Para milhões de pessoas, não há nada melhor do que começar o dia sentindo aquele aroma gostoso de café. Somente isso já dá aquela sensação de bem-estar, além da energia extra que a bebida dá para vencer os desafios do dia.
Por isso, não é à toa que muita gente não desperdiça a chance de apreciar um cafezinho ao longo do dia, seja no café da manhã, após o almoço ou no lanche da tarde.
Várias pessoas são verdadeiras entusiastas da bebida, procurando experimentar cafés com diferentes tipos de acidez, aromas e sabores. Esses amantes são aqueles que têm moedor de café em casa e sabem que o método de preparo e até a forma de moer os grãos impactam o sabor da bebida.
Contudo, para quem não está familiarizado com esse universo, é melhor começar pelo básico. Afinal, quais são as diferenças entre o café moído e a moagem caseira? Entenda os prós e contras de cada tipo.
Café moído
O café moído é conhecido de muitas pessoas, já que ele faz parte do dia a dia de milhões de indivíduos no mundo todo. Esse é aquele café vendido nos supermercados, que está presente nos lares das pessoas, sendo nada mais do que aquele café torrado em grãos que já passou pelo processo de moagem.
Dessa forma, é muito mais fácil e prático prepará-lo em casa, permitindo que você possa degustá-lo antes de ir para o trabalho. Além dos cafés moídos, também existem os cafés especiais, que seguem critérios rígidos de moagem, assim como de outros processos, para deixar o café ainda mais saboroso.
Geralmente, os cafés moídos contam com um “padrão” de moagem que vai de média a média grossa, pois essa é a granulometria adequada para os métodos coados, passado ou filtrado — os modos de preparo mais comuns nas casas. Contudo, já existem algumas marcas de cafés especiais que oferecem moagens de outros métodos, satisfazendo o paladar dos clientes de novas maneiras.
Moagem caseira
A outra alternativa é fazer a moagem dos grãos em casa, opção que também tem suas vantagens e sabores. Para muitos apreciadores de café, moer os grãos minutos antes do preparo cria uma bebida com aroma e paladar melhores. Claro, é uma alternativa que toma mais tempo e exige mais esforço, o que pode ser difícil de encaixar em uma rotina agitada e cheia de obrigações.
A moagem caseira é benéfica pois a pessoa tem a certeza de que irá preparar o seu café com grãos de boa qualidade, removendo possíveis impurezas e pragas. A própria vida útil dos grãos é estendida. Por ser maior do que a do café em pó, é certeza de que a pessoa pode preparar um café fresco por mais tempo.
Esse preparo eleva o café a um outro patamar, indo além de apreciar a bebida quando ela está pronta. Moer os grãos proporciona uma experiência sensorial ao indivíduo, que pode sentir o delicioso aroma da bebida já nesse ato. Inclusive, a sensação de moer os grãos é estimulante para muitas pessoas, diminuindo o estresse e melhorando a autoestima.
E não se pode deixar de destacar que o café moído comprado no supermercado, por ser um produto industrializado, acaba perdendo muitas de suas propriedades. Isso acaba impactando na textura, no sabor original e até mesmo na qualidade dos grãos, já que folhas, gravetos e pedrinhas podem fazer parte do processo de moagem.
Por outro lado, vale lembrar que não basta apenas comprar os grãos. É preciso dedicar um tempo para pesquisar e aprender sobre como fazer esse processo em casa, assim como conhecer o modo de preparo que combina com os seus gostos pessoais. No começo, não acertar a mão nesses processos pode ser frustrante, mas, com a prática, os resultados serão sempre saborosos e agradáveis.