quarta-feira, abril 17, 2024

Últimas Notícias

Atividades gratuitas de cultura, lazer e educação ambiental integram a programação dos parques administrados pela Urbia em São Paulo 

Visitantes e pessoas que moram próximo aos parques localizados nas Zonas Sul, Norte e Leste poderão participar dos eventos e aproveitarem a conexão com a natureza

(Imagem: Parque Ibirapuera | Divulgação Urbia Parques)

Os Parques Ibirapuera, Jardim Felicidade, Tenente Brigadeiro Faria Lima, Eucaliptos, Lajeado e Jacintho Alberto, administrados pela Urbia, oferecem várias atividades gratuitas em suas programações. Dentre as atrações socioculturais e educativas, voltadas para toda a família, está a celebração de datas comemorativas importantes, como o Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas e o Dia Mundial da Vida Selvagem. Os visitantes e moradores dos arredores dos Parques que estão localizados nas Zonas Sul, Norte e Leste da capital paulista terão a oportunidade de participar da ampla programação. Confira a seguir:

PARQUE IBIRAPUERA – ZONA SUL 

Estação Biodiversidade ‘Mundo Azul’

Nos dias 16 (sábado) e 17 (domingo), às 10h, 14h e 16h, será realizada a Estação Biodiversidade ‘Mundo Azul’. Crianças a partir de 9 anos, jovens e adultos poderão comparecer ao Parquinho do Parque Ibirapuera (próximo às quadras de basquete) e, se chover, na Serraria (próximo ao Portão 7), para participar gratuitamente das atividades. A equipe educativa da Urbia apresentará aos participantes os estados físicos da água e sua importância para a existência da vida a partir de experimentos e jogos. Os participantes da Estação terão um dia de “cientista mirim” e poderão reproduzir os experimentos em casa.

O Parque Ibirapuera fica na Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n°, Vila Mariana, São Paulo. O local abre diariamente das 5h às 0h.

PARQUE DOS EUCALIPTOS – ZONA SUL

Consciência Ambiental em Ação: Educação sobre Mudanças Climáticas para Crianças

No dia 16 (sábado), às 13h, as crianças poderão participar gratuitamente de uma atividade dinâmica sobre os métodos adequados para o descarte de resíduos. A ação integra a comemoração ao Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, celebrado nesta data. Os educadores explicarão os danos ambientais resultantes da poluição e como isso afeta o clima. O objetivo é promover uma compreensão mais ampla das questões climáticas, enfatizando a importância prática desses ensinamentos para a conservação do meio ambiente. A atividade será realizada no Parquinho.

O Parque dos Eucaliptos fica na Rua Ministro Guimarães, 280, Morumbi, São Paulo e abre diariamente das 7h às 19h.

PARQUE JARDIM FELICIDADE – ZONA NORTE

Trilha Guiada – Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas

No dia 16 (sábado), às 14h, pessoas de todas as idades poderão participar gratuitamente da Trilha Guiada em comemoração ao Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, celebrado nesta data. A equipe educativa da Urbia abordará características das principais espécies arbóreas ameaçadas de extinção durante a caminhada contemplativa e realizarão um bate-papo sobre a importância da manutenção das áreas verdes em centros urbanos. Durante a trilha, os participantes observarão e identificarão parte da fauna e da flora presente nessas vegetações. É recomendada a utilização de roupas confortáveis, tênis ou sapatos fechados. O protetor solar, o repelente e a garrafinha de água são itens fundamentais para essa atividade. O ponto de encontro é o Parquinho.

O Parque Jardim Felicidade localiza-se na Rua Laudelino Vieira de Campos, 265, Jardim Felicidade, São Paulo. O horário de funcionamento é das 7h às 18h, diariamente.

PARQUE TENENTE BRIGADEIRO FARIA LIMA – ZONA NORTE

Oficina ‘Miçangas de Sementes’

Neste sábado (8) e domingo (9), às 10 horas, será realizada gratuitamente a Oficina ‘Miçangas de Sementes’. A atividade, voltada para o público de todas as idades, incentiva o desenvolvimento de habilidades socioemocionais como criatividade, trabalho em equipe e comunicação. O ponto de encontro será a Administração do Parque. A oficina potencializará a criatividade das crianças com a utilização de elementos naturais como miçangas e oportunizará a ampliação do conhecimento sobre algumas espécies botânicas.

