Início Estilo de Vida Educação Capivara é pop! Contos infantis brasileiros inspiram crianças com lições de sustentabilidade...

Capivara é pop! Contos infantis brasileiros inspiram crianças com lições de sustentabilidade e o uso da imaginação

0

Podcast “Contos da Capivara” ensina crianças e adultos a adotarem microrrevoluções diárias e transforma o uso das telas em um momento de usar a imaginação

O uso de aparelhos eletrônicos e da internet por crianças e adolescentes é um assunto que, frequentemente, volta à tona. A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) alerta sobre os perigos do uso exagerado de telas e dos diversos prejuízos cognitivos, de desenvolvimento e do sono. Mas com uso moderado e supervisionado é possível se beneficiar da tecnologia. Um bom exemplo é ouvir podcasts ou histórias que despertam a criatividade, ampliam o vocabulário e estimulam o aprendizado. 

Para que o momento de escuta seja ainda mais benéfico, os pais ou responsáveis podem participar, não apenas para supervisionar o uso, mas também para reforçar a parentalidade lúdica, que integra brincadeiras na relação diária com as crianças, promovendo um aumento no vínculo emocional e afetivo e melhorando o desenvolvimento. Na primeira infância, que vai até os sete anos, isso deve se tornar ainda mais frequente, pois é nesta fase que o senso de confiança em relação aos adultos é criado e os espaços seguros são construídos.

“Quando escutamos os episódios juntos, sinto que muitos vínculos se formam ali: seja rindo dos personagens, seja refletindo sobre o que foi trazido no podcast. As crianças ficam atentas ao que ouvem e claramente colocam a imaginação para voar alto!”, afirma Mariana Moraes, do movimento Verdes Marias — formado por três irmãs que promovem uma vida mais consciente a partir de microrrevoluções sustentáveis. 

Uma das criações do Verdes Marias é o podcast infantil Contos da Capivara, que une temas ambientais e de propósito ao mundo lúdico e cheio de aventura da capivara Clara, a narradora das histórias. Lançado em 2022, em parceria com a Poétika, o podcast tem 16 episódios e já ultrapassou a marca de 400 mil reproduções e vem conquistando espaço em escolas e famílias em todo o Brasil como uma ferramenta educativa. 

Os episódios são escritos por autores nacionais, todos com a participação de organizações sociais especialistas, como o Greenpeace, SeaShepherd Brasil, Famílias pelo Clima, WWF e muitas outras, que despertam a imaginação das crianças enquanto ensinam boas práticas para cuidar do planeta.

Momentos com telas também podem ser de conexão 

Quando manter os pequenos distantes da internet não for possível, os pais ou responsáveis podem usar isso a seu favor e criar laços que durarão a vida inteira. A parentalidade lúdica, antes associada apenas a brincadeiras e jogos físicos, hoje também se estende a momentos educativos e de qualidade mediados pelos equipamentos eletrônicos. Ao ouvir histórias como as do Contos da Capivara, familiares e as crianças compartilham momentos de atenção e imaginação, discutem os acontecimentos e refletem sobre as atitudes e escolhas dos personagens, uma interação que fortalece vínculos familiares e transforma esse momento em algo bom e cheio de lembranças. Uma simples conversa sobre o episódio resultará em algo duradouro. Quando a criança cria confiança nos pais ou adulto responsável, sente segurança para compartilhar seus medos, traumas, conquistas e tudo que for necessário. 

Microrrevoluções fazem a diferença

A capivara Clara também ensina os adultos. Durante os episódios, ela dá dicas práticas de como mudar pequenos hábitos rotineiros e torná-los mais sustentáveis. Compostagem, economia circular,  cuidar dos animais e economizar energia são alguns dos temas abordados na nova temporada do podcast e que trazem conhecimento para a família inteira. 

Um dos lançamentos mais recentes é A Abacateira, em que Clara narra a história de uma neta que compartilha momentos afetivos com sua avó em uma fazenda de abacates, aprendendo sobre a sabedoria da natureza e o valor das pausas. Após a avó se acidentar e os animais e a plantação se entristecem com sua ausência, a menina encontra uma maneira de animá-la com gestos de afeto, carinho e reconexão com a natureza. Escrita pelo Verdes Marias, a fábula contou com o apoio da Fundação Ellen MacArthur, referência no tema de economia circular.

O último episódio disponível é Aliança dos Encantados, escrito por Maickson Serrão, criador do instagram Pavulagem e integrante do povo Tupinambá da Reserva Extrativista Tapajós/Arapiuns, no Pará, que mostra que proteger a natureza é proteger a vida. Em uma jornada pela floresta amazônica, um menino se conecta com seres místicos e, ao receber um colar mágico, passa a enxergar os impactos reais da degradação ambiental. A partir deste momento, ele une humanos e encantados, como a Iara, a cobra grande e o boto-cor-de-rosa na defesa das águas e da floresta. Ao final do capítulo, há dicas sobre microrrevoluções da Amazônia de Pé.

Os dois últimos episódios foram produzidos em parceria com a patrocinadora Mustela Brasil, que, ao lado das Verdes Marias, fortalece o elo entre a infância e a consciência ambiental, mas também acredita na educação como fonte de mudanças duradouras e impactos positivos.

“Acreditamos que sustentabilidade é um ciclo que se constrói no dia a dia e se fortalece ao longo das gerações. Pequenas mudanças de hábitos, quando vividas em família, têm o poder de inspirar as crianças a cuidar do planeta com carinho e responsabilidade. Iniciativas como o Contos da Capivara mostram que o cuidado com a natureza e com a pele seguem a mesma lógica de circularidade: são gestos que começam em casa, se transformam em aprendizado e retornam em benefícios para todos, hoje e no futuro”, comenta Marilla Mesquita, Diretora de Marketing, Vendas e ESG da Mustela Brasil. 

Durante os primeiros anos de vida e ao longo dela, os pais e responsáveis são fontes de inspiração para crianças e adolescentes. Com isso, ter hábitos sustentáveis e que façam bem ao meio ambiente, como separar o lixo, economizar energia ou cuidar de plantas, são pequenos gestos que podem surgir no começo da vida e perdurarem por muitos anos.

Capivara é pop, escute a Clara! 

Os episódios estão disponíveis gratuitamente nas principais plataformas de áudio, como o Spotify. e oYoutube. Para saber mais sobre a iniciativa, acesse https://www.instagram.com/podcast_contosdacapivara/ 

Sobre o Verdes Marias

O Verdes Marias é um movimento idealizado por três irmãs – Mariana Moraes, Maria Carolina Moraes e Maria Clara Moraes – que buscam inspirar as pessoas a levarem uma vida mais sustentável, por meio de microrrevoluções em suas vidas. Ele é baseado nos eixos: “Por menos lixo, mais orgânicos e uma vida mais consciente” trazendo sempre a questão climática e um convite à ação. As Verdes Marias estão no Tiktok, com mais de 520 mil seguidores (com quase 9 milhões de curtidas), Instagram (230k), Youtube, o podcast Microrrevoluções e o podcast infantil Contos da Capivara, além de cursos e palestras.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

×
Sair da versão mobile