Categoria explora investimentos realizados exclusivamente em curto prazo, visando adquirir e vender ações no mesmo dia da compra
Quando o assunto é a Bolsa de Valores, o que não faltam são estratégias para se explorar o mercado acionário, sempre visando um único objetivo: lucrar. Existem diferentes categorias de investidores, e cada uma atua de uma forma diferente; alguns são mais ousados e arriscam tudo para obter lucros bem altos, enquanto outros focam em ganhos menores e mais frequentes.
O que é ser Trader?
É aqui que entra o papel dos day traders, também conhecidos como investidores de curto prazo. Esse grupo estuda o mercado de ações em busca de oportunidades que possam lhe render um lucro praticamente imediato. A prática consiste em comprar e vender ações no mesmo dia, adquirindo por um preço baixo e se desfazendo por um valor maior do que foi pago.
A estratégia funciona em diferentes mercados, podendo ser aplicada no mercado acionário, de câmbio, de futuro, etc. Uma das principais vantagens dessa metodologia é a possibilidade de alavancagem, permitindo que os investidores utilizem valores maiores do que o capital que dispõem naquele momento.
Tipos de traders
Os traders podem ser categorizados em dois tipos: scalper e operador de tendências. Cada um utiliza uma estratégia diferente de acordo com seu objetivo primário, mas ainda seguindo a mesma lógica de compra e venda em curto prazo.
Os scalpers apostam na quantidade, ao invés da qualidade, visando lucrar realizando várias operações ao longo do dia. A estratégia gira em torno da compra de ações baratas, vendendo-as ao primeiro sinal de volatilidade para garantir uma pequena margem de lucro. Os ganhos vão depender unicamente de quantas ações forem negociadas no mesmo dia.
Já o formato de operação de tendências exige um conhecimento maior do mercado, pois o foco é lucrar exclusivamente em ações ascendentes. O investidor embarca em qualquer mercado que esteja em um cenário otimista – diferentemente do scalper, que não é tão criterioso nesse sentido.
Vantagens do day trade
Existem inúmeros formatos de investimentos como o day trade, mas esse ainda se destaca por contar com algumas vantagens exclusivas. A principal delas é a previsibilidade dos prejuízos. Todo trader já deve estar ciente das possíveis perdas assim que compra uma ação, pois as ferramentas disponíveis permitem garantir uma venda antes que o cenário piore.
O ‘top loss’ é um recurso em que os traders programam o prejuízo máximo que estão dispostos a arcar, deixando que o sistema cuide da venda assim que atingir essa margem. Já o ‘stop gain’ estabelece qual a margem de lucro que se espera obter, garantindo a venda assim que alcançá-la para evitar grandes riscos.
Tudo isso torna a rotina de investimentos mais previsível e, consequentemente, facilita o planejamento. A modalidade acaba tirando grande proveito das oscilações do mercado e, no geral, não é muito afetada pelas suas reviravoltas.