Oficina ‘Meteorologia’ – Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas

A criançada poderá participar de uma Oficina gratuita sobre ‘Meteorologia’, no dia 16 (sábado), às 10h. A atividade trará uma aventura emocionante no mundo dinâmico da Meteorologia utilizando atividades interativas e estimulantes. Essas ações tornarão os participantes em cientistas mirins que investigarão os segredos do clima, enquanto se conectam com a natureza. Os interessados devem comparecer ao Parquinho de areia do Campo de Futebol Society.

O Parque Tenente Faria Lima funciona diariamente, das 6h às 19h, e está localizado na Rua Soldado Antônio Bento de Abreu, 233, Parque Novo Mundo, São Paulo.

PARQUE JACINTHO ALBERTO – ZONA NORTE

Passarinhada – Dia Mundial da Vida Selvagem

Neste sábado (9), das 8h às 10h, será realizada a Passarinhada para celebrar o Dia Mundial da Vida Selvagem. A atividade, gratuita e voltada a todos os públicos, consiste na observação de aves com conexão com a natureza conhecendo-a melhor e imergindo aos sons e movimentos do ambiente. A atividade terá como ponto de encontro o Espaço Multiuso. A Passarinhada será coordenada pelo voluntário, Matheus Santos.

Trilha Ecológica – Conhecendo a Natureza que nos cerca

No dia 16, (sábado), das 8h às 10h, o público poderá participar da Trilha Ecológica ‘Conhecendo a Natureza que nos cerca’. Pessoas de todas as idades poderão comparecer ao Espaço Multiuso para realizar a caminhada pelo parque e observar a fauna e a flora, além de conhecer características de espécies curiosas e ameaçadas de extinção. A melaleuca por exemplo produz um óleo que é utilizado de maneira medicinal para desinfecções. Já o pau-brasil deu origem ao nome do País.
 

O Parque Jacintho Alberto funciona todos os dias, das 6h30 às 18h, e está localizado na Rua Talófitos, 16, Jardim Pirituba, São Paulo.

PARQUE LA JEADO – ZONA LESTE

Roda de Mulheres: A importância da inteligência emocional na vida da mulher

No dia 16 (sábado), das 14h às 15h, será realizada uma roda de conversa de mulheres ‘A importância da inteligência emocional na vida da mulher’. O objetivo é proporcionar experiência de autocuidado, acolhimento e desenvolvimento da Inteligência Emocional para as participantes. A atividade gratuita acontecerá na Área Multiuso e será coordenada pela voluntária e terapeuta especialista em Mulheres, Izabel da Silva Cunha. Um exercício de respiração consciente para promover autoconhecimento e equilíbrio emocional para aliviar o estresse e a ansiedade integrará a programação. Apresentações sobre como gerenciar as emoções, a importância da inteligência emocional na autoestima e sobre as emoções que limitam e que também empoderam farão parte da programação. Pessoas de todas as idades e gêneros poderão participar.
 

O Parque Lajeado abre todos os dias, das 6h às 18h, e está localizado na Rua Antônio Thadeo, 712, Guaianazes, São Paulo.

Sobre a Urbia

Criada em 2019, pela Construcap, a Urbia Gestão de Parques nasce para valorizar, cuidar e preservar o patrimônio histórico e ambiental, enquanto oferece lazer qualificado, entretenimento e cultura a todos os usuários. A dedicação da empresa se concentra em criar, a cada dia, um mundo melhor com mais diversidade, inclusão e cidadania. Ao todo, são quatro concessões especializadas na gestão de parques públicos da capital paulista e da região sul do país. A primeira é a Urbia Gestão de Parques de São Paulo é uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) criada para cuidar da gestão dos seis parques paulistanos (Ibirapuera, Tenente Brigadeiro Faria Lima, Jacintho Alberto, Jardim Felicidade, Eucaliptos e Lajeado), apoiada no desenvolvimento sustentável, com o objetivo de conectar pessoas por meio do lazer, entretenimento e cultura, e proporcionar momentos de imersão e harmonia com a natureza. Além destes, a Urbia também é responsável pela gestão dos Horto Florestal – Parque Alberto Löfgren e da Floresta Cantareira – Parque Estadual da Cantareira, ambos localizados na Zona Norte de São Paulo/SP; das áreas de visitação Cânion Fortaleza, Cânion Itaimbezinho e Rio do Boi dos Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral, situados em Cambará do Sul/RS e Praia Grande/SC; e das Cataratas do Iguaçu, Parque Nacional do Iguaçu em Foz do Iguaçu/ PR, com os mesmos propósitos e modelo de gestão.

Para mais informações, acesse:

Site Instagram

Facebook

Linkedin

Latest Posts

MAIS VISTAS

Pular para a barra de ferramentas