Data pode movimentar cerca de R$ 7,6 bilhões; mais da metade dos consumidores brasileiros estão interessados em aproveitar as promoções
São Paulo, novembro de 2024 — Segundo pesquisa da Wake e da Opinion Box, 66% dos brasileiros têm intenção de comprar durante a Black Friday deste ano. Enquanto o varejo se prepara, especialistas também avaliam o canal favorito dos consumidores para o período — e os resultados são bastante equilibrados. Um estudo da Experian com participantes dos Estados Unidos indica que 47% das pessoas devem fazer compras presencialmente neste fim de ano, uma média que considera os diferentes grupos geracionais, entre Baby Boomers e Geração Z.
Os dados mostram que a experiência das lojas físicas ainda conquista o público. “Mesmo com o sucesso das vendas online e o crescimento da tecnologia nos últimos anos, algumas coisas simplesmente não podem ser simuladas em uma tela”, aponta Maurício Romiti, diretor administrativo da Nassau Empreendimentos, que administra um dos principais shoppings de São Paulo, o Center 3.
Além de permitir que clientes vejam e sintam os produtos antes de levá-los, a compra presencial pode trazer promoções específicas dependendo de como as empresas escolherem abordar o período. O atendimento dos vendedores também é um diferencial: 32% dos consumidores desejam esse contato, segundo relatório do EY Future Consumer, e esse número sobe para 68% no caso de compras de alto valor.
“A criação de valor no âmbito presencial pode passar por muitas possibilidades. No shopping, há uma oferta não só de lojas, mas também de lazer, alimentação e cultura. Cada um desses aspectos retroalimenta o outro, fazendo com que o cliente sinta prazer em sair de casa para comprar”, comenta Romiti.
Ainda assim, a recomendação é que as marcas não deixem de trabalhar sua presença digital, tanto durante a Black Friday quanto no resto do ano. “Há muitos dados coletados via e-commerce, pelo site ou redes sociais da marca, que podem se transformar em decisões que afetam a loja física. Muita gente também descobre o produto pela internet e decide comprar pessoalmente. A abordagem multicanal é mais importante do que nunca”, explica Maurício.
Tornar as jornadas de compra positivas, tanto online como offline, é o que aumenta as chances de um bom ticket durante a data comercial e, mais importante ainda, de uma posterior fidelização do cliente. No Center 3, por exemplo, a experiência do público será facilitada com sinalizações para guiar as pessoas para as lojas e suas promoções. “Durante toda a Black Weekend, entre 28 de novembro e 1 de dezembro, o interior do shopping estará preparado para auxiliar os consumidores e para evidenciar o clima promocional que só a Black Friday traz ao mercado”, conclui o diretor.