quarta-feira, julho 24, 2024

Últimas Notícias

Brasil Rugby anuncia convocadas para Paris 2024 e base de treinamento exclusiva para os Jogos Olímpicos

Uniformes da seleção feminina terão detalhes inspirados em artes indígenas e animais típicos da fauna brasileira

A Confederação Brasileira de Rugby (CBRu – Brasil Rugby) anunciou nesta terça-feira, 11, a lista de convocadas da seleção feminina de rugby sevens para os Jogos Olímpicos, em evento realizado no Museu das Culturas Indígenas, em São Paulo. Cada vez mais conectada ao povo originário brasileiro, a entidade aproveitou a ocasião para apresentar ainda o uniforme que será utilizado pelas Yaras em Paris 2024, com inspiração em temáticas indígenas, e a base de treinamento exclusiva que a equipe terá à disposição em Saint-Affrique, no sul da França, em julho.

A lista inicial divulgada pelo treinador britânico Will Broderick conta com 18 atletas (veja a lista completa ao final do texto). Destaque para Luiza Campos e Raquel Kochhann, que disputarão os Jogos Olímpicos pela terceira vez na carreira. Ou seja, estiveram presentes em todas as edições desde a entrada da modalidade no programa olímpico, no Rio 2016.

“Esta convocação é muito especial para mim. Foram quase dois anos afastada dos gramados por causa de uma lesão no joelho e, principalmente, do câncer de mama. Foi um longo processo de recuperação, mas todo o esforço valeu a pena. Consegui voltar à seleção no início de 2024 e agora poderei realizar mais um sonho na carreira: participar dos Jogos de Paris”, comemora Raquel.

Ainda que somente 14 atletas possam ser inscritas nos Jogos Olímpicos, sendo uma delas na condição de suplente, a opção por convocar mais jogadoras neste momento se deve ao estado clínico de Aline Furtado, Milena Mariano e Rafaela Zanellato, que se recuperam de lesões e têm presença incerta nos Jogos.

“Já trabalhamos no dia a dia com um grupo maior de jogadoras justamente por conta desses imprevistos. O rugby é um esporte de muito contato físico e exige um elenco robusto. Temos mais algumas semanas para avaliar as condições de cada uma e saber se poderão viajar conosco. São jogadoras importantes, mas a nossa principal força é o coletivo”, afirma Will Broderick.

Base de treinamento em Saint-Affrique

O planejamento das Yaras para os Jogos Olímpicos prevê também um período de aclimatação na França, entre os dias 7 e 21 de julho, antes do embarque para Paris. A seleção feminina ficará concentrada em Saint-Affrique, cidade de oito mil habitantes, situada a 650km da capital parisiense.

“As Yaras têm apresentado grande evolução nos últimos tempos. Basta ver o que conquistaram do ano passado para cá: vaga olímpica, bronze nos Jogos Pan-americanos de Santiago, melhor classificação final em uma temporada de Circuito Mundial e vitórias sobre Fiji e Irlanda, que estão entre as principais seleções do planeta. Então, para continuar nessa crescente, seguiremos investindo na equipe e oferecendo a ela a melhor preparação olímpica possível”, explica Mariana Miné, CEO da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu).

O Brasil terá à disposição um centro de treinamento exclusivo, com direito a campo oficial, refeitório e academia, a 800 metros do hotel em que ficará hospedada.

“Chegamos a visitar outros centros de treinamento na França, mas nenhum deles oferecia as mesmas condições de Saint-Affrique. Estamos falando de uma cidade pacata, com excelente estrutura para a prática de rugby e que nos possibilita fazer todas as atividades em um mesmo lugar, sem precisar dividir o espaço com outras equipes. Vamos ficar totalmente concentradas e focadas no nosso objetivo”, afirma Dannielle Abreu, gerente de seleções da Brasil Rugby.

Saint-Affrique está localizada na região da Occitânia, que possui cerca de 400 clubes e 70 mil jogadores filiados à Federação Francesa de Rugby (21,3% do total). O sul da França, aliás, é conhecido popularmente como “ovalie” (“terra ovalada”, em português), tendo em vista a popularidade do esporte na região. Além do rugby, Saint-Affrique é conhecida pelo Parque Natural das Grandes Causas, patrimônio mundial da UNESCO, e pela produção de queijo roquefort.

Uniformes em Paris 2024

A seleção brasileira terá três uniformes para a disputa dos Jogos Olímpicos, sendo dois de competição e um de treino. O principal é composto por camisa amarela, short verde e meiões com listras nas duas cores. Já o segundo uniforme de competição tem o branco e o verde como cores predominantes, além de pequenos traços em amarelo.

O design de ambas as camisas conta com detalhes geométricos inspirados em artes indígenas e animais característicos da fauna brasileira, como boto, jiboia, mico-leão e lobo-guará.

Já o uniforme de treino, também confeccionado pela empresa Kickball, tem o azul e o preto como cores principais, acompanhado de detalhes em verde e amarelo.

Confira abaixo a lista de convocadas para os Jogos Olímpicos Paris 2024 e seus respectivos clubes:

Aline Furtado – USP (SP)
Anne Santos – El-Shaddai (RJ)
Bianca Silva – Leoas de Paraisópolis (SP)
Camilla Ísis Carvalho – El-Shaddai (RJ)
Gabriela Lima – El-Shaddai (RJ)
Isadora Lopes – Melina (MT)
Gisele Gomes – Leoas de Paraisópolis (SP)
Marcelle Souza – El-Shaddai (RJ)
Leila Silva – Leoas de Paraisópolis (SP)
Luiza Campos – Charrua (RS)
Mariana Nicolau – São José (SP)
Marina Fiovaranti – Poli (SP)
Milena Mariano – São José (SP)
Rafaela Zanellato – Curitiba (PR)
Raquel Kochhann – Charrua (RS)
Thalia Costa – Delta (PI)
Thalita Costa – Delta (PI)
Yasmim Soares – Melina (MT)

Latest Posts

MAIS VISTAS