Saiba como explorar elementos naturais e texturas variadas para transformar o apartamento em um espaço que reflete o conforto de uma casa de campo
Morar em uma casa, com um quintal ensolarado e a calma da natureza, é um sonho para muitos. Mas a vida moderna, muitas vezes, leva a optar por apartamentos, especialmente nos grandes centros urbanos. No entanto, não é difícil trazer uma decoração aconchegante e a conexão com o verde para dentro do apartamento.
Com a escolha certa de elementos decorativos, é possível criar um ambiente que faça sentir como se estivesse em uma casa de campo. A madeira, por exemplo, é um material atemporal que traz calor e conforto em qualquer espaço. Seja em móveis, pisos ou revestimentos, a madeira proporciona uma sensação de contato com a natureza.
Além da madeira, outros materiais naturais podem ser usados para criar um cômodo mais acolhedor. Pedras e tijolos aparentes são rústicos e, ao mesmo tempo, representam personalidade, enquanto tecidos naturais como algodão e linho proporcionam mais sofisticação e leveza.
Outro elemento indispensável são as plantas, especialmente para quem busca uma conexão maior com o meio ambiente. Elas purificam o ar, agregam vida e cor para o espaço e ainda ajudam a estabelecer um aspecto mais relaxante. Escolha plantas que se adaptem bem aos ambientes internos e que combinem com a decoração do apartamento.
Quanto às cores, opte por tons quentes e terrosos, como bege, marrom e verde, que remetem à natureza. Use cores mais vibrantes em detalhes, como almofadas e quadros, para dar um toque de estilo. Confira 3 sugestões para inspirar-se e decorar o imóvel!
Estilo cottage
Inspirado nas charmosas casas de campo, o estilo cottage conquista cada vez mais adeptos em busca de ambientes aconchegantes com um ar de romantismo. A palavra significa “casa de campo”, em inglês, e define perfeitamente essa decoração, que combina elementos clássicos e rústicos com um toque feminino, criando espaços que remetem a frescor e simplicidade.
Tons suaves, cores pastéis e estampas florais são marcas registradas do cottage, que se destaca por ser suave e pela sensação de estar em um refúgio tranquilo. Peças em crochê, porcelanas delicadas e móveis de madeira com detalhes graciosos compõem os elementos principais desse estilo.
Estilo farmhouse
Para adotar o estilo farmhouse no apartamento, é possível incorporar móveis de madeira maciça, objetos de decoração rústicos, tecidos naturais e plantas, que podem ser encontradas em uma floricultura São Paulo, ou onde você estiver. A estética, que mistura elementos rústicos e contemporâneos, traz a sensação de um refúgio bucólico.
Materiais naturais, como madeira e pedra, e a presença de peças antigas conferem um ar autêntico e sofisticado à decoração, enquanto a paleta de cores claras, predominantemente branca e de tons terrosos, cria um ambiente sereno e luminoso. Revestimentos como tijolos à vista e madeira nos pisos e tetos reforçam essa decoração mais rústica.
Estilo boho
Atualmente, o estilo boho é uma das tendências de arquitetura e decoração, dominando as redes sociais com elementos vintage e descontraídos, marcado pela mistura de texturas, estampas vibrantes e, novamente, materiais naturais. Com raízes na vida boêmia, valoriza a liberdade de expressão e a conexão com a natureza.
Tons terrosos, tecidos como o algodão e a palha e a presença de objetos decorativos feitos à mão enchem os cômodos de personalidade e conforto. Entre a exuberância do estilo e a funcionalidade dos espaços modernos para manter o equilíbrio visual, existe o boho chic, uma releitura mais minimalista e organizada que atende às necessidades do dia a dia, sem abdicar da essência do estilo original.