Pós-pandemia, setor teve crescimento em faturamento, frequentadores e inserção de novas tecnologias
Dados da pesquisa realizada em 2023 pela Associação Brasileira de Motéis (ABMotéis), sobre hábitos dos hóspedes e do setor moteleiro, mostram que a maior faixa-etária dos frequentadores é de 30 anos a 39 anos, que corresponde a 68% dos entrevistados em todo o Brasil. Outro dado interessante é que 85% dos frequentadores estão em um relacionamento estável ou seja, são casados, noivos ou namorados, o que reforça a imagem positiva que o segmento vem buscando nos últimos anos, por meio de muito trabalho e grandes investimentos, de que motel não é um local para encontros descompromissados.
A pesquisa reforça que o perfil dos frequentadores realmente mudou. Hoje, qualidade do serviço oferecido e conforto estão à frente do quesito preço na hora de escolher um motel e isso reflete diretamente na fidelização do cliente. Para se ter ideia, 45% dos entrevistados têm cerca de três motéis que costumam frequentar e raramente visitam um novo. Além disso, 78% gostam de fazer refeições no local, especialmente jantar (52%), o que mostra que quanto mais opções de lazer, melhor. “Os empresários do setor entenderam que era preciso inovar para fidelizar o público que já frequentava e despertar o interesse de quem nunca teve a oportunidade de ir. Para isso, grandes investimentos foram e continuam sendo feitos em arquitetura, novas tecnologias e opções de entretenimento para agradar os mais diferentes públicos”, comenta a presidente-executiva da ABMotéis, Larissa Calabrese. Na pesquisa foram ouvidas mil pessoas, residentes em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Curitiba, Belo Horizonte, Brasília e Manaus.
Investimento: o segredo do sucesso
De acordo com o sócio-proprietário do grupo LHG, Leonardo Dib, a motelaria segue fazendo investimentos maciços no setor. Ele explica que os que estão sendo feitos em sua rede de motéis, realizados no período pós-pandemia, garantiram a sua sobrevivência no mercado, que vem se reinventando e se renovando. “Desde o fim da pandemia, nós inauguramos o motel Andar de Cima, que é um novo conceito de motel verticalizado, que fica na região da República, no centro de São Paulo. Montamos o motel do zero e fizemos um investimento de 100% na criação de uma nova comunidade com 28 suítes, que ocupam os três andares de um prédio em frente ao Copan.”
Motel Andar de Cima – Foto: Reprodução
Dib cita também o retrofit total que está sendo realizado no antigo motel Guarujá, na região da Lapa, também na cidade de São Paulo, que receberá a marca Lush (referência em qualidade e sofisticação entre os motéis). “Já temos 39 suítes reformadas, sendo 12 com piscina, hidromassagem, sauna e teto solar. A ideia é que até o final de 2025 todas as unidades estejam reformadas, além da fachada, que corresponderá a 52 suítes. Também está em nosso planejamento a reforma do Lush Ipiranga para o ano que vem”, revela, ao explicar que o empresário que deseja se manter sempre na vanguarda da motelaria precisa reservar sempre uma parte da renda para investimentos contínuos em manutenção e estar preparado para um reposicionamento de marca completo, que inclui ações de marketing neste pacote também. A projeção de crescimento da rede com estes investimentos para 2025 é duplicar o número de operações atuais: “Hoje, estamos com quatro operações. Ao final de dois anos, pretendemos passar para oito operações”, completa Dib.
Novas tendências
Segundo o CEO do Drops Motel e da Escola de Motelaria, Vinícius Roveda, é importante os motéis se adaptarem a essas tendências para permanecerem competitivos. “Hoje, temos muito conteúdo na internet e, além disso, há vários eventos do setor que são excelentes para acompanhar o que está acontecendo. Por exemplo, a Equipotel, a Escola de Motelaria Ao Vivo e o Motel Xperience, organizado pela ABMotéis”, afirma o empresário.
Roveda destaca também o uso de novas tecnologias nas reservas e nas reformas de acomodações para os clientes. Segundo ele, são investidos cerca de 10% do faturamento global do grupo todos os anos. “Temos alguns movimentos bem interessantes. O primeiro são as reservas imediatas online, via plataforma do Guia de Motéis Go, assim como o uso da inteligência artificial para auxiliar nos contatos com clientes. Há também um crescimento nas hospedagens de diárias para turismo e negócios nos motéis, sendo uma importante fonte de receita nos dias de semana.”
Por sua vez, Dib chama atenção para a melhora da qualidade das suítes, principalmente para os casais de relacionamento estáveis, pois são os clientes mais exigentes. “A demanda por um serviço de qualidade diferenciado é uma tendência. Precisamos cada vez mais investir na jornada do consumo completa desde o momento que ele faz a pesquisa, investindo de maneira maciça em branding, marketing, além de estabelecer essa possibilidade da jornada digital, por meio de reservas antecipadas, reservas para ir agora ou programadas. Também é necessário ter quartos reformados, com ambientes confortáveis, com uma boa gastronomia e pacotes de experiências”, completa Dib.
Outro exemplo é o motel Fantasy, localizado em Salvador, BA, que inaugurou recentemente a suíte Spa, com projeto assinado pelo arquiteto, Ricardo Freire, especialista em motéis. A suíte Spa representa bem esse novo conceito em um espaço de 60 m² com pé direito duplo, hidro spa Jacuzzi, box vitrine, projeto luminotécnico e acústico, automação por comando de voz, espaço instagramável com balanço em led, adega, frigobar com porta de vidro, cafeteira, duas smart tvs e muito mais, trazendo design, conforto e tecnologia de ponta.
De acordo com o empresário, Adroaldo Neiva, sócio do Fantasy, foram investidos R$ 250 mil somente na reforma dessa suíte, que levou três meses para ficar pronta. Além da suíte Spa, o Fantasy também já lançou as suítes Acqua e Design, ambas dentro do padrão da nova motelaria.
Sobre a ABMotéis
A Associação Brasileira de Motéis (ABMotéis) é a única representante do setor moteleiro no Brasil e possui mais de 515 motéis associados. A entidade conta com diretores presentes em 17 estados e no Distrito Federal. Sua missão é trabalhar pela profissionalização do setor com o objetivo de valorizar o motel como um meio de hospedagem seguro para casais que buscam lazer e entretenimento.