Fazer as malas e embarcar para a viagem dos sonhos é muito divertido, mas antes de tudo isso você precisa se planejar e pensar em outros detalhes. Passagens, duração da viagem, o quanto pode gastar e, o mais importante, a hospedagem.
Você já deve saber que viajar barato é possível. Basta selecionar acomodações com promoção e escolher destinos menos procurados, ou seja, fugir da alta temporada. Mas, na hora de escolher onde ficar enquanto conhece outra cidade, o que você prefere: resort, hostel, hotel ou pousada? Confira mais detalhes de cada uma dessas opções de acomodação!
Resort
Um resort é um centro de férias ou recreação, um local usado para se hospedar e, ao mesmo tempo, se divertir. É recomendado para qualquer pessoa, mas ideal para famílias com crianças.
Normalmente, são consideradas hospedagens de 4 a 5 estrelas e contam com diferenciais, como: programação completa de lazer, atrações turísticas, restaurantes e bares à disposição dos hóspedes, localização mais distante das grandes movimentações etc.
Vantagens
As principais vantagens de apostar no resort para se hospedar sozinho ou com a família são:
- comodidade;
- atrações diferenciadas para agradar aos mais diferentes públicos;
- proximidade com a natureza;
- custo-benefício.
Hostel
Conhecido também como albergue, é uma acomodação coletiva e mais barata. São quartos compartilhados, com camas em beliche, para dormir e gastar menos durante a viagem. Além disso, você pode alugar um quarto individual nesses espaços, mas usar o banheiro e o restante da casa de forma compartilhada.
Essa é uma opção recomendada para quem viaja sozinho e gosta de cozinhar a própria comida, já que no hostel há áreas coletivas, as quais podem ser aproveitadas. Pode ser útil também para quem vai ficar poucos dias na cidade e quer vivenciar uma experiência social diferenciada.
Vantagens
Ficar em um hostel também tem suas vantagens. Dentre as mais comuns desse tipo de acomodação estão:
- economia na hospedagem;
- conhecer novas pessoas;
- trocar experiências;
- aproveitar as festas;
- aprender a respeitar o espaço dos outros.
Hotel
Estabelecimento comercial voltado exclusivamente para a hospedagem de pessoas, no hotel você encontra quartos privativos com banheiro e pode ter acesso ao café da manhã gratuito.
Os hotéis variam suas acomodações de 1 a 5 estrelas, conforme o que oferecem para seus hóspedes. Quanto mais básica a acomodação, menor o número de estrelas.
Vantagens
O hotel, assim como outras acomodações para viajantes, possui vantagens. Dentre elas, podemos citar:
- refeições inclusas;
- espaço organizado;
- tanto para viajantes sozinhos quanto para famílias;
- opções de lazer.
Pousada
As pousadas são propriedades que admitem hóspedes, porém, não são propriamente comerciais, como é o caso dos hotéis. Possuem menos quartos e uma estrutura voltada a proporcionar tranquilidade para os viajantes.
A experiência também é diferenciada. Pousadas focam em pessoas em viagens de férias ou para relaxar, tanto que, algumas delas, abrem apenas nas férias ou em alta temporada.
Vantagens
As pousadas possuem vantagens para quem opta por elas na hora de escolher uma acomodação. São elas:
- preço mais em conta;
- privacidade;
- proximidade com a natureza;
- atendimento diferenciado;
- sustentabilidade.
Qual acomodação escolher?
Todas as acomodações são interessantes e práticas, tudo depende do objetivo da sua viagem. Quem vai a negócios, por exemplo, pode dar preferência por um hotel bem localizado e no qual possa fazer todas as refeições.
Agora se a viagem é em família, um resort com muitas atividades de lazer fica mais prático, ainda mais para distrair as crianças e os adolescentes. Por outro lado, quem viaja em casal vai se sentir mais confortável em uma pousada, e os que fazem questão de conhecer lugares sozinhos, vão amar a experiência de ficar em um hostel.
Assim, antes de definir em qual lugar vai se hospedar, estude quantos dias vai ficar, qual o objetivo da viagem e quem irá te acompanhar nesse momento. Não importa qual seja a escolha, o importante é que a experiência seja inesquecível.