Pedalar traz inúmeros benefícios para a saúde: conheça os principais

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Que pedalar traz inúmeros benefícios para a saúde, ninguém duvida. No entanto, muita gente pode se perguntar quais são essas vantagens para a saúde e se vale a pena o esforço de sentar em uma bicicleta e começar a pedalar. E, como qualquer blog sobre bicicleta pode comprovar, sim, vale muito a pena começar a pedalar se você está pensando em sua saúde.

Hoje em dia, há uma grande preocupação com a saúde em longo prazo e com a estética do corpo. Apesar da parte visual ser mais “importante” para as pessoas e ser muito melhorada com a bicicleta (falaremos sobre isso a seguir), o fato é que os benefícios para a saúde são, de fato, mais valiosos e devem estar em mente ao tomar uma decisão sobre qual exercício fazer.

Quer aprender como pedalar traz inúmeros benefícios para a saúde? Então siga a leitura do artigo abaixo com atenção!

Pedalar traz inúmeros benefícios para a saúde: veja 5 exemplos

1. Reduz colesterol

Ter o colesterol alto é um problema significativo, que pode gerar outras problemáticas maiores no longo prazo. O colesterol alto está ligado a uma série de doenças e, em alguns casos mais graves, pode ser um agravante na qualidade de vida da pessoa e um fator extra para atrapalhar a recuperação.

Por isso, é importante tentar mantê-lo sempre em um nível baixo. E o ciclismo ajuda com isso! Um dos seus principais benefícios é estimular mais o metabolismo, fazendo com que as substâncias que geram o colesterol LDL (que é o considerado ruim) sejam rapidamente queimadas, não dando tempo delas produzirem esse colesterol. Isso até libera a pessoa a conseguir comer um docinho ou algo do tipo sem se preocupar com essa questão.

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2. Regula pressão arterial e melhora circulação

Um dos benefícios da pedalada é o fato que ela melhora bastante o sistema cardiovascular. Não é por menos: o ciclismo é um exercício aeróbico e, portanto, é algo que exige bastante respiração e, assim, uma circulação acelerada. Ao trabalhar nesse nível, nosso sistema cardiovascular fica mais ativado e mais preparado para qualquer necessidade.

Além disso, a maior presença de oxigênio no sangue reduz a quantidade de placas e permite que o sangue flua melhor, regulando a pressão arterial e gerando melhor circulação no geral. É um exercício que traz muitos benefícios para a saúde do coração.

3. Rejuvenesce

Pode parecer improvável, mas é verdade: pedalar rejuvenesce. Um estudo feito pela Universidade de Birmingham, na Inglaterra, constatou que o ciclismo temo poder de garantir que a força muscular das pessoas e o seu sistema imunológico fiquem tão bons quanto de um jovem.

O estudo, comandado pela pesquisadora Janet Lord, comparou 125 ciclistas amadores com pessoas que não praticavam nenhuma atividade física, ou seja, sedentários. O resultado da análise constatou que as pessoas que pedalavam tinham o corpo mais jovem, com mais saúde e com maior imunidade. Até a pele era mais elástica e mais viva! Por isso, para garantir mais força muscular e uma melhor imunidade, é importante pedalar alguns quilômetros por semana.

4. Aumenta o fôlego

Você teme ter alguma doença respiratória? Precisa subir um lance de escada e já reclama da falta de fôlego? Então precisa começar a pedalar para corrigir essa questão. Isso mesmo: o ciclismo ajuda a melhorar o seu fôlego!

Lembra que dissemos que o ciclismo é um exercício aeróbico, do tipo que exige grandes trocas de respiração por muito tempo? Então, isso significa que ele está constantemente exigindo do seu sistema respiratório para processar oxigênio e entregá-lo ao sangue limpo que será bombeado pelo corpo. Dessa forma, seu organismo pode dar conta do exercício.

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Portanto, quanto mais você pedalar, mais vai trenar a sua respiração e melhor ela ficará. Assim, você não sentirá mais aquela falta de ar ao subir a escada ou uma ladeira pequena na rua.

5. Emagrece

Por fim, claro, pedalar é um dos exercícios que mais gasta calorias hoje em dia. Um treino de ciclismo em um ritmo moderado com 1 hora de duração pode gastar de 400 a 500 calorias. Isso é o equivalente a mais ou menos 25% ou 20% da necessidade diária de caloria de homens e mulheres (respectivamente). Nada mal, não é mesmo?

Portanto, pedalar é uma ótima maneira de aumentar o seu gasto calórico e conseguir reduzir o seu peso, caso tenha o interesse nisso, claro. Isso é muito importante agora que a maior parte da população adulta do Brasil está acima do peso ideal.

Pronto! Agora você já entendeu como pedalar traz inúmeros benefícios para a saúde. Esses cinco que listamos foram apenas alguns exemplos de como o ciclismo pode ser vantajoso para a sua saúde física. Além do corpo, ele também faz muito bem para o mental, trazendo mais alegria e aliviando o estresse acumulado no dia a dia. Portanto, é uma prática física muito vantajosa.

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