O quadro da Mona Lisa foi atacada no museu do Louvre, em França, por homem que atirou um bolo ao famoso quadro de Da Vinci.
A pintura “La Gioconda”, uma das principais atrações do museu parisiense do Louvre, sofreu neste domingo um ataque de um visitante, que lhe atirou um bolo.
O homem, de nacionalidade francesa, estava vestido de mulher e sentado em cadeira de rodas. Segundo várias testemunhas, o atacante surpreendeu todos os presentes quando se levantou atirou o bolo contra a famosa pintura de Leonardo da Vinci.
O quadro é protegido por vidro de segurança, que preveniu danos na pintura.
Os guardas do museu rapidamente limparam os vidros, mas o momento ficou registado em vídeos e fotos das dezenas de visitantes que estiveram no local.
Não se conhece a identidade ou as motivações do atacante, mas de acordo com um dos vídeos partilhados, o homem diz, em voz alta, no momento que é expulso, que “Há pessoas a tentar destruir o planeta, pensem na Terra, pensem na Terra”. “Os artistas que pensem na terra, foi por isso que fiz isto”, ouve-se ainda.
Attacking La Gioconda with a cake @lagioconda @monnalisa @cakeinface pic.twitter.com/2AurYY3PaY
— Sergio Migliaccio (@MSergio_) May 29, 2022
Aquí el momento en que se llevan a quien le aventó un pastel a la Monalisa.pic.twitter.com/HBayMOdcKV
— Alejandro Alemán (@elsalonrojo) May 29, 2022
Maybe this is just nuts to me💀but an man dressed as an old lady jumps out of a wheel chair and attempted to smash the bullet proof glass of the Mona Lisa. Then proceeds to smear cake on the glass, and throws roses everywhere all before being tackled by security. 😂??? pic.twitter.com/OFXdx9eWcM
— Lukeee🧃 (@lukeXC2002) May 29, 2022
Este não é o primeiro ataque que a obra de Leonardo da Vinci sofre. Em agosto de 2009, um turista atirou uma chávena de chá, que se estilhaçou ao atingir a vitrine que o protege.
Décadas antes, em 1974, enquanto estava em exibição no Museu Nacional de Tóquio, uma mulher usou um spray de cor vermelha para atacá-lo, mas não danificou a pintura.