Descubra como alongar-se pode aliviar o desconforto causado por horas na cozinha, garantindo um final de ano mais leve
As comemorações de final de ano costumam exigir muito daqueles que ficam horas preparando as receitas para a ceia de natal ou festa da virada. Depois de passar muito tempo em pé, é comum sentir desconforto ou tensão na coluna e nas articulações. O fisioterapeuta e diretor clínico do ITC Vertebral – Guarulhos, Bernardo Sampaio, mostra como escapar dessas e de outras dores por meio da prática de alongamentos.
Ele explica que se alongar durante todo o ano é necessário para manter uma vida mais saudável e com menos dores. Porém, em épocas específicas, como as celebrações natalinas, focar em alongamentos pode ser definitivo entre se sentir bem ou passar por intensos incômodos. “Alongar-se em casa e conservar (ou desenvolver) um estilo de vida ativo é uma parte importante para manter o corpo e a mente saudáveis, garantindo até mesmo uma melhor resposta imunológica de nosso organismo”, diz o fisioterapeuta.
Nesse sentido, alongar a coluna é muito importante, pois faz parte de um programa de exercícios que ajudam a manter a mobilidade dessa região do corpo. Além disso, é uma ação primordial para as pessoas que têm problema de coluna – não somente para minimizar as dores, mas também para evitar que algum problema piore ou tenha quadros agudos.
Confira 4 alongamentos fáceis que podem ser feitos para aliviar as dores neste final de ano!
Trapézio superior
Em posição sentada, ponha sua mão esquerda sobre a cabeça, encoste o queixo no peito e vire a cabeça para o sentido contrário ao ombro da mão que está pressionando a cabeça. Mantenha essa posição por 30 segundos e depois repita do outro lado.
Alongamento deitado
Deite-se no chão com as costas alinhadas e abrace os joelhos. Você pode iniciar alterando cada perna, segurando o joelho na altura do peito por 30 segundos, ou abraçando ambos e relaxando a cada 30 segundos.
Alongamento com braços para frente
Basta ficar de quatro, flexionar os joelhos como se estivesse sentado em cima da perna e colocar os braços para frente, com o rosto próximo ao chão, abaixando-se até encostar a cabeça no chão. Mantenha a posição por 30 segundos.
Alongamento da serpente
Consiste em deitar de barriga para baixo, com o peito do pé virado para baixo. Posicione as mãos à frente dos ombros e gentilmente tente levantar a região das costas, inclusive a cabeça, empurrando o solo com as mãos. Lembre-se de contrair os quadris e as coxas devem permanecer em contato com o chão. Faça esse alongamento por 30 segundos e depois relaxe.
“O mais importante no alongamento, seja onde for, é respeitar os limites do seu corpo. Lembre-se de nunca forçar as articulações. O objetivo é alongar a musculatura e não causar lesões no corpo”, lembra o fisioterapeuta.
Saiba mais sobre Bernardo Sampaio: Fisioterapeuta pela PUC Campinas, possui especialização e aprimoramento pela Santa Casa de São Paulo e é mestre em Ciências da Saúde pela mesma instituição. Atua como professor universitário em cursos de pós-graduação na área de fisioterapia músculo esquelética e é Diretor Clínico do Centro Especializado em Movimento (CEM), ITC Vertebral e Instituto Trata, de Guarulhos.