Das cerimônias milenares de chá ao pré-treino: saiba o que faz do matcha uma bebida tão especial. |
A popularização do matcha tem trazido à tona os benefícios de uma bebida que é consumida há mais de mil anos no Oriente. A variedade, ainda desconhecida para muitos brasileiros, tem sabor único e uma forma diferente de preparo.Enquanto as infusões tradicionais são vendidas em folhas secas, o matchá é em pó, resultado de uma técnica milenar de moagem do chá verde. Conheça seis curiosidades que Raúl Cotes, especialista em chás da Tea Shop, preparou sobre a bebida e entenda por que o matcha é o queridinho de quem quer turbinar a saúde. 1. É usado nas cerimônias de chá no JapãoO matcha tem origem chinesa, mas foi adotado há séculos pela cultura japonesa – onde é usado nas tradicionais cerimônias do chá. Ainda hoje, os produtores se concentram no Japão. 2. Vem das mesmas folhas do chá verdeTanto o matcha quanto o chá verde são obtidos a partir das folhas jovens da Camellia sinensis. O que muda é o processamento. No chá verde, as folhas são secas e devem ser infusionadas com água quente. Para o matcha, as folhas são desidratadas e moídas artesanalmente, o que cria uma bebida mais doce e de cor intensa. 3. É considerado um superalimentoDevido ao método de colheita e produção, o matcha tem uma alta concentração de antioxidantes e vitaminas, o que faz dele um superalimento. Beber o chá em pó permite a ingestão das folhas da Camellia sinensis de forma integral, o que traz benefícios ainda superiores aos do chá preto ou chá verde. 4. É o chá que mais contém teínaA quantidade de teína é a mais alta entre todos os tipos de chás da Camellia sinensis, por isso o matcha é indicado para começar o dia e até para o pré-treino. A teína e a cafeína são a mesma molécula, mas são metabolizadas de forma diferente. Em vez de entregar o pico de energia do café, a teína do chá tem um efeito mais suave e prolongado, que dura cerca de quatro horas. 5. É a bebida preferida por muitos famososParte da fama recente foi impulsionada por celebridades circulando com seu copo de matcha diário nas redes sociais. Entre os famosos que já se declararam adeptos da bebida estão Gwyneth Paltrow, Dua Lipa, Serena Williams e Brad Pitt. 6. É um ingrediente da gastronomiaO matcha se tornou um ingrediente de honra em muitos cardápios nos últimos anos. A versatilidade do chá em pó agrega cor e sabor a preparações como sorvetes, biscoitos, pudins e até pratos salgados. A Tea Shop A Tea Shop chegou ao país em maio de 2013 via Porto Alegre. A ideia empreendedora partiu do CEO Michel Bitencourt, que teve a ideia de trazer a marca para o Brasil durante um curso de MBA em Barcelona. Foi lá que conheceu a matriz e o modelo de negócio da rede, hoje com mais de 100 lojas em cinco países – além da Espanha e do Brasil, está presente na Itália, Portugal e Argentina.O site teashop.com.br disponibiliza uma vitrine de chás e infusões com ingredientes selecionados, que podem ser saboreados em diferentes momentos do dia. A marca eleva o chá a um produto para ser presenteado, e oferece também uma seleção de acessórios e kits de presente. |