sexta-feira, 19 agosto, 2022

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Quais são os riscos de fazer escalada esportiva?

A escalada foi introduzida por um Ucraniano nos início dos anos 70 e foi difundida por todo o mundo logo nos primeiros anos de sua existência. Até hoje este esporte radical atrai cada vez mais pessoas ao redor do globo por ter em sua essência a força física e ser um esporte radical. Acompanhe e conheça mais sobre este esporte.

Escalada

A escalada é um esporte que utiliza técnicas e movimentos de montanhismo. Pode ser praticado individualmente ou em grupos e é projetado para exigir o máximo de força e foco.

Existem vários tipos de escalada: em bloco, esportiva, artificial, indoor, tradicional, big wall e alpina. Durante a subida, é preciso encontrar diferentes formas de superar os obstáculos, seja na montanha ou na parede do ginásio.

A escalada envolve escalar uma rocha ou parede de treinamento, onde a força física de uma explosão é superior. A escalada tradicional é caracterizada por pontos de segurança fixados nas paredes a serem escaladas.

Qualquer que seja o tipo de escalada esportiva que você esteja praticando ela possui diversos riscos à saúde e à vida. Assim, iremos pontuar alguns deles neste artigo. Assim, acompanhe e fique por dentro dos maiores riscos e como tentar minimizá-los o máximo possível. Acompanhe.

Risco à saúde

Em suma referem-se a características pessoais como histórico familiar, hábitos, estilo de vida, etc. Nesse caso, o objetivo da intervenção é reduzir a mortalidade precoce, incentivando mudanças em comportamentos considerados de risco.

Em outras palavras, risco à saúde são ações que podem causar graves acidentes sem ou em terceiro que possam acarretar em diminuição motora ou cognitiva prejudicando parcial ou totalmente a vida do acidentado.

Risco de vida

O nome é indicando para alguém que se encontra numa situação de perigo que pode ocasionar sua morte. Assim, qualquer atividade ou ação que você esteja praticando pode tirar sua vida. 

Veja Também  7 Dicas Para Voltar À Prática Do Esporte Neste Momento de Maior Flexibilização

Tais riscos estão presentes durante a prática da escalada esportiva. Mas não fique assustado, não estamos aqui para deixá-lo (a) com medo. Pelo contrário, nós queremos mostrar todos os riscos que você corre durante a prática do esporte.

A maioria dos esportes radicais possuem grandes riscos, e muitos deles são negligenciados pelos praticantes. Assim, qualquer que seja o esporte tome todas as precauções necessárias para minimizar os riscos.

Sempre que for praticar escalada esportiva ou algum esporte radical é recomendado procurar especialistas e profissionais que saibam tudo sobre o assunto. E o mais indicado é que o praticante saiba coisas mínimas como por exemplo: o que é direito desportivo, para que serve este direito e como usá-lo em caso de necessidade. 

Assim, você pode praticar o esporte com maior segurança e tranquilidade.

Iniciar o esporte sem a ajuda de um especialista

O maior risco que uma pessoa pode correr ao iniciar na escalada esportiva é ter o primeiro contato sem a ajuda ou auxílio de um profissional da modalidade. Você pode estar colocando sua vida em risco sem necessidade. Assim, ao iniciar procure por especialista com proficiência no assunto. 

Algumas empresas especializadas em iniciar interessados no esporte podem ser encontradas facilmente em toda a internet. Busque empresas certificadas por órgãos responsáveis em credenciar e regulamentar esportes radicais. Assim você terá a certeza que está praticando o esporte com pessoas especializadas.

Utilizar equipamentos em más condições

Usar equipamentos com desgastes elevados, em más condições é um chamariz para dar tudo errado. Sempre procure utilizar equipamentos que são destinados à prática do esporte, que estejam em boas condições de conservação e com indicações de peso e tamanho adequado ao seu biotipo.

Veja Também  Caso Neymar engrossa lista de jogadores de futebol acusados de estupro

Sempre busque comprar equipamentos em lojas que emitam notas e certificados de qualidade. Lojas sérias buscam trazer sempre equipamentos que sejam compatíveis com as necessidades básicas dos praticantes. 

Não improvise e não adapte equipamentos. Isso pode custar sua vida. 

Ir em locais que não conhece

A escalada esportiva no meio ambiente por muitas vezes exige que os praticantes busquem locais que permitam essa prática. Entretanto, na maioria das vezes estes locais possuem difícil acesso, por meio de matas, florestas e locais inóspitos. 

Quando for se aventurar para procurar o melhor local para a prática, tome alguns cuidados que garantam sua segurança e dos seus companheiros. 

Busque informações com nativos e pessoas que conhecem o local. Tire dúvidas e se possível contrate guias locais. Estes guias costumam saber os melhores acessos e melhores locais para prática do esporte.

Se aventurar sozinho

Ir praticar a escalada sozinho pode ser uma prática perigosa e um tanto irresponsável. Antes, durante ou após a prática o atleta pode ter um mau súbito e ter problemas para chamar ajuda. Assim, sempre que for praticar qualquer que seja o esporte, deixe pessoas cientes de onde, quando e porque você foi para o local. 

O indicado é praticar a escalada em mais pessoas, além de mais seguro, o praticante pode compartilhar a adrenalina que o esporte proporciona. Boas escaladas.

Comentários

Latest Posts

MAIS VISTAS

COMO VOCÊ GASTA O SEU TEMPO?

Assine a newsletter do PORTAL !YOBA e receba conteúdo exclusivo para seu dia.

%d blogueiros gostam disto: