quinta-feira, 15 abril, 2021

Alan Boladão exalta positividade na Música “Num Dia Desses”

Em tempos de distanciamento social, a música tem sido uma grande aliada para trazer conforto e esperança às pessoas. E foi assim...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Caso Henry: Empregada admite ter visto menino com ‘cara de apavorado’ após agressões de Jairinho

A empregada doméstica Leila Rosângela de Souza Mattos prestou um novo depoimento na 16ª DP (Barra da Tijuca), na quarta-feira (14), sobre...

Após eliminação, Renato Gaúcho não é mais técnico do Grêmio

Comandante não resistiu à pressão interna e a sua saída foi decidida em reunião nesta quinta-feira Fim da...

STF forma maioria para anular condenações de Lula

Com a decisão, o petista se mantém elegível e apto a disputar as próximas eleições presidenciais O Supremo Tribunal...

Brasil registra 3º dia seguido com mais de 3 mil mortes

Brasil possui o segundo maior número de mortes por covid-19 no mundo, atrás somente dos Estados Unidos O...

O Parto Prematuro Como Fator de Para o ao Longo da Vida

Você Sabia Que O Prematuro É Um Fator De Risco Para Futuros Transtornos Do Neurodesenvolvimento, Problemas Comportamentais, Cognitivos E Emocionais? Vamos Entender O Que Está Por Trás Disso.

O Dia Mundial da Prematuridade e as Estatísticas

Dia Mundial da Prematuridade,  comemorado em novembro de cada ano, também chamado de Dia Internacional da Sensibilização para a Prematuridade, desde 2009 em 50 países, entre eles, , Canadá, , Portugal e Austrália, tem como objetivo a conscientização sobre a prevenção da prematuridade, além de buscar estratégias que venham a diminuir a alta taxa de prematuridade que ocorrem a cada ano; cerca de 15 milhões de partos antecipados, ou seja, com algum grau de prematuridade, no mundo.

E essas taxas de nascimentos prematuros vem aumentando, em grande parte, nos países cujos dados apresentados são confiáveis.

Os países mais problemáticos são os de baixa renda, com 11,8%, seguido pelos países de média renda, 11,3%, e países de alta renda, com 9,3% dos casos.

A posição do Brasil é preocupante, com a taxa de 11,7% de partos prematuros no ano de 2010, ficando na décima posição entre os países mais problemáticos. Segundo estudo nacional, apresentado pela UNICEF (2013).

As complicações no período perinatal, compreendidas entre as 22 semanas completas de gestação, até os 7 dias após o nascimento, e no período neonatal (do nascimento aos 28 dias de ) podem prejudicar a evolução no desenvolvimento desses bebês, além da imaturidade neurobiológica que se apresentará sob vários aspectos.

Segundo a Dra. Gesika Amorim, Pediatra, Neuropsiquiatra Infantil, especialista em Tratamento Integral do Autismo e Neurodesenvolvimento – O cérebro da criança a termo após o nascimento duplica de tamanho até os nove meses. Cada neurônio, após o nascimento, forma pelo menos cem mil sinapses ou “pontes” entre si. Obviamente, o nascer prematuro trará um prejuízo nessa conectividade, com uma redução do número destas sinapses, além do prejuízo na formação da Glia (alimentação, suporte e defesa do SNC), outras células que amadurecem nesse período.

Veja Também  Nasce Zaya, segunda filha de Simone e Kaká Diniz
Veja Também  Como viajar pode interferir na saúde da tua pele?

Bebês prematuros estão propícios a apresentarem patologias decorrentes da própria internação em UTI neonatal, todas complicadoras diretamente do neurodesenvolvimento; a falar apneia (falta de respirar), doenças pulmonares, sangramento no cérebro, distúrbios de pressão, etc.

Dra. Gesika Amorim faz um alerta – O mais importante é fazer um pré-natal de qualidade para diminuir as chances dos partos prematuros que acarretarão em doenças sérias ao da vida. O ideal é que a mãe entre em de parto, ou mesmo se isso não ocorrer, que a criança nasça apenas após as 39 semanas, quando há menos risco de complicações. Repetindo: trabalho de parto adiantado é sempre um risco para mãe e para o bebê.

Os Riscos e o Perigo Real.

Os recém-nascidos prematuros, segundo a Organização Mundial da Saúde, são os nascidos antes de atingir as 37 semanas completas de gestação. Segue abaixo a classificação:

  • Menos 28 semanas: prematuro extremo. sobrevivência de 50 % em países desenvolvidos. Problemas visuais, motores, paralisia cerebral, retardo mental, risco elevado para TEA.
  • 28 a 32 semanas: Muito prematuro. Podem apresentar ansiedade, TEA, TDH, problemas na linguagem e no comportamento, dificuldades nas interações sociais e nos relacionamentos afetivos. Baixo rendimento escolar e de aprendizado.
  • 32 a 37 semanas: Prematuro moderado e prematuro tardio. Desempenho escolar medíocre em comparação com crianças que nasceram dentro do período adequado. Sério risco de problemas comportamentais e atencionais.

