câmara Brasileira de Livros (CBL), houve grande venda de livros dos gêneros infanto-juvenil e ficção. “Isso demonstra que os jovens têm aumentado o interesse pela leitura, eles escolhem títulos que têm alguma relação com a realidade que vivem, cada vez mais os adolescentes, se sentem representados pelos personagens das histórias e querem um livro para chamar de seu”, ressalta Thereza Castro. 

Mercado Autoral 

Outra tendência muito forte para 2024, é o mercado autoral de livros, principalmente quando falamos de autores independentes e que se auto publicam, muitas pessoas procuram por nichos e temas específicos na hora da leitura. De acordo com a especialista, a autopublicação trouxe uma facilidade muito ampla aos autores, e, será cada vez mais difícil achar a fórmula do best-seller, por isso o mercado terá autores especializados e segmentados para cada tipo de público-alvo, esse tipo de consumidor busca produtos e serviços personalizados que por vezes tem uma quantidade de produção tão alta que não é absorvida pelas editoras, ou até esbarram em uma linha editorial estabelecida ou que precisa ter uma certa variedade.

Audiolivros 

De acordo com a Associação Americana de Editores de Áudio Livros, o mercado de audiolivros nos Estados Unidos cresceu 16% em 2020, e atingiu o faturamento de US$ 1,2 bilhão. Segundo Thereza esse mercado vai continuar em crescimento em 2024, esses livros podem levar o leitor para uma experiência imersiva, como se ele estivesse dentro da história, pois o consumidor terá a sensação de sentir o lugar, através da descrição e sons. Os audiolivros tem a missão de se adaptar para pessoas que têm pouco tempo para ler, além de ser uma ferramenta de acessibilidade para quem não enxerga e não consegue ler o livro, o que torna o produto democrático. Mercados afastados do nosso como do Oriente Médio também caminham nesse sentido, sem dúvida esse foi um dos principais temas do ano passado e tende a continuar aparecendo em 2024 junto com a Inteligência Artificial. Embora o custo de produção ainda seja um ponto, isso deve se acomodar aos poucos ao lado de soluções tecnológicas regulamentadas.

Sobre Thereza Castro – Advogada com foco em direitos autorais e estrategista de inovação para o mercado literário. Formada em Direito pela FMU, Pós-graduada pela PUC/SP, atua como advogada há oito anos, a quatro, com foco em direitos autorais. Estudou liderança em inovação pela Universidade Hebraica de Jerusalém, reconhecida como um dos maiores polos tecnológicos do mundo.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

×
Sair da versão mobile