Uma das estações mais esperadas do ano está prestes a começar
No dia 21 de dezembro, o Brasil dá as boas-vindas para o verão. A estação mais quente do ano pede uma atenção especial para a casa. Nesse período, é preciso prestar atenção a métodos de economia de energia, como forma de lidar com a estação de modo mais sustentável, prático e barato.
Para tornar a casa mais iluminada e fresca, algumas dicas podem ser adotadas para prepará-la da melhor forma possível.
Abuse nas cores da estação
Uma delas é mergulhar na cor da estação, com cores mais claras e associadas ao verão, que, além de tornar a casa mais iluminada com ajuda da luz solar, ajudam a entrar mais ainda no clima. Entre essas cores, estão tons como branco e amarelo.
Escolha dos móveis
Outra dica importante é selecionar materiais ideais para o mobiliário, optando por fibras naturais e tecidos leves e respiráveis, que ajudam a manter o ambiente refrescante e agradável.
O uso de plantas também ajuda bastante a preparar e refrescar a casa para a chegada da estação. Isso pode incluir desde árvores, se existir um espaço maior, até vasos de planta dentro da própria casa. Além disso, ajuda a projetar sombras também.
Aposte em luz natural
Apostar nas luzes naturais é outra dica. Nessa época do ano, para quem quer saber como economizar energia, esse é um dos caminhos principais. Além disso, cortinas claras e tecidos leves ajudam a refletir a luz, deixando os espaços mais iluminados e reduzindo a necessidade de lâmpadas acesas.
No verão, a sensação é que os dias costumam durar mais. Isso ajuda a reduzir o uso de luzes artificiais, o que ajuda a economizar energia. Outro caminho é evitar o uso de equipamentos que possam ser mais pesados ou atrapalhem no processo de manter a casa ventilada e fresca.
Entre esses equipamentos, estão fornos, secadoras de roupa, aquecedores e até mesmo certos modelos de computadores. Por conta do calor e das altas temperaturas, a temperatura interna dos ambientes pode aumentar.
Além disso, com o aumento da temperatura interna da casa, o uso de ares-condicionados e ventiladores acaba se intensificando, o que pode gerar um gasto maior de energia e aumento na conta de luz.
Dicas
Trocar as lâmpadas pode ajudar a preparar a casa no verão também. Além da questão envolvendo luzes naturais, lâmpadas de LED ajudam a gerar menos calor e são mais eficientes do que as incandescentes. Não só se prezam pelo conforto, mas pela possibilidade de trazer mais economia.
Essas mudanças e preparações tornam o verão mais confortável para quem quer lidar com o calor da melhor forma e sem passar perrengues, seja por conta das temperaturas mais elevadas ou por eventuais gastos que antes não eram esperados.