“Rita Lee – Uma noite no Luna Park – ao vivo em Buenos Aires” chega às plataformas no dia 31 de outubro Versão em vinil duplo estará em pré-venda aqui |
Por Guilherme Samora*
“Vocês são tão carinhosos! Por que eu demorei tanto tempo para vir?“. É assim que Rita Lee resumiu o clima de seu show no Luna Park, em Buenos Aires, em novembro de 2002. A consagração da rainha roqueira na terra do tango é palpável: o show no estádio foi lotado, com ingressos esgotados. “Rita Lee – Uma noite no Luna Park – ao vivo em Buenos Aires” agora é lançado pela primeira vez via Universal Music, em álbum digital e vinil duplo. A versão digital chega aos players no dia 31 de outubro e o vinil, que será lançado em novembro, estará em pré-venda a partir da mesma data. Yo no creo en brujas, pero que las hay, las hay. Esse ao vivo é um daqueles casos deliciosos em que a gente se transporta para o show: dá para escutar a vibração, o carinho e a plateia em êxtase. Ouça e baixe aqui: umusicplay.lnk.to/UmanoitenoLunaParkAoVivo .
Rita tem seus discos lançados em Buenos Aires desde os anos 1970. Seu primeiro estouro, entretanto, veio em 1980, quando a dupla Rita Lee & Roberto de Carvalho criou hits como “Lança Perfume” e “Mania de Você”, que invadiram as rádios de lá, mesmo cantadas em português. Os discos de Rita que vieram a seguir, todos eles, foram lançados na Argentina com êxito.
Em 2001, foi lançado o álbum “Bossa’n Beatles” (“Aqui, Ali, Em Qualquer Lugar” no Brasil). Nele, Rita recria sucessos dos fab 4 em ritmo de bossa nova, com arranjos e produção de Roberto de Carvalho. E saiu em tudo quanto é canto: Japão, Taiwan, Itália, Estados Unidos, Venezuela, México, Portugal, Chile… e, claro, Argentina. Por lá, passou semanas entre os 10 mais vendidos, chegando ao topo. Rita invadiu as rádios novamente, tanto com canções daquele disco quanto com seus clássicos. Recebeu Disco de Ouro e, mais tarde, de Platina.
O longo namoro à distância com seu público argentino precisava de um encontro real. E assim foi: Rita e Roberto viajaram ao país para receber o Disco de Ouro, realizar uma concorrida tarde de autógrafos na belíssima livraria El Ateneo e, coroando a passagem, o show do Luna Park. Ao sair de uma cabine telefônica estilo londrina ao som de “A Hard Day’s Night”, já fica claro que as milhares de pessoas presentes no local estavam ávidas por Rita. Seu clássico atemporal “Baila Comigo”, um dos maiores hits de Rita & Roberto por lá, segue e o público esquenta ainda mais.
A tocante e suave versão de “With a little help from my friends” vem a seguir. “Alô! Alô! Marciano” hipnotiza com o solo do theremin de Rita – aquele instrumento meio ET, no qual se toca sem contato físico. “Pra você eu digo sim (If I fell)” e “Panis et circenses” emocionam. A voz da Rita, impecável e única, nos convida a viajar pelo repertório, que segue com “Bésame mucho” e com sua versão de “Minha Vida”, que consegue a proeza de tornar “In my Life” ainda melhor.
A banda é um show à parte: Roberto de Carvalho na guitarra, vocais e direção musical, Marco da Costa na bateria, Dadi Carvalho no baixo, Ary Dias na percussão, Rafael Castilhol nos teclados. No momento Bossa’n Beatles, seguem “Lucy in the Sky with Diamonds” e “All my loving”. O clima lisérgico é presente nos arranjos. E isso é mostrado também na capa, com arte original de Guilherme Francini, ilustrador dos livros infantis de Rita, inspirada na arte da época e nos filetes portenhos de Buenos Aires.
“Quando te vejo”, a suingada versão de Rita para “The more I see you”, é pura arte. E outras obras-primas da roqueira maior aparecem a seguir, já no final do show: “Ovelha Negra”, “Doce Vampiro” e “Mania de Você”. Esta última, ícone da dupla Rita & Roberto, com o início modificado: “Buenos Aires você me dá/ água em la boca…”.
Um encontro imperdível acontece a seguir: Rita recebe Charly García, duas lendas do rock planetário (ou dinossauros do rock, como Rita costumava dizer com seu humor impagável). O encontro é daqueles que marcam a história da música, com “Love me do” e “Help”. “Lança Perfume”, claro, fecha o espetáculo com o público cantando junto. De arrepiar!
*Guilherme Samora é jornalista, editor e estudioso do legado cultural de Rita Lee.
Repertório do vinil “Rita Lee – Uma noite no Luna Park – ao vivo em Buenos Aires”:
Disco 1:
Lado A:
1- “A Hard Day’s Night” (John Lennon / Paul McCartney)
2 – “Baila Comigo” (Rita Lee)
3 – “With A Little Help From My Friends” (John Lennon / Paul McCartney)
4 – “Alô! Alô! Marciano” (Rita Lee / Roberto de Carvalho)
Lado B:
1 – “Pra Você Eu Digo Sim” – “If I Fell” (versão Rita Lee – John Lennon / Paul McCartney)
2 – “Panis Et Circenses” (Caetano Veloso / Gilberto Gil)
3 – “Besame Mucho” (Consuelo Velázquez)
4 – “Minha Vida” – “In My Life” (versão Rita Lee – John Lennon e Paul McCartney)
5 – “Lucy In The Sky With Diamonds” (John Lennon / Paul McCartney)
Disco 2:
Lado A:
1 – “All My Loving” (John Lennon / Paul McCartney)
2 – “Quando Te Vejo” (Harry Warren / Mack Gordon – arranjos: Rita Lee)
3 – “Ovelha Negra” (Rita Lee)
4 – “Doce Vampiro” (Rita Lee)
Lado B:
1 – “Mania de Você” (Rita Lee / Roberto de Carvalho)
2 – “Love me do” – feat Charly García (John Lennon / Paul McCartney)
3 – “Help” – feat Charly García (John Lennon / Paul McCartney)
4 – “Lança Perfume” (Rita Lee / Roberto de Carvalho)