quinta-feira, dezembro 12, 2024

Últimas Notícias

O crescimento da energia solar no mundo

Os painéis fotovoltaicos têm despontado em todo o mundo como protagonistas da transição energética, que vem ganhando cada vez mais força

A energia solar tem avançado rapidamente em todo o mundo e se apresenta como uma das principais alternativas como uma matriz energética sustentável. Em países como Brasil, China e Estados Unidos, o uso dessa fonte de energia limpa está crescendo de maneira exponencial, muito por conta da economia nos custos e da eficiência tecnológica. 

O mundo e a energia solar

Com o aumento da demanda por eletricidade, a energia solar vem ganhando cada vez mais destaque na matriz energética global. Segundo uma matéria da DW Brasil, enquanto em 2015 esse tipo de eletricidade era de somente 1% da matriz, em 2024 ela alcançou 6%, com tendência de crescer ainda mais nos próximos anos. 

Somente em 2023 foram instaladas usinas fotovoltaicas em todo o mundo com capacidade total de 447 gigawatts (GW). Com isso, em apenas um ano, a produção solar global cresceu 38%, chegando a 1.624 GW.

Esse crescimento supera a expansão de outras fontes consideradas sustentáveis, como a energia eólica (+117 GW) e o carvão (+70 GW), concentradas nas regiões da China e da Índia. Fontes como gás natural, hidrelétricas e biomassa tiveram aumentos tímidos em comparação, enquanto a energia nuclear diminuiu 2 GW, por conta do fechamento de usinas antigas. 

Projeções elaboradas pela SolarPower Europe indicam que a energia solar vai crescer ainda mais nos próximos anos, chegando até 20% a mais da capacidade anual. Até 2028, espera-se que sua capacidade global chegue a 5.117 GW e ultrapasse a produção combinada das matrizes de carvão, gás e petróleo. 

E o Brasil?

Em terras tupiniquins, iniciativas como o Marco Legal da Geração Própria de Energia têm incentivado consumidores a adotarem sistemas solares. Com isso, existe uma movimentação para a descentralização da energia e a redução dos custos em longo prazo. 

Segundo mapeamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), em 2024, o Brasil atingiu a marca histórica de 14 GW de potência operacional gerados por fontes fotovoltaicas. Com isso, essa matriz energética ultrapassou a potência instalada da usina hidrelétrica de Itaipu, uma das principais do país.

Além disso, algumas empresas têm ampliado os investimentos nesse tipo de matriz energética no país. O plano é cobrar a capacidade instalada em residências e indústrias até 2026, o que só reforça o potencial econômico e ambiental desse tipo de energia. 

As vantagens e desvantagens da energia solar

Vantagens

Uma das principais vantagens da energia solar é sua sustentabilidade, já que ela reduz as emissões de CO2 e diminui o uso de combustíveis fósseis. Segundo a ABSOLAR, desde 2012, mais de 18 milhões de toneladas de CO2 foram evitadas no Brasil graças a geração solar. 

Além disso, a energia solar também apresenta uma saída para contas de luz mais baratas, tanto para indústrias quanto para residências. Sem contar que é uma matriz energética muito mais sustentável do que as usadas hoje em dia, como já foi abordado anteriormente. 

Desvantagens

Como nem tudo são flores, as desvantagens incluem custos altos de instalação, além da dependência de condições climáticas favoráveis para a captação de luz solar. Entretanto, até mesmo esses fatores têm sido mitigados graças a tecnologia. Atualmente existem sistemas de armazenamento até mesmo para aumentar a eficiência dos painéis solares. 

Antes da contratação, é importante que se pesquise por “energia solar vantagens e desvantagens”, porém é inegável que ela continuará desempenhando um papel central na transição energética em todo o mundo. Com isso, ela traz benefícios significativos para a sustentabilidade e economia.

Latest Posts

MAIS VISTAS

×