quarta-feira, julho 24, 2024

Últimas Notícias

Confira 5 benefícios do Pilates para gestantes

Praticar Pilates durante a gestação é bastante seguro e recomendado para as mamães, já que quando acompanhado por profissional qualificado, faz toda a diferença durante o período gestacional e pós gestacional. Por isso, a fisioterapeuta e instrutora de Pilates Érika Batista, listou abaixo cinco benefícios de incluir o Pilates na rotina de exercícios da gestante. Confira:

xr:d:DAFp7AWuNZs:309,j:5145765356488060036,t:23091312
  1. Reduz o risco de doenças gestacionais

A prática do Método Pilates regular e precoce, reduz o risco de doenças como Diabetes Gestacional e de Pré-eclâmpsia, desde que a gestante tenha indicação do obstetra a se manter ativa, o Pilates é uma excelente ferramenta na manutenção da saúde da mamãe e do bebê.

É comum as mulheres buscarem a prática apenas após o 1° trimestre, mas o ideal é que se a gestação for planejada, mesmo antes da gestação, já ocorra o preparo corporal para receber o bebê. O Pilates ainda atua na redução da ansiedade e do stress tão frequente nas mulheres que desejam engravidar.

  1. Prevenção da diástase e incontinência urinária

A diástase do abdome é a separação dos músculos retos do abdome para a acomodação do bebê e está relacionada com maiores episódios de dor lombar e pélvica, além de incontinência urinária.

Os exercícios do Método Pilates atuam no controle da respiração ativando músculos do abdome sem precisar fazer os abdominais convencionais, aliás, estes são contra indicados durante a gestação por aumentar a pressão intra-abdominal que causa diástase e incontinência urinária.

  1. Redução das dores lombares e pélvicas

Durante a gravidez, as dores nas regiões lombar e pélvica são comuns. Sendo assim, promover a estabilidade das articulações da pelve, joelhos e tornozelos previne e reduz os episódios de dor.

  1. Melhora da Postura e prevenção de quedas

Com o aumento das mamas e crescimento do bebê, a postura da gestante vai sendo projetada à frente, causando hipercifose torácica e hiperlordose lombar. O Pilates melhora a consciência corporal, a postura e ainda previne quedas, mantendo o corpo da futura mamãe funcional e apto às demandas diárias.

  1. Maiores chances de Parto Natural ou Normal

Se a gestante sonha em ter um parto natural ou Normal, o Pilates pode ajudar bastante. Os exercícios respiratórios associados aos movimentos, trabalham a força e mobilidade do assoalho pélvico, o que contribui muito para o sucesso do parto normal ou natural.

*Érika Batista é Fisioterapeuta mestre em reabilitação, Pós-graduada em Traumato-ortopedia e dor pelo Einstein e instrutora de Pilates e CEO da Clínica FisioStudio Pilates & Fisioterapia.

Latest Posts

MAIS VISTAS