sábado, setembro 7, 2024

Últimas Notícias

NTK explica sobre as duas principais usabilidades dos interruptores de pressão de óleo

Especialista da marca ainda alerta sobre as principais falhas que os interruptores podem apresentar aos motores

São Paulo, julho de 2024-  Monitorar a pressão do óleo no motor é essencial para a saúde do veículo. Os fabricantes estabelecem uma pressão mínima de trabalho para garantir a lubrificação adequada do motor. Nesse contexto, os interruptores de pressão de óleo são cruciais para a segurança e durabilidade dos veículos. Com o objetivo de desmistificar sua aplicação e destacar suas funções, a NTK, marca da Niterra, multinacional japonesa que também detém a marca NGK, especialista em componentes para sistemas de ignição, apresenta os dois principais sistemas que se beneficiam da atuação desses componentes.

Sistema de lubrificação do motor: Localizados no sistema de lubrificação, os interruptores indicam quando a pressão do óleo está abaixo do mínimo especificado pelo fabricante. Ao ligar o contato, a luz de óleo no painel deve acender e apagar após a partida. Se a luz permanecer acesa com o motor em funcionamento, é sinal de baixa pressão de óleo, e o motorista deve desligar o motor imediatamente para evitar danos.

Sistemas hidráulicos pressurizados: Utilizados em veículos de carga, os interruptores de pressão de óleo monitoram a pressão nos acionadores hidráulicos, garantindo o funcionamento adequado e seguro desses sistemas.

Falhas e substituição dos componentes

Um dos principais sinais de falha em um interruptor de pressão de óleo é o vazamento de óleo, frequentemente causado pelo ressecamento da peça devido ao envelhecimento. Para verificar se o interruptor está funcionando corretamente, observe se a luz de óleo acende ao ligar o contato e apaga imediatamente após dar partida no motor. Caso contrário, uma verificação do sistema é necessária.

“Os interruptores fornecem proteção ao motor ao indicar quando a pressão do óleo está baixa. Quando a luz de óleo acende no painel, é um sinal de alerta para o condutor parar o veículo com segurança e buscar auxílio profissional. Agir imediatamente pode prevenir danos graves ao motor, garantindo que problemas sejam identificados e resolvidos rapidamente”, afirma Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da Niterra.

Quando a luz de óleo acende no painel, pode significar uma série de problemas no motor como a formação de borras no sistema de lubrificação que levam ao entupimento do sistema, folgas internas excessivas, que levam a perda de pressão no sistema, falhas na bomba de óleo e até mesmo baixo nível de óleo lubrificante ou aplicação de óleo fora de especificação. Um profissional poderá identificar a real causa do problema. Quanto ao vazamento de óleo, ele pode ser facilmente identificado visualmente, nível de óleo abaixando e até mesmo, por presença de manchas de óleo no piso da garagem, neste caso busque auxílio de um profissional.

Mori também alerta sobre a aplicação de produtos de limpeza interna de motores, conhecidos como flushing de motores, que podem causar o ressecamento da membrana interna do interruptor e dos vedadores de óleo. “Antes de aplicar esses produtos, verifique a compatibilidade.”

Recentemente, a NTK expandiu seu portfólio com o lançamento de novos interruptores de pressão de óleo. Este movimento visa fornecer componentes de alta qualidade para o mercado de aftermarket automotivo, garantindo que os consumidores tenham acesso aos melhores produtos disponíveis.

Sobre a Niterra

A multinacional NGK SPARK PLUG entrou em um processo de expansão e passou a se chamar Niterra Co., Ltd. Fundada em 1936, em Nagoia, no Japão, é a maior fabricante e especialista mundial em velas de ignição, com forte presença em todos os continentes. No Brasil, a empresa atua há 64 anos, conta com cerca de 1.300 funcionários e possui uma fábrica com 625 mil m² em Mogi das Cruzes (SP). Em 2023, a companhia passou a se chamar oficialmente Niterra – a combinação das palavras latinas niteo e terra, que significam, respectivamente, “brilhar” e “planeta terra”. Trata-se de um marco na história do grupo o novo nome, que expressa o comprometimento em contribuir para uma sociedade mais ambientalmente sustentável e um planeta mais brilhante, bem como reflete tanto a jornada da empresa pela expansão contínua de seu portfólio de negócios quanto as transformações em curso na indústria automotiva, conforme o Plano de Gestão de Longo Prazo NGK SPARK PLUG 2030, que estabelece a direção da organização em cinco diferentes segmentos: Mobilidade, Medicina, Meio Ambiente & Energia, Comunicações, e Agronegócio. As marcas NGK (componentes automotivos) e NTK (sensores) foram mantidas para ambos os negócios. Para mais informações, acesse http://www.ngkntk.com.br/..

Latest Posts

MAIS VISTAS

×