Pesquisa realizada pela plataforma Mundo Mapping aponta que 96,9% aceitam produtos ou serviços como moeda de troca; turismo, vestuário e beleza estão entre as permutas preferidas pelos influenciadores
Uma pesquisa realizada pela Mundo Mapping, plataforma de gestão de influenciadores, revela um cenário positivo para as marcas que querem investir em 2024 no setor de marketing de influência. Isso porque, segundo os dados, apenas 3,1% dos influenciadores digitais não aceitam permutas como remuneração das divulgações. A grande maioria, 96,9%, está aberta a trabalhar com a modalidade, dos quais 48,2%, a depender do produto ou serviço ofertado como moeda de troca.
Com oito meses de atividade, a Mundo Mapping movimentou aproximadamente R$1 milhão em permutas entre empresas e influencers. O nicho mais movimentado na plataforma para esse modelo de negócio foi o turismo com 81% de presença nas campanhas. Em seguida, vestuário (3%) e beleza (2%). No turismo, os itens mais permutados foram passagens aéreas, viagens completas para destinos nacionais e internacionais, apólices de seguros, passeios noturnos de trem além de diárias em hotéis e pousadas. Influenciadores também negociaram em 2023 permutas de nichos variados, entre elas bicicletas, alimentação, vinhos, jantares e mentorias.
Maria Priscila Nabozni, fundadora da plataforma, enfatiza que em uma transação envolvendo permuta é fundamental ser honesto e transparente com os influenciadores. “É importante comunicar claramente todos os pontos, o estágio atual da marca, as tarefas planejadas na estratégia e quais benefícios e vantagens os influenciadores receberão, como produtos, serviços, descontos ou vouchers”, afirma.
Ainda segundo a executiva, a variedade de permuta testemunha a diversidade e a imaginação ilimitada dos usuários, que contribuem para tornar a plataforma um ambiente dinâmico. A Mundo Mapping oferece um serviço completo de cotações, acordos, permutas e contratação de influenciadores digitais para parcerias e campanhas. Existe uma criteriosa avaliação de cada influenciador cadastrado em busca de parceiros de divulgação, com análise no seu desempenho. Por sua vez, as marcas e empresas podem sugerir campanhas e ofertas após analisar a performance de cada perfil. Com oito meses de operação, a Mundo Mapping conta com mais de 8.000 influencers cadastrados, distribuídos em 60 nichos e presentes em 26 estados, mais Distrito Federal, além de 1.563 cidades.
O portfólio da plataforma conta com diversas campanhas bem-sucedidas, entre elas a ação internacional do Squad Girls, viagem das influenciadoras Camila Loures, Gabi Lopes, Flay e Gizelly Bicalho para curtir a neve de Bariloche. O Gabi Weekend, aniversário de 28 anos da influenciadora Gabi Lopes em Punta Cana. Também ocorreu a divulgação de sorteios de ingressos de jogos do Flamengo com a Assist Card, patrocinadora do clube, e a divulgação do show da Ivete Sangalo no Allianz Parque, patrocinado pela TAAG Linhas Aéreas de Angola.
Sobre a Mundo Mapping
A Startup Mundo Mapping possibilita a contratação de influenciadores digitais de forma fácil, objetiva e completa, alinhada às melhores práticas do mercado. A tecnologia 100% brasileira oferece às marcas e empresas o acesso para a contratação direta de mais de 8.000 influenciadores de 60 nichos. Com diversos benefícios para marcas e influenciadores, a Mundo Mapping viabiliza pagamentos de jobs e campanhas em dinheiro, permuta ou de forma híbrida, com escolha do prazo de pagamento personalizado.