Início Cinema Animação brasileira Nimuendajú é selecionada para Festival de Annecy na França

Animação brasileira Nimuendajú é selecionada para Festival de Annecy na França

0

Distribuído pela O2 Play, longa-metragem de Tania Anaya representará o Brasil no maior festival de animação do mundo; personagem testemunhou a perseguição a expulsão dos indígenas de suas terras

A animação Nimuendajú, de Tania Anaya, representará o Brasil no Annecy 2025, maior festival de animação do mundo. Distribuído pela O2 Play, a produção é uma impactante cinebiografia animada em 2D e narra a história do alemão Curt Unckel, que desembarcou no Brasil nos primeiros anos do século XX, onde viveu por 40 anos entre povos indígenas, tornando-se um dos maiores cientistas sociais do país. Confira o trailer do filme aqui.

Com produção de Anaya Produções Culturais e co-produção da peruana Apus Animation, o filme chega ao Brasil no segundo semestre deste ano.

Entre os dias 8 e 14 de junho, o evento francês apresenta e celebra a animação de vários países. Dos 130 longa-metragens inscritos, ao todo foram 21 filmes selecionados para esta edição, entre produtoras consagradas e independentes.

Sinopse

O filme narra a história de Curt Unckel, alemão de nascimento, que tornou-se um dos maiores cientistas sociais do Brasil. Ele chegou ao país aos 20 anos e viveu até sua morte, em 1945. Por 40 anos, Curt conviveu com diferentes povos indígenas. Em 1906, foi batizado pelos Guarani com o nome Nimuendajú, “aquele que encontrou seu lugar no mundo”, abandonando seu sobrenome de família para adotar o nome indígena. Sua trajetória é marcada pela busca incessante pela compreensão de diversas culturas e pela vivência profunda com elas. Nimuendajú foi também uma testemunha indignada do processo de perseguição e expulsão dos povos indígenas de suas terras por latifundiários e o governo.

Sobre a distribuidora O2 Play

A O2 Play é dirigida por Igor Kupstas sob a tutela de Paulo Morelli, sócio da O2 Filmes. A distribuidora faz parte do grupo O2, que também tem como sócios o cineasta Fernando Meirelles e a produtora Andrea Barata Ribeiro.

Em atividade desde 2013, a O2 Play se diferencia das demais distribuidoras por trabalhar, além do cinema, TV e vendas internacionais, o VOD (Video on Demand) – licenciando conteúdo para além de 30 plataformas digitais.

Já foram mais de 80 filmes lançados em cinemas, entre títulos brasileiros premiados, como Sócrates e Chorão – Marginal Alado, e internacionais, em parceria com a Netflix, como O Irlandês, Dois Papas, Não Olhe Para Cima, Bardo, Pinóquio por Guillermo Del Toro – estes dois últimos indicados ao Oscar® 2023, Priscilla e Elis & Tom, Só Tinha de Ser com Você.

A lista de longas ainda inclui parcerias com a MUBI: Annette, que abriu o Festival de Cannes 2021 e conquistou o Prêmio de Melhor Direção, Crimes of the Future, que estreou no Festival de Cannes 2022, o vencedor do Oscar® 2022 de Melhor Filme Internacional Drive My Car, o vencedor do Prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes 2022 Holy Spider, o indicado ao Oscar® 2023 de Melhor Ator Aftersun, o indicado ao Oscar® 2023 de Melhor Filme Internacional Close e o indicado ao Oscar® 2024 de Melhor Filme Internacional Dias Perfeitos.

Mais informações no site da O2 Play.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile