De janeiro a dezembro, a cada estação uma atividade para encantar os turistas com cenários diversificados e enriquecê-los com a cultura argentina
A Argentina é um país cheio de aventuras fascinantes, com paisagens deslumbrantes, riqueza cultural e culinária deliciosa. No entanto, escolher a melhor época para visitar esse lugar diversificado pode fazer toda a diferença no orçamento da sua viagem.
Para todas as atividades turísticas, o seguro-viagem para Argentina facilita o seu planejamento e torna seus dias mais seguros e tranquilos, permitindo que você desfrute do lugar e de todos os atrativos que o país tem a oferecer sem preocupações. Portanto, desde a primavera colorida nas vinícolas de Mendoza até o inverno gelado nas estações de esqui da Patagônia, é possível encontrar diferentes cenários em uma única Argentina.
Principais pontos atrativos da Argentina
A Argentina possui uma diversidade geográfica muito grande, na qual é possível desfrutar de experiências únicas em cada canto do país. Desde a vibrante Buenos Aires até as paisagens glaciais da Patagônia e os vinhedos pitorescos de Mendoza, cada região tem seu charme particular e seu momento ideal para ser explorada.
Buenos Aires
A capital da Argentina, Buenos Aires, possui clima temperado com verões quentes e invernos amenos. A primavera predomina mesmo entre os meses de setembro a novembro. A estação do outono inicia-se em março e prolonga-se até meados de junho, tornando essas épocas os melhores períodos para visitar a cidade, pois as temperaturas estão agradáveis e a paisagem está em plena floração.
Durante a primavera, eventos musicais ao ar livre, como o Buenos Aires Jazz Festival alegram a população. Quando começa o outono, os pequenos passeios pelos parques e bairros históricos se tornam ideal para quem deseja conhecer melhor a arquitetura da cidade. Além disso, para os turistas que gostam da agitação noturna, ir aos festivais de tango e aos bares argentinos durante o verão será uma experiência inesquecível.
Patagônia
Na Patagônia, assim como no Brasil, o início do verão ocorre no mês de dezembro, terminando em março, em que a temperatura varia entre 10°C e 20°C, tornando essa época a melhor para explorar as deslumbrantes paisagens. Entre os meses de junho até agosto, é considerada alta temporada no país, na qual o número de visitantes aumenta, já que as temperaturas caem drasticamente, tornando o clima ideal para quem deseja curtir a neve e se aventurar nas estações de esqui.
No verão, os turistas podem curtir momentos de aventuras fazendo trilhas, trekking e observando as visitas dos pinguins e baleias. No inverno, os centros de esqui em Bariloche se tornam um destino bastante popular, atraindo muitos turistas que buscam um cenário mais frio e gelado. Para quem ama uma paisagem mais floral, ir durante a primavera vai encantá-los ao ver o desabrochar das flores selvagens.
Mendoza
A cidade de Mendoza é considerada a capital do vinho, já que possui atividade econômica voltada para o cultivo de videiras. A característica do clima é seca e ensolarada, o que transforma o lugar durante as estações da primavera e do outono nas melhores para visitar as vinícolas e participar de colheitas e festivais de vinho.
No verão, as temperaturas podem ser mais altas, fazendo com que as atividades nas vinícolas estejam no auge. Durante a primavera inicia-se a colheita das uvas e esta se estende até o outono, período em que além também começam a ser produzidos os vinhos. É nessa época que a cidade celebra a colheita das uvas com festivais, como a Festa da Vendimia.
Eventos culturais e festivais
A Argentina é um país rico em eventos culturais que podem enriquecer a visita dos turistas, independentemente da época do ano. Entre eles estão:
- a Celebração Internacional de Tango com shows e competições;
- a Festa da Vendimia celebrando a colheita das uvas com desfiles e degustações;
- o Festival de Ushuaia, evento cultural com música clássica em cenários espetaculares e cassino para quem ama jogos.
Dicas de economia para todas as épocas do ano
A alta temporada no país acontece principalmente nas estações do verão e inverno. Por isso, já anote no seu planejamento o passo a passo a ser seguido para não esquecer. São eles:
- faça reservas de hotéis e passagens com antecedência para garantir melhores preços;
- procure pacotes que incluam voo e hospedagem, pois podem oferecer descontos significativos.
Já na baixa temporada, na primavera e no outono, a movimentação no país é menor. Por essa razão, torna-se uma opção mais econômica para aqueles que anseiam por uma viagem internacional e econômica, já que os preços dos hotéis e das atrações turísticas estão mais em conta.
Viajar pela Argentina pode ser uma experiência inesquecível em qualquer época do ano. Com planejamento, é possível maximizar a diversão e economizar dinheiro, aproveitando tudo o que esse país incrível tem a oferecer.