Achar a pessoa certa para dividir sonhos, metas e sentimentos é incrível, o que ninguém fala é sobre os desafios de dividir os espaços do guarda-roupa.
É sempre um jogo de cintura e um acaba cedendo ao outro, que tem mais itens para guardar. Porém, existem várias técnicas e artifícios para tornar essa divisão mais fácil, independente de ser um guarda-roupa de casal planejado ou não.
Para ajudar você que já está com seu par há mais anos, ou então para quem está se planejando para juntar as escovas de dentes, selecionamos dicas infalíveis e econômicas, que pouparão energia, tempo e DRs.
Afinal, não é só o amor que faz o sucesso de uma relação, né?
Entenda o seu parceiro
Antes de tomar qualquer decisão para estruturar seu guarda-roupa, é imprescindível que você conheça minimamente a organização pessoal de seu parceiro.
Afinal, as pessoas são diferentes e, caso o outro tenda a ser bagunceiro, a arrumação pode ser afetada.
Neste caso, etiquetas e objetos que auxiliam na organização podem ser muito bem vistos.
Divisão dos espaços
Após entender seu companheiro ou companheira, é preciso analisar quem tem mais coisas para guardar. Neste caso, nada mais justo do que quem tem mais itens receber a maior parte do espaço.
Porém, com essa oportunidade de arrumar o guarda-roupa, pode-se aproveitar para eliminar os itens que já não são mais utilizados.
Assim, sobra mais área útil para guardar o que é realmente necessário, além de ajudar, é claro, pessoas que não tenham o que vestir.
Respeitar os setores do armário
Todo guarda-roupa vem com divisões apropriadas para cada tipo de item. Sapateiras, cabideiros para camisas e para calças, prateleiras e gavetas já são pensados para auxiliar no processo de arrumação.
Aproveite-se deles para manter a organização, sem que as roupas se espalhem e acabem por não ter seu espaço.
Priorizar roupas
Deixe as roupas mais utilizadas em lugares estratégicos, pois, dessa forma, além de ganhar tempo, você evita bagunçar as demais peças das quais não faz uso recorrentemente.
Roupas de inverno e onde guardá-las
Roupas de inverno tendem a ser mais volumosas. Como são usadas durante apenas uma estação do ano, ficam obsoletas nos demais meses, até porque vivemos em um país tropical.
Para quem tem guarda-roupa duplex, ou seja, com uma repartição na parte superior, esse espaço é mais adequado para guardar essas peças usadas apenas no frio.
Coloque-as em sacos plásticos ou de tecidos, para que se mantenham protegidas. Se preferir, há produtos que são utilizados para evitar mofo, ácaros e cheiros desagradáveis nas roupas.
Se sua cama for baú, pode-se transferir essas roupas para dentro dela, seguindo, também, a dica dos saquinhos.
Divisórias para gavetas
Em tecido ou plástico, existem divisórias que são colocadas nas gavetas para que meias e peças íntimas não se misturem. Uma ótima opção para aqueles parceiros que tendem a ser desorganizados e amontoar as coisas.
Com as divisórias, fica difícil espalhar os itens pela gaveta. Além disso, modelos de pano são facilmente retirados, o que facilita ao limpar as gavetas ou, até mesmo, a hora de fazer pequenas mudanças, como trocar os itens que se quer guardar.
Caixas organizadoras
Se o guarda-roupa tem poucas divisórias, as caixas organizadoras são uma ótima opção para não perder a mão para a bagunça.
Você pode separar utensílios e etiquetar as caixas para que seja mais simples visualizá-las quando dispostas no guarda-roupa.
Além disso, para aqueles que têm rinite alérgica, essa é uma forma de prevenir para que ácaros e cheiro de mofo não invadam os itens.
Com essas dicas de organização, esperamos que a experiência da vida a dois seja ainda mais prazerosa e leve.