segunda-feira, 15 agosto, 2022

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Realize o seu sonho da forma correta. Quais pontos analisar ao comprar um apartamento

Se você está planejando comprar seu primeiro apartamento, saiba que existem alguns pontos que você precisa ficar atento para que esse sonho não se torne em um pesadelo.

O sonho de deixar o aluguel e finalmente ter um imóvel próprio é algo que já está enraizado na nossa cultura. Mesmo que diversos economistas digam que essa não é a situação ideal, e que na maioria das vezes, investir o dinheiro pode ser mais rentável do que comprar um imóvel, uma grande parte dos brasileiros continua optando pela compra. 

A verdade é que comprar um imóvel tem tantos impactos psicológicos positivos e proporcionam uma sensação de segurança tão grande, que é praticamente impossível ignorar essa possibilidade.

Um sonho ou um pesadelo?

Mas, apesar de ser um sonho a ser realizado, é importante tomar alguns cuidados para que esse sonho seja exatamente como você idealizou. 

Recentemente estamos ouvindo diversas pessoas falando a respeito do podcast “A Mulher da Casa Abandonada”, e apesar da história não ser sobre a compra de apartamentos, em um dos episódios podemos ouvir o narrador falando sobre diversas pessoas que deixaram o primeiro andar do prédio ao lado, devido ao mau cheiro. 

E olhe que estamos falando de um apartamento em um dos bairros mais nobres de São Paulo. Isso só ressalta o quanto é importante prestar atenção em alguns detalhes antes de efetuar a compra. 

Comprar x Alugar

Já dissemos aqui que a grande maioria dos economistas indicam que a melhor opção financeira é sempre o aluguel, para que assim possam investir seu dinheiro. Mas, como sabemos que a realização de um sonho normalmente é muito mais benéfica do que o dinheiro economizado, nem vamos adentrar nesse assunto. 

Veja Também  Quiropraxia – A profissão do futuro

A verdade é que alugando um imóvel, você pode se mudar sempre que for necessário. Caso os vizinhos o incomodem demais, ou haja algum problema estrutural que você não notou na hora de fechar o contrato, é simples de se resolver, bastando cancelar o contrato de aluguel ou aguardar o prazo mínimo para rescindi-lo e se mudar na sequência. Já na compra de uma casa, isso deixa de ser uma opção. O processo de venda de uma casa pode ser extremamente demorado, então você acaba ficando preso a possíveis problemas. 

Outro problema ao comprar uma casa é que um imóvel faz você criar raízes, o que pode ser especialmente bom, ou especialmente ruim, depende do contexto. Imagine só que surja uma oportunidade incrível de trabalho em outro estado, cidade ou até mesmo em outro país. Se você tiver um imóvel seu, terá que pensar 2 vezes antes de se mudar. Já se o imóvel for alugado, basta fazer as malas!

No entanto, apesar de tudo isso, conquistar um imóvel próprio ao fazer um investimento desse tipo ainda traz uma sensação de segurança enorme para uma família. Poder deixar o apartamento do seu jeito, com a sua cara, pensar em cada detalhe e comprar os móveis que se encaixam perfeitamente nos espaços, é um prazer indescritível. 

Três coisas a considerar ao comprar um apartamento

Pensando nisso, trouxemos 3 coisas para você considerar na hora de comprar o seu apartamento. Confira!

1. Localização

Na hora de comprar um apartamento é importante pensar na localização e em como ela impacta a sua vida. Se você mora em uma cidade grande, é necessário pensar se o apartamento está próximo de pontos de ônibus ou metrô e se você tem acesso fácil a padarias, supermercados, lanchonetes e farmácias.  Se você tiver filhos ou pretender ter, também é importante pensar se existem boas escolas próximas. 

Veja Também  Atividade física e sono: entenda a relação

Além disso, também é importante pensar a respeito da vizinhança e de estabelecimentos comerciais muito próximos que podem acabar tirando a sua paz. Morar em uma rua muito agitada pode ser ótimo para quem curte uma vida noturna, por exemplo, mas péssimo naqueles dias em que você gostaria de um pouco de silêncio.

2. Layout 

O Layout é importantíssimo, e muitas vezes acabamos olhando apenas para o óbvio. Claro que é importante olhar para a configuração geral do apartamento para saber se a sala está exatamente onde você gostaria que estivesse e se os quartos são privativos o suficiente. Verifique também a quantidade de banheiros, principalmente se você for do tipo que gosta de receber visitas. 

Mas, além das coisas básicas, também é importante pensar em outros detalhes que quase ninguém se lembra. É bom checar se o sol que bate na lavanderia vai ser suficiente para secar as suas roupas.

Se o apartamento for em uma cidade muito quente, também é importante pensar se o sol da tarde não bate nos quartos, já que isso pode aumentar consideravelmente a temperatura do ambiente, o que vai exigir de você um ar-condicionado. 

3. Geolocalização

Se você estiver comprando o seu primeiro apartamento, muito provavelmente vai escolher a cidade em que você mora ou alguma cidade que seja próxima para que você possa ir e voltar todos os dias. 

No entanto, pode ser que você tenha liberdade geográfica e trabalhe no home office, por exemplo, ou então que você seja autônomo e trabalhe pela internet, e assim possa escolher onde quer morar. Nesses casos, você pode escolher qualquer lugar do mundo para morar, se assim o desejar. Então é importante pensar em alguns pontos e levar em consideração as suas preferências pessoais. 

Veja Também  Profissões do futuro que merecem a sua atenção

Porém, se você gosta de praias ou localidades litorâneas, deve optar por apartamentos nessas áreas e pode comprar um apartamento em Itapoá, por exemplo. Já se você prefere locais mais tranquilos, com a brisa das montanhas batendo na sua janela no final da tarde, opte por um apartamento perto de montanhas, bosques e parques. 

Toda pesquisa é válida antes da importante decisão de compra. Portanto, tire o tempo que for necessário para pesquisar, conhecer, ver opções, fazer as contas, identificar-se com a estrutura e disposição dos cômodos, acabamento do ambiente, entre outros pontos. Após ter a certeza e se certificar de todos esses itens mencionados, você estará preparado para fechar o contrato de compra. Boa sorte!

Comentários

Latest Posts

MAIS VISTAS

COMO VOCÊ GASTA O SEU TEMPO?

Assine a newsletter do PORTAL !YOBA e receba conteúdo exclusivo para seu dia.

%d blogueiros gostam disto: