Dois projetos no país visam endurecer lei
Matheus Reis, fundador da io.Gringo, empresa especializada em cidadania italiana, alerta que é urgente para os brasileiros que possuem ascendência italiana iniciarem, o quanto antes, o processo de reconhecimento da cidadania. Quem iniciar o pedido antes da aprovação da nova lei, não será afetado pelas mudanças, e manterá o direito da cidadania para as próximas gerações.
Isso porque o partido Forza Italia, na figura do Vice-Primeiro-Ministro Antonio Tajani, anunciou que vai enviar um projeto que visa endurecer as leis de cidadania italiana no congresso do país. A medida se soma a uma outra proposta parecida de autoria do parlamentar Roberto Menia, com objetivo parecido de deixar mais rígida a legislação em favor dos descendentes de italiano no Brasil e no mundo.
“O momento de agir é agora. Esse projeto de lei busca complicar um processo que já é desafiador, e quem não se antecipa pode enfrentar dificuldades ainda maiores no futuro. É essencial que os brasileiros interessados comecem seus processos o quanto antes para evitar as complicações que podem surgir ou até perderem seu direito à cidadania”, destaca Matheus Reis.
Dentre as principais possíveis mudanças está a limitação de gerações para entrar com o pedido de cidadania. Atualmente, basta ter sangue italiano para protocolar o processo. Se aprovada a nova legislação, será limitado para até a terceira geração, ou seja, avós e avôs reconhecidamente italianos.
A io.gringo, que já auxiliou mais de 6 mil brasileiros na obtenção de passaportes europeus, reforça a importância de buscar o reconhecimento agora, enquanto o cenário ainda permite procedimentos menos burocráticos.
“A tramitação dessa lei traz incertezas, e estamos atentos aos desdobramentos para proteger os direitos dos nossos clientes. A io.Gringo está pronta para acelerar os processos e garantir que nossos clientes obtenham sua cidadania italiana antes que as novas regras possam dificultar ainda mais o acesso,” afirma Matheus.
A io.Gringo segue comprometida em oferecer suporte rápido e seguro para seus clientes, garantindo que possam assegurar seus direitos antes que as mudanças legislativas sejam implementadas.
“A cidadania italiana não vai acabar. Este processo na Itália ainda gera uma boa receita para eles e há a busca frequente na Europa de força de trabalho como a brasileira. Porém, existe essa discussão para endurecer as regras e ter mais critérios para o passaporte do país. O ideal é se preparar agora antes que limite as possibilidade”, conclui o especialista.
Sobre a empresa:
A Io.Gringo é uma empresa especializada em assessoria para obtenção de cidadania italiana. Com escritórios no Brasil e na Itália, oferece serviços como pesquisa genealógica, documentação, registro civil, retificação administrativa e judicial, tradução juramentada etc. A empresa valoriza a excelência, integridade e transparência em todos os processos, e se dedica a fornecer uma experiência personalizada aos clientes, tratando cada caso de forma única e especializada. A Io.Gringo possui 100% de aprovação por juízes italianos por conta da efetividade dos serviços.