Especialista da marca ainda reitera a importância da manutenção do automóvel em zonas de muito tráfego
São Paulo, agosto de 2024- De acordo com dados divulgados pelo IBGE em 2022, até maio daquele ano, aproximadamente 1,2 milhão de pessoas trabalhavam no setor de transporte de passageiros e entrega de mercadorias. Desse total, 60,5% eram motoristas de aplicativo ou taxistas.
Os veículos utilizados por motoristas profissionais enfrentam condições de uso muito mais rigorosas. Eles podem utilizar seus carros até dez vezes mais do que os outros condutores e enfrentam trânsito intenso, baixas rotações do motor e paradas frequentes com maior regularidade. Devido a essas condições, a NTK, marca da Niterra e especializada em sensores do sistema de injeção, apresenta os cinco sistemas que merecem atenção redobrada para motoristas profissionais:
1- Lubrificação, óleo e filtros: Esses componentes devem estar em conformidade com o plano de manutenção da montadora, estão diretamente ligados a vida útil do motor.
2- Arrefecimento e fluido de arrefecimento: Esse fluido, essencial para a troca de calor entre o motor e o radiador, deve estar sempre em bom estado. Para preservar o fluido, deve-se evitar o uso de água de torneira ou não desmineralizada, verifique o nível correto regularmente, caso esteja baixando é indicativo de irregularidade no sistema.
3- Undercar, condições dos pneus, suspensão e freios: A segurança do veículo depende diretamente do estado desses componentes. A manutenção deve ser realizada por profissionais qualificados, utilizando ferramental específico.
4- Sistema de injeção e ignição: O sistema de injeção mede a massa de ar e calcula a quantidade de combustível injetado no motor, enquanto o sistema de ignição inflama a mistura ar-combustível. Ambos requerem manutenção específica.
5- Sistema de iluminação e luzes de sinalização e advertência: A inspeção dessas luzes é uma tarefa simples que pode ser realizada pelo próprio condutor, garantindo que todas estejam funcionando corretamente, a correta sinalização e visualização do automóvel, garante a segurança, não somente dos motoristas como dos outros usuários da via.
Manutenção em condições severas
Nas condições de uso urbano, a rotina dos motoristas de aplicativo e taxistas é considerada de uso severo. Assim, a manutenção por quilometragem é a melhor opção. Para facilitar, as montadoras elaboram em seus manuais um plano de manutenção com quilometragens recomendadas e itens que devem ser verificados e substituídos. Elas também alertam sobre as condições de uso severo e recomendam a redução da quilometragem para manutenção nesses casos.
“Frequentemente, essas manutenções são vistas como um gasto adicional com o automóvel. No entanto, asseguram a segurança, a economia de combustível, o nível correto de emissões e, especialmente para essas categorias onde o custo com o combustível é altamente impactante, garantem uma maior durabilidade do veículo”, afirma Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da Niterra.
Para melhorar a dirigibilidade dos motoristas, a NTK oferece diversos sensores: como os sensores de ABS que medem a velocidade das rodas para evitar travamentos; o sensor de velocidade do veículo ajuda a evitar infrações e excesso de velocidade; o sensor de temperatura do líquido de arrefecimento previne o superaquecimento; o sensor MAP mede a pressão absoluta no coletor de admissão para o cálculo correto do combustível injetado; a sonda lambda avalia como foi a queima da mistura ar-combustível e a eficiência do catalisador; e o sensor de nível de combustível indica a quantidade no tanque, evitando paradas inesperadas; interruptores de pressão de óleo, que alertam ao condutor quando há baixa pressão no sistema de lubrificação. Além desses, outros componentes da marca estão disponíveis no mercado de reposição. Já com a marca NGK a empresa disponibiliza uma linha completa para o sistema de ignição.
Sobre a Niterra
A multinacional NGK SPARK PLUG entrou em um processo de expansão e passou a se chamar Niterra Co., Ltd. Fundada em 1936, em Nagoia, no Japão, é a maior fabricante e especialista mundial em velas de ignição, com forte presença em todos os continentes. No Brasil, a empresa atua há 65 anos, conta com cerca de 1.300 funcionários e possui uma fábrica com 625 mil m² em Mogi das Cruzes (SP). Em 2023, a companhia passou a se chamar oficialmente Niterra – a combinação das palavras latinas niteo e terra, que significam, respectivamente, “brilhar” e “planeta terra”. Trata-se de um marco na história do grupo o novo nome, que expressa o comprometimento em contribuir para uma sociedade mais ambientalmente sustentável e um planeta mais brilhante, bem como reflete tanto a jornada da empresa pela expansão contínua de seu portfólio de negócios quanto as transformações em curso na indústria automotiva, conforme o Plano de Gestão de Longo Prazo NGK SPARK PLUG 2030, que estabelece a direção da organização em cinco diferentes segmentos: Mobilidade, Medicina, Meio Ambiente & Energia, Comunicações, e Agronegócio. As marcas NGK e NTK (componentes automotivos) foram mantidas para ambos os negócios. Para mais informações, acesse http://www.ngkntk.com.br/..