Com 28 milhões de impressões nesse ano, página produz conteúdos semanalmente e se consolida como uma das favoritas das famílias brasileiras
“O surf é a única categoria em que, no mínimo, você sai com o bronze”, diverte-se Pastel Medina, personagem criado pelo perfil Sandubinha do Bem durante as Olimpíadas de 2024. A ideia do post no Instagram era justamente chegar ao surfista Gabriel Medina, vencedor do bronze (sendo a sua primeira medalha da vida), com o objetivo de desejar sorte ao brasileiro. Certamente, o atleta recebeu as boas vibrações e deve ter se divertido com a homenagem.
Criado em 2022, o canal Sandubinha do Bem – hoje com 184 mil seguidores – praticamente dobrou de tamanho neste ano. E seu auge acontece agora, durante as Olimpíadas de Paris. Desde o início dos jogos, foram 13 mil novos seguidores conquistados.
Quem está por trás das tirinhas – ou webcomics, como muitos têm se referido – é um jovem de apenas 27 anos: o artista visual Wesley Mercês, nascido na Bahia, que hoje se tornou um sócio da Sandubolândia. “O motivo é diversão pura e simples. O propósito é sempre causar uma risada em quem lê. Em alguns casos, trazemos informação também de tabela. Mas o espaço nasceu para entreter o público”, destaca o criador, também responsável pelas Crônicas de Wesley.
Crescimento com parceiros publicitários
Com esse boom, diversos acordos foram fechados. Sandubinha do Bem fez negócios com marcas do calibre de Heinz, Rappi, Dr. Peanut, Ticket e foi até mesmo convidado pela Sony para fazer parte da estratégia de comunicação de um novo filme que será lançado em breve. Há contratos até outubro deste ano. Inclusive, caiu nas graças de celebridades, como a atriz Bruna Marquezine, que se divertiu ao repostar a personagem Fruta Marquezine em seu Instagram.
O personagem Sandubinha do Bem foi inicialmente pensado pelos jovens empreendedores Rodrigo Conte e Sidnei Ziek (um dos fundadores da rede Conquer, da qual também foi CMO) e cresceu tanto que passou a entreter uma clientela ainda maior: a internet brasileira. “Estamos sendo muito procurados por grandes marcas porque conseguimos gerar uma comunicação que entretém o consumidor e gera muito engajamento. Nesse ano já estamos com a agenda praticamente lotada para novas inserções”, explica.
A página se consolida como uma das páginas favoritas das famílias brasileiras, pois faz uso de um senso de humor atemporal, sem nenhum tipo de recorte de gênero, geração ou quaisquer outros indicadores. “É um humor sofisticado porque é simples”, acrescenta Wesley, complementando que a piada é leve, familiar e muitas vezes ainda faz pensar.
Dados do Sandubinha do Bem:
Em média, são 4 tirinhas postadas por semana, que narram episódios dos torneios quase em tempo real. É o caso da personagem Bia Sopa, uma referência clara à Bia Souza, medalhista do judô que comoveu muitos brasileiros.
Atualmente, a “Sandubolândia” – universo criado por um time, no mínimo, com muita imaginação – tem uma audiência equilibrada: 55% são homens e 45% são mulheres. A faixa etária oscila entre 18 e 44 anos, com a maioria no intervalo entre 25 e 34 anos. Ou seja, é um público adulto que consome diversão nas horas vagas. No entanto, as tirinhas foram além do Instagram e já ganharam até as salas de aulas dos Ensinos Fundamental e Médio, justo por um viés neutro e democrático do conteúdo proposto.
A página do Instagram foi criada em 2022 e orquestrada pelo artista visual Wesley Mercês. A bio do perfil dá o tom do bom humor que o público encontra: “ao entrar na Sandubolândia, dificilmente você conseguirá sair”. Atualmente com 184 mil seguidores.