segunda-feira, maio 27, 2024

Últimas Notícias

Vantagens e desvantagens da tecnologia LCD

Tudo que escolhemos na vida tem um lado positivo e negativo; na hora da comprar não seria diferente. Por isso nesse artigo te deixaremos ciente das informações necessárias que se deve ter ao comprar seu display LCD, além de mostrar suas vantagens com o menor preço e menos consumo de energia, ou desvantagens como resposta mais lenta e ângulo de visão limitado. 

A LCD foi inventada em 1964, por um engenheiro chamado George Heilmeier, dos Estados Unidos, enquanto ele trabalhava na empresa RCA (Empresa Norte-Americana de Eletrônicos), o uso comercial deste display LCD só foi feito em 1972, sendo um sucesso de vendas não só no país americano, mas como em outros.

O que é um display LCD?

LCD é basicamente um tipo de tela feita de cristal líquido iluminado por detrás dela, vem daí o nome Liquid Crystal Display que em português fica “Tela de Cristal Líquido”. Muitas Televisões, celulares, monitores e notebooks são fabricados com esse display lcd.

Display LCD é uma das tecnologias de tela mais procuradas pelos consumidores, diferente dos outros tipos de tela, essa tela consegue fazer com que o brilho da imagem seja mais vivo e agradável aos olhos de seus telespectadores.

Vantagens incomparáveis: Por que escolher um display LCD?

O LCD é uma tecnologia bem famosa no mercado e pelos consumidores, e tem boas vantagens para os clientes que estão em dúvida sobre adquirir sua TV, celular ou outros eletrônicos com esse tipo de tela, veja a seguir. 

  • Menor preço do mercado
  • Menor consumo de energia que o OLED
  • Baixa emissão de radiação

Observando as vantagens que o display tem, dá para afirmar que grande parte dela condiz com o bolso dos consumidores, fazendo com que tenha mais facilidade de adquirir seu produto tecnológico com esse tipo de tela. 

Desvendando as desvantagens: Limitações da tecnologia LCD

Mas assim como toda tecnologia tem seus pontos negativos, a LCD não seria diferente. O que pode fazer com que os consumidores tenham atenção na hora de comprar o seu eletrônico com o display.

  • Resposta mais lenta do que a OLED
  • Ângulo de visão limitado
  • Contraste inferior

Muitos aparelhos eletrônicos apresentam os mesmos problemas, pois para solucionar não é muito barato tanto para a empresa, quanto para o comprador. Portanto, fique atento aos detalhes na hora de comprar seu aparelho.

LCD vs. OLED: Qual a melhor tecnologia?

Em quesito qualidade, o OLED sai na frente com uma tela muito superior. Porém, uma questão interessante é comparar as duas marcas de tela, tendo em vista a diferença enorme que ambas têm entre elas, tanto na forma da tecnologia das telas quanto na forma de fabricação e até mesmo os valores.

É necessário ressaltar que a LCD tem o preço menor no mercado, sendo mais modesta, para focos diferentes do que a sua concorrente, como citado as vantagens e desvantagens acima, mas pode ser correto afirmar que o display LCD seria o público não exigente, aquele que não pode gastar muito, seria o preço mais acessível. 

Já a OLED já encara um público mais exigente e a tecnologia mais forte, sua tela sendo usada para TVs, celulares, smartwatches. Sendo também a tela das inovações estando em celulares dobráveis, monitores e TVs curvos e até mesmo eletrônicos enroláveis. O custo da QLED pode ser maior do que a LCD, porém é uma situação que com o tempo vai mudando, com promoções de alguns estabelecimentos de venda desses produtos.

Tendo a imagem mais clara, com cores mais fortes o “preto que é preto” (uma das reclamações de consumidores sobre a LCD), ela ganha em algumas vantagens em relação a sua rival, mas ainda tendo o, porém de seu valor ser mais pesado para muitos clientes.

Aplicações versáteis: Onde os displays LCD são utilizados?

Os displays LCD são componentes de várias tecnologias e aparelhos que as empresas geralmente integram, não só nos tradicionais como tvs e celulares, mas muitos outros também, principalmente os portáteis como: 

  • Câmera Digital
  • Filmadora
  • Calculadora

Também usado em outros eletrônicos fixos ou flexíveis como monitores de computador ou telas de notebook. Pois, a tela LCD é bem prática e barata para o uso, é por esse motivo que a maioria das empresas adequa a tecnologia.

Dicas essenciais: Como escolher o display LCD ideal

Na hora de fazer uma compra de um produto, é sempre necessário pesquisarmos antes os prós e contras sobre ele, com display LCD é a mesma situação, mas nesse produto em específico é necessário pontuar algumas questões relacionadas a ele.

A forma em que as cores da tela ficam, o tamanho da tela que não muda o ângulo independente do ângulo em que me movo, irei trabalhar qual o tamanho do LCD que não irá machucar os olhos e a forma das cores das imagens seja vídeo ou foto. Tendo essas pontuações acima todas resolvidas, irá para o display correto para o seu lazer ou trabalho. Pontuando também o melhor custo benefício para seu bolso.

Tendo em vista a leitura desse artigo, é correto afirmar que a tecnologia LCD ainda é a das mais procuradas e será por bastante tempo, fora a qualidade da imagem do consumidor o mais importante na questão continua sendo o valor do produto, coisa que nessa parte o display LCD comanda, com a Eletrogate você encontra as melhores versões para adquirir.

Latest Posts

MAIS VISTAS

Pular para a barra de ferramentas