quarta-feira, fevereiro 5, 2025

Últimas Notícias

Curta-metragem paranaense ‘Caminhos do Peabiru’ foi lançado na 28ª. Mostra de Cinema de Tiradentes

O curta-metragem “Caminhos do Peabiru”, dirigido por Juliano De Paula e Bruna Steudel, foi exibido no último sábado, 1º de fevereiro, na 28ª Mostra de Cinema de Tiradentes. O filme foi selecionado pelo projeto Brasil com S, uma iniciativa da Embratur que visa promover o Brasil por meio de narrativas cinematográficas. Os filmes destacam a diversidade cultural, natural e humana do país. A produção ficou entre as cinco selecionadas, de 450 curtas inscritos no prêmio Embratur em 2024.

Os Caminhos do Peabiru são trilhas ancestrais, que conectavam os povos originários do Sul e Sudeste do Brasil, como os Guaranis, aos povos andinos. Essa rota ligava o Oceano Pacifico ao Oceano Atlantico, estendendo-se por cerca de 4.000 km. O curta revisita esses trajetos sob a perspectiva indígena e resgata memórias e narrativas que reforçam a importância dessas rotas para a história do Brasil.

 “A ideia nasceu do nosso interesse pela história do Peabiru. Eu e Juliano estudamos o caminho há muitos anos e, com nosso olhar para o cinema documental, enxergamos uma grande oportunidade de contar essa história, com foco no trajeto paranaense e na visão Guarani”, explica Bruna Steudel.

O documentário percorre locações emblemáticas no Paraná, incluindo a Ilha da Cotinga, Morretes, Vila Velha, Guartelá, Piraquara, Palmeira, Ponta Grossa e Foz do Iguaçu. A produção, assinada pela Frame 22, aposta em imagens imersivas e depoimentos que conduzem o espectador por paisagens naturais e históricas, resgatando os rastros desse caminho milenar, sob a ótica Guarani.

“Esse filme tem nos dado muitas alegrias: primeiro, por termos sido premiados pela Embratur entre tantos projetos; depois, por todo o processo de conhecer pessoas incríveis ao longo do caminho; e agora, ao ver o filme na tela de cinema de um festival tão relevante como o de Tiradentes. Meu desejo é que ele alcance mais pessoas, para que possamos valorizar ainda mais nossa história e nosso território enquanto brasileiros”, comenta Bruna.

Ter a oportunidade de ver nosso trabalho exibido na telona, em um dos maiores festivais de cinema do Brasil, é e sempre será muito emocionante!”, diz Juliano. Para ele, a participação na Mostra de Tiradentes é a chance de alcançar um público que vai além daquele espectador interessado no aspecto histórico do assunto, mas permite uma análise da produção artística e cinematográfica.

“Estrear “Caminhos do Peabiru” na mostra de Tiradentes é ter a certeza que começamos a trajetória deste curta no melhor ponto de partida”, reforça a produtora executiva Desirée Portela. A equipe técnica conta ainda com Hugo Valente na direção de fotografia e Paulo Crincev na montagem e direção de arte, ao lado de Laura Costa.

Com uma abordagem que une história, cultura e turismo, “Caminhos do Peabiru” promete ser um dos destaques da Mostra de Cinema de Tiradentes, reafirmando a vocação do cinema para revelar e valorizar a diversidade do Brasil. A Mostra de Cinema de Tiradentes de 2025, enfoca a temática “Que Cinema é Esse?” e reforça seu papel de plataforma de lançamento do cinema brasileiro contemporâneo, apresentando ao público a diversidade da produção brasileira.

Latest Posts

MAIS VISTAS

×