sexta-feira, outubro 18, 2024

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Para atrair colaboradores em potencial, empresa deve se vender

No recrutamento atual, empresa é que precisa se vender para potencial colaborador

Segundo vice-presidente do SERAC, concorrência na busca de bons profissionais é grande e exige mais atenção em etapas iniciais do processo de contratação

Como contratar de forma inteligente e conseguir novos colaboradores motivados e focados? De acordo com Carla Martins, vice-presidente do SERAC, hub de soluções corporativas, sendo referência nas áreas contábil, jurídica, educacional e de tecnologia, é preciso seguir algumas etapas importantes do processo de recrutamento. “Está cada vez mais desafiador contratar, por isso a empresa precisa focar em encantar o colaborador e mostrar que ele é importante. Com isso, maiores as chances de dar certo. Ele virá focado, motivado e já sabendo qual jogo jogar”, afirma.

A executiva, que é especialista em pessoas e processos, explica que existem algumas situações diferentes relacionadas ao recrutamento e elas devem ser avaliadas em etapas. “A primeira etapa é a consciência. Ela é voltada às pessoas que ainda não conhecem a empresa, mas precisam conhecer. Neste caso, a área de RH trabalha considerando que um dia esse potencial colaborador poderá procurá-la para considerar a empresa como uma possível empregadora”, diz Carla Martins. 

Segundo a vice-presidente do SERAC, na etapa de consciência é preciso considerar três fases. “Para encontrar os colaboradores que ainda não te conhecem, você pode primeiramente fazer um anúncio em plataformas online. Depois, pode usar o poder das mídias compartilháveis. Ou seja, você faz um anúncio de vaga e posta no instagram, no whatsapp e etc. As pessoas gostam de avisar sobre possíveis vagas, então esse anúncio tende a viralizar”, orienta. 

Trabalhar a personificação da marca também é importante para conectar em uma fase de consciência. “Significa mostrar a cara da empresa usando pessoas. Eu e meu irmão, Jhonny Martins, por exemplo, fazemos muito isso no SERAC e entendemos que isso conecta mais do que mídias prontas”, avalia a executiva. 

A especialista explica que existe uma outra fase, chamada consideração, que é voltada às pessoas que já conhecem a empresa. “Neste caso, é importante manter o site e as mídias bem apresentáveis e atualizados. O RH também deve estar atento a possíveis depoimentos de clientes e colaboradores no Google, no Linkedin e em outras mídias. Tudo isso é vitrine para o trabalho”, sugere a executiva. 

Carla Martins também ressalta que a etapa de entrevista é fundamental para vender a empresa ao potencial colaborador. “Anos atrás, achava-se que se a empresa estava ofertando uma oferta de emprego, cabia ao aspirante à vaga saber se vender, mas hoje acontece o contrário, pois a concorrência em busca de bons profissionais é grande. Atualmente, é a empresa que precisa  mostrar que vale a pena”, ressalta Carla Martins. 

De acordo com ela, é preciso que a empresa explique ao profissional em que posição ele vai entrar, mas também as possibilidades existentes para dali a alguns anos. “Da mesma forma, precisa contar se existe um trabalho de meritocracia ali, se a empresa prioriza algumas coisas, se faz festas e outros detalhes. Uma boa conversa na entrevista ajuda a vender tudo que a empresa oferece de bom e, caso a contratação dê certo, muito possivelmente a pessoa já entrará mais focada, motivada e com mais propósito para fazer dar certo”, conclui Carla Martins.

Sobre Carla Martins:

Carla Martins é  vice-presidente do SERAC. Atende grandes empresários e personalidades da mídia, direcionando o crescimento sustentável de diversos negócios. Possui qualificação e acredita muito no poder de gestão de negócios e no empreendedorismo feminino.

Como Vice-Presidente do SERAC busca direcionar novos empresários a alcançarem o próximo nível com soluções contábeis, jurídicas e de gestão, impactando positivamente vidas de clientes, parceiros, colaboradores, amigos e familiares. Carla é contabilista formada em Marketing pela ESPM e pós graduada em Big Data e Marketing. @soucarlamartins 

Sobre o SERAC:

O SERAC é um hub de soluções corporativas, sendo referência nas áreas contábil, jurídica e de tecnologia. Com quase 300 colaboradores atendemos mais de 3.500 clientes recorrentes presentes em 20 estados brasileiros, independentemente do porte ou opção tributária.

Entre seus clientes estão grandes marcas como XP Investimentos, G4 Educação, Óticas Diniz, Mundial Calçados e, também, empresários e personalidades da mídia, como Flávio Augusto, Joel Jota, Caio Carneiro e Thiago Nigro, contando com equipe especializada no mercado digital. Instagram: @sou_serac

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