Animações produzidas por crianças desenvolvida pela startup De Criança Para Criança estão disponíveis no Youtube e englobam também essa temática
Sobre a realidade da luta pelo Dia das Mulheres, lembrado internacionalmente em 8 de março, é importante salientar que a data é uma oportunidade de refletir sobre a educação de valores e igualdade de direitos logo na infância. Entre as animações criadas pelo De Criança Para Criança (DCPC), que estão disponíveis no canal no YouTube, várias tratam do tema sob a perspectiva dos pequenos.
Um dos destaques é o audiovisual “A Menina Que Lutou por seus Direitos”. “Uma criança, um professor, um livro e uma caneta podem mudar o mundo” – A história de Malala. Os alunos conheceram a história de Malala Yousafzai (que nasceu no Paquistão) e sua trajetória para garantir o direito de todas as crianças frequentarem a escola. No vídeo criado em sala de aula, eles aprenderam, de maneira lúdica, a importância da representatividade das meninas frente às suas escolhas.
Reunir crianças dos mais diversos horizontes e transformar seus sentimentos, suas alegrias, seus personagens e o seu mundo, em histórias, é um dos objetivos do “De criança para criança”. Para o cofundador, Vitor Azambuja, os vídeos são manifestações genuínas de crianças que devem ser estimuladas desde cedo. “São vídeos criativos, feitos por crianças que devem ser estimuladas para que elas possam levá-las para seu cotidiano, de sua família, de sua comunidade e da sociedade. A construção dessa sociedade justa que todos nós queremos, e isso começa com a boa educação das crianças, e plataforma ”, afirmou.
Ainda segundo Vitor, é preciso garantir ferramentas para que as crianças sejam protagonistas de sua história e de transformações sociais. “Uma dessas animações aborda a história de Malala, do Afeganistão, que virou um símbolo de resistência feminina em todo o mundo. É importante que as crianças estejam atentas a esses significados”, concluiu Vitor.
Sobre o De Criança para Criança
O programa De Criança para Criança oferece um leque de metodologias de educação híbrida para escolas de todo o mundo. Do futuro para a escola, a proposta da startup é oferecer às crianças a oportunidade de serem protagonistas, colocando-as no centro da aprendizagem. Através de uma plataforma simples, os professores são orientados a serem mediadores, fazendo com que os próprios alunos desenvolvam conhecimento sobre temáticas diversas. A partir de discussões, constroem coletivamente histórias, fazem desenhos e gravam locuções relativas às narrativas criadas, que posteriormente serão transformadas em animações feitas pelo DCPC, expandindo os horizontes educacionais.