segunda-feira, 15 agosto, 2022

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Você sabe por que os gatos se lambem?

Um dos principais rituais da higiene felina é o hábito de passar longos períodos do dia lambendo sua própria pelagem. Mas você já se perguntou o que os gatos a agirem desse modo com tanta frequência?

Todos os tutores devem estar atentos comportamentos do seu pet, não só como uma maneira para estreitar os laços com o seu amigo de quatro patas, mas também como forma de identificar possíveis problemas que ameaçam a saúde e o bem-estar do seu gatinho.

Por isso, no conteúdo a seguir, trouxemos todos os detalhes acerca dessa mania dos felinos de se lamberem, para que nenhum tutor tenha mais dúvidas em relação a esse comportamento do seu animalzinho. Continue a leitura e aprenda com a gente!    

Por que os gatos se lambem com frequência?

Quem tem um felino em casa sabe que o ato de se lamber é constante na rotina desses pets, sendo repetido várias vezes ao longo do dia. Isso ocorre porque, assim como os humanos, eles têm a necessidade de manter rituais de limpeza, eliminando os resíduos que se instalam no seus corpos em partes como pelagem, patas ou rosto.

Mas a explicação para esse hábito não para por aí! Os gatos também usam as lambidas como forma de contato e comunicação com outros animais da sua espécie ou com seus tutores, da mesma maneira que acontece com os miados, os movimentos de rabo e a postura corporal.

Existem períodos do dia em que os gatos se lambem mais?

Cada gatinho tem uma rotina de higienização muito específica, por isso não existe uma limitação em relação ao momento das lambidas, que podem ocorrer a qualquer instante.

Veja Também  Como evitar que seu pet adoeça com a chegada do outono?

Porém, é comum que em alguns períodos do dia exista uma probabilidade maior de que essa postura seja adotada pelos felinos, como no horário após o almoço ou antes de dormir. Essas preferências são exclusivamente pela necessidade deles de terem seu corpo limpo, sem mais explicações por trás disso.  

Mesmo com as lambidas, é preciso dar banho nos felinos?

Ainda que o hábito de lambedura seja um importante aliado na limpeza e na eliminação de resíduos da pelagem dos gatos, ele não anula a importância dos banhos feitos com água. Entretanto, os especialistas indicam que os realizados com recursos hídricos aconteçam apenas em ocasiões realmente necessárias.

Isso porque, ao invés de contribuir com o bem-estar dos animalzinhos, os banhos podem ser bastante estressantes e ainda trazer outros problemas para a saúde do pet, como a perda do cheiro natural do gato, que afeta o reconhecimento entre os animais da mesma espécie.

O excesso de lambidas pode indicar problemas na saúde felina?

Se você já notou que o seu gato tem o costume de se lamber excessivamente, além do que é considerado normal para os felinos, esteja em alerta! Esse comportamento pode ser um sintoma de que algum problema está ameaçando a saúde do seu amigo de quatro patas.

Em geral, a lambedura em excesso está associada a situações como dermatites ou infestações de parasitas na pelagem do pet. Para descobrir a origem correta do problema, a recomendação é levar o animalzinho até um médico veterinário para que ele avalie a situação e indique o melhor tipo de tratamento.

Caso esse cuidado não seja tomado, existe o risco de que o animal continue o comportamento compulsivo, chegando até mesmo a arrancar grandes tufos de pelo que deixarão sinais, inclusive irreversíveis, no corpo do animal.

Comentários

Latest Posts

MAIS VISTAS

COMO VOCÊ GASTA O SEU TEMPO?

Assine a newsletter do PORTAL !YOBA e receba conteúdo exclusivo para seu dia.

%d blogueiros gostam disto: