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Tudo o que você precisa saber antes de contratar um plano de saúde

No Brasil, ter um plano de saúde pode ser muito importante, especialmente para quem deseja evitar as longas filas de espera do SUS — Sistema Único de Saúde — e para quem precisa de alguns serviços que, por exemplo, não são oferecidos pela rede pública. No entanto, escolher o mais eficiente e com o melhor custo benefício pode ser uma tarefa bastante difícil. Nesse contexto, abaixo, iremos te explicar quais são os principais critérios que devem ser observados na hora de contratar um serviço como esse e, assim, você vai entender o porquê de o Plano Ana Costa da Ana Costa Saúde ser uma excelente opção.

Escolhendo um plano de saúde

As diversas opções existentes de plano de saúde no mercado, atualmente, podem confundir um pouco na hora de encontrar qual é a melhor de todas. Nesse contexto, em primeiro lugar, antes de qualquer coisa, você precisa entender que, de uma forma geral, cada tipo de plano foi criado para um determinado perfil específico de cliente e que cada um deles possui suas vantagens e desvantagens. Assim, é importante que você encontre um que se adeque em específico para as suas necessidades.

Basicamente, no mercado brasileiro dos dias de hoje, existem cinco opções de planos de saúde: o plano ambulatorial, o plano hospitalar (mas que não contém obstetrícia), o plano hospitalar com obstetrícia, o plano referência e o plano odontológico. Além dessas opções, você pode escolher combinações entre elas, pois grande parte das operadoras permite esse tipo de escolha para que o plano consiga atender às suas necessidades principais. Nesse contexto, para você escolher corretamente, explicaremos o que cada tipo de plano desses cobrem:

  1. Plano ambulatorial: ele permite que você faça consultas com médicos em consultórios ou em clínicas, cobre exames, alguns tipos de tratamento e alguns procedimentos em ambulatórios. No entanto, ao contratar esse produto, você não fica acobertado caso precise ir ao hospital (apenas em caso de urgência o plano cobre as primeiras horas de internação);
  2. Plano hospitalar (sem atendimento obstétrico): esse plano assegura que o paciente consiga cobrir internação hospitalar pelo plano, no entanto, em caso de parto, o plano de saúde não cobre o procedimento;
  3. Plano hospitalar (com atendimento obstétrico): esse plano é um dos mais completos no que diz respeito a internação hospitalar, pois conta com cobertura de atendimentos obstétricos;
  4. Plano referência: esse é o tipo de plano mais completo de todos e inclui o atendimento ambulatorial, o atendimento hospitalar e o atendimento obstétrico, além de acomodação em enfermaria e cobertura de vida por 30 dias  do bebê depois do parto;
  5. Plano odontológico: esse plano cobre procedimentos odontológicos;
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Escolhendo o tipo de contratação

Além de existirem diferentes tipos de plano, as empresas também oferecem diferentes formas de contratação. São elas:

  1. Contratação direta com a empresa de plano de saúde: são os planos individuais ou familiar, no qual o contratante deve negociar diretamente com a empresa;
  2. Plano de saúde de coletivos, sindicatos ou empresas: feito em conjunto;
  3. Plano de saúde empresarial: feito apenas para funcionários e sócios da empresa;

Antes de contratar um plano de saúde, fique atento:

Alguns pré-requisitos mínimos devem ser levados em consideração na hora de contratar um plano de saúde, são eles:

  1. A cobertura do plano: veja quais são as especialidades disponíveis pelo plano de saúde que você está contratando, a quantidade de clínicas, hospitais e médicos que atendem por meio dela, além de outras coisas;
  2. Veja se a operadora é bem avaliada: para isso, você pode conversar com pessoas que já possuem assinatura do plano dela ou então pode entrar no site do bom de marca e ver qual é a reputação da empresa;
  3. Veja quais são as condições para cancelamento de contrato: esse passo é muito importante pois, caso você não se sinta satisfeito com a operadora de saúde, você pode querer cancelar o plano;

Qual é a diferença entre plano de saúde e seguro saúde?

O plano de saúde é um serviço no qual o consumidor pode escolher, dentre uma lista de procedimentos, clínicas e especialistas, onde deseja ser atendido para realizar consultas ou outros procedimentos. Nesse contexto, de acordo com o plano escolhido, o serviço que o cliente escolher é grátis, ou seja, ele só paga pela mensalidade do plano de saúde e não precisa pagar por cada vez que usar um dos serviços cadastrados no plano.

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Já no que diz respeito ao seguro de saúde, ele funciona de uma forma um pouco diferente. Basicamente, o cliente também precisa escolher entre uma lista de profissionais e clínicas cadastradas com a operadora, no entanto, a diferença está no fato de que a mensalidade paga pelo seguro não cobre as despesas totais do serviço utilizado pelo cliente, apenas uma parte, ou seja, o seguro dá apenas um desconto no valor total do procedimento.

Como saber quais são os procedimentos mínimos que o meu plano cobre?

No Brasil, existe um órgão que regulamenta a venda de planos de saúde, a ANS (sigla que significa Agência Nacional de Saúde). De acordo com essa agência, cada nível entre os cinco descritos anteriormente possui uma lista MÍNIMA de procedimentos que devem ser ofertados aos contratantes. Sendo assim, antes de contratar qualquer uma delas, é muito importante que você leia o documento que se chama “Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde” e veja quais são os padrões mínimos. No Plano Ana Costa da Ana Costa Saúde, por exemplo, são oferecidos alguns procedimentos além dos mínimos.

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O que eu não devo esperar do meu plano de saúde?

Um plano de saúde é um serviço regulamentado por lei e, sendo assim, ele possui obrigações e desobrigações no que diz respeito ao cumprimento do serviço. Nesse contexto, de acordo com a lei 9.658/98, no artigo 10, o plano de saúde:

  • Não precisa oferecer tratamentos experimentais, sejam eles cirúrgicos ou clínicos;
  • Está desobrigado a oferecer procedimentos estéticos, sejam eles clínicos ou cirúrgicos (exceto cirurgias reparadoras);
  • Não é necessário cobrir inseminação artificial;
  • Não precisa cobrir tratamento com fins de emagrecimento ou estético (exceto as recomendadas por problemas de saúde);
  • Não tem obrigação de fornecer remédios usados em tratamentos (exceto para o câncer);
  • Não precisa oferecer próteses ou acessórios que não dizem respeito ao procedimento cirúrgico;
  • Não pode cobrir tratamentos que não são lícitos ou que desrespeitam o código de ética;
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O que é o período de carência?

Na linguagem dos planos de saúde, um termo que é muito usado é o ‘carência’, que nada mais é do que o período necessário para que a empresa que oferece o plano de saúde possa liberar a realização do procedimento. Em linhas gerais, esse período é de:

  • Demora até 24 horas em caso de urgência;
  • Até 300 dias para parto;
  • Até 180 dias para outras situações;

Com o Plano Ana Costa da Ana Costa Saúde, você conta com rapidez e transparência no seu período de carência.

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