Segundo a Dra. Gesika Amorim, que além de Pediatra e Neuropsiquiatra infantil, também está à frente há 25 anos de uma Unidade Neonatal, e por isso, ressalta sobre os perigos das cesáreas agendadas.

Segundo a especialista, não se deve marcar cesárea, seja por qualquer motivo, salvo por indicação precisa do médico“Pela minha experiência já vi muitas complicações, problemas graves por causa desse procedimento. As pessoas leigas, acreditam que o bebê nasceu com dois quilos está ótimo, mesmo com 37 semanas. Isso é um problema sério. Essa criança pode mamar, dormir, sorrir e não ter convulsões, mas lá na frente, com 4, 5 ou 6 anos de idade, ela poderá sim apresentar uma tendência maior aos distúrbios de aprendizado, a ter uma deficiência de leitura, ter TDAH ou um Transtorno de Ansiedade. Então, existe SIM uma correlação entre o nascer abaixo de 37 semanas, ser prematuro, baixo peso, internar em UTI neonatal e evoluir com transtornos neuropsiquiátricos. A prematuridade causa maior incidência de autismo, déficit intelectual, prejuízo escolar e transtornos disruptivos.”

Outros Problemas

Veja Também  Você pensa em longevidade para sua vida? E para o seu dinheiro?
Veja Também  Nasce Raika, filha de Alok e Romana Novais, após parto prematuro

Uma das grandes barreiras também é a crendice popular, o costume de, por exemplo, querer que a criança nasça no mesmo dia do aniversário do pai ou da mãe, ou mesmo de algum parente, como forma de homenagem. É muito comum também encontrarmos pessoas que consultam astrólogos para verificarem qual a data mais favorável para o nascimento de seus filhos, segundo as posições astrológicas.

“É preciso alertar os pais que acreditam que é possível marcar uma data para o nascimento do bebê, seja por qualquer motivo, sem que haja consequências negativas. Marcar a data para o nascimento é algo QUE NÃO SE DEVE FAZER sem que haja uma indicação médica precisa” – completa a Dra. Gesika Amori: Deixe que a criança escolha a hora que ela deve nascer”.

CRÉDITOS:

Dra Gesika Amorim é Médica Pediatra e Neuropsiquiatra com ênfase em saúde

mental e neurodesenvolvimento infantil. É pós graduada em psiquiatria, e neurologia

clínica.  É também referência no Tratamento de TEA- Transtorno do Espectro Autista com utilização de HDT – Homeopatia Detox – Tratamento Integral do Autismo E Medicina Integrativa.

www.dragesikaamorim.com.br

Instagram: @dragesikaautismo

Comentários

Latest Posts

Caso Henry: Empregada admite ter visto menino com ‘cara de apavorado’ após agressões de Jairinho

A empregada doméstica Leila Rosângela de Souza Mattos prestou um novo depoimento na 16ª DP (Barra da Tijuca), na quarta-feira (14), sobre...

Após eliminação, Renato Gaúcho não é mais técnico do Grêmio

Comandante não resistiu à pressão interna e a sua saída foi decidida em reunião nesta quinta-feira Fim da...

STF forma maioria para anular condenações de Lula

Com a decisão, o petista se mantém elegível e apto a disputar as próximas eleições presidenciais O Supremo Tribunal...

Brasil registra 3º dia seguido com mais de 3 mil mortes

Brasil possui o segundo maior número de mortes por covid-19 no mundo, atrás somente dos Estados Unidos O...

MAIS VISTAS

Influencer por um dia? Com Kwai você pode ganhar dinheiro por seus vídeos

O aplicativo de vídeos curtos com mais de 7 milhões de usuários brasileiros ativos diariamente quer mudar a vida das pessoas...

Luisa Sonza tem nude postado em rede social e desabafa: VEJA FOTO!

A cantora Luisa Sonza, casada com o humorista Whindersson Nunes, foi alvo de um ataque em sua rede social, na manhã deste domingo (03). O invasor...

Foto íntima de Rodolffo, do ‘BBB21’, vaza e nude do cantor movimenta web. Veja reações!

Uma suposta foto íntima do sertanejo Rodolffo foi exposta nas redes sociais nesta segunda-feira (08). Ex-marido da influenciadora Rafa Kalimann e atual participante do...

Capa da Sexy, Alyne Lary rouba a cena em live com Valesca Popozuda e PK Delas

De lingerie, ela abusou da sensualidade e não economizou no rebolado Sucesso nas redes sociais por suas lives proibidonas,...

Influencer Jaqueline Santos viraliza na internet com vídeo polêmico

Influencer e , Jaqueline Santos, viraliza em Tik Tok e em menos de 48 horas ultrapassa a marca de 700 mil visualizações...

COMO VOCÊ GASTA O SEU TEMPO?

Assine a newsletter do PORTAL !YOBA e receba conteúdo exclusivo para seu dia.

Comentários