Helena Rachid e Lívia Rocha de Moura embarcam no domingo, dia 11, para o Havaí
As jovens Helena Rachid e Lívia Rocha embarcam neste domingo, dia 11, para os Estados Unidos, onde disputarão o campeonato mundial de VA’A Sprint, que acontece de 13 a 24 de agosto no Havaí. Em 2023, as duas foram Campeãs Brasileiras de Canoa Havaiana (Va’a) na categoria 0C6 (com 6 pessoas) Júnior 19. Esse resultado garantiu a classificação para o mundial deste ano.
As duas são estudantes do Ensino Médio do Colégio Marista Asa Sul, em Brasília. Helena já treinava regularmente no Lago Paranoá, enquanto Lívia remava esporadicamente e começou a treinar mais forte há um ano.
“Minhas expectativas para este mundial estão altíssimas. Vou viver uma experiência única. Estou muito feliz de ter a oportunidade de estar em contato com pessoas do mundo inteiro que compartilham da mesma paixão além de competir no lugar onde a canoa é um elemento importante da cultura local. Vai ser um grande aprendizado o de estar lado a lado com os melhores do mundo”, diz Helena, de 17 anos. É a primeira vez das duas no Havaí e a empolgação é alta: “Minha esperança é a de trazer a primeira medalha da minha categoria para o Brasil e animada por representar meu país!!”, diz Lívia, de 16 anos.
“É uma tradição do Marista apoiar seus alunos a escolherem um esporte no qual possuem mais afinidade e a treinar para competições de alto nível. É um orgulho enorme ver o resultado de alto nível dessas meninas”, diz o Luiz Ricardo Timm, diretor do Colégio Marista da Asa Sul.
A Canoa Havaiana ou Canoa Polinésia, são nomes nacionalizados para denominar o esporte, que surgiu na região do triângulo polinésio e originalmente é conhecido como Va’a, Wa’a ou Waka. A cultura da canoa existe há mais de 3 mil anos e as canoas foram inicialmente usadas pelos povos polinésios com a necessidade de colonizar novas terras na região Polinésia, que é um conjunto de ilhas no Oceano Pacífico, entre a Austrália e Estados Unidos, incluindo Hawaii e Tahiti, este que faz parte da Polinésia Francesa.