Investimentos em tecnologia e rigor regulatório fortalecem a segurança no mercado imobiliário local
Diante das recentes preocupações levantadas por um estudo da Universidade de Miami sobre o afundamento de edifícios costeiros, especialistas destacam que a cidade segue firme em sua adaptação aos desafios estruturais. Daniel Ickowicz, CEO e Diretor de Vendas da Elite International Realty, consultoria imobiliária há 30 anos no mercado da Flórida, reforça que Miami está na vanguarda em termos de infraestrutura resiliente e regulamentações robustas.
“Embora o estudo levante preocupações válidas, é importante focar em alguns fatos. O assentamento de terrenos e deslocamentos estruturais menores são comuns em regiões costeiras, especialmente em áreas com aterro, e não podem ser atribuídos exclusivamente às mudanças climáticas,” afirma Ickowicz. “Miami continua sendo uma das cidades mais atrativas para investimentos devido aos avanços em infraestrutura, códigos de construção rigorosos e à valorização constante dos imóveis.”
Daniel também ressalta que as mudanças climáticas representam um desafio global, mas que Miami está liderando por meio de soluções modernas e adaptações estratégicas. “A cidade está se transformando e prosperando com o uso de tecnologias como o próprio monitoramento por satélites usado no estudo e inspeções periódicas, oferecendo transparência e confiança aos investidores e residentes,” acrescenta.
Miami foi originalmente erguida sobre áreas pantanosas. Por isso, seu planejamento foi minuciosamente estruturado no passado para lidar com inundações e muitas das adversidades naturais típicas da região. Além disso, a cidade possui uma longa trajetória de enfrentamento a fenômenos da natureza, como furacões. Mesmo submetida a essas fortes tempestades tropicais, Miami manteve seu crescimento e continua a atrair investimentos.
Nesse cenário, a cidade se tornou um verdadeiro centro de experimentação de tecnologias inovadoras para mitigar os efeitos de inundações, elevação do nível do mar e tempestades. Os empreendimentos mais recentes incluem edificações projetadas para resistir aos intensos impactos dos ventos e tempestades. Para enfrentar o aumento do nível do mar, a Secretaria de Resiliência (Miami-Dade County Office of Resilience) promoveu iniciativas significativas, como a construção de novos aterros, a elevação de estruturas em estacas que permitem a passagem da água, abertura de canais em zonas mais sujeitas a alagamentos, criação de uma rede de pequenos espaços para drenagem de água em quintais, ruas e áreas públicas, entre outras medidas.