sexta-feira, 23 outubro, 2020

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Moda íntima 60+: que lingerie querem as mulheres acima dos 60

De acordo o Censo de 2020, o Brasil tem 28 milhões de idosos – ou seja, pessoas acima de 60 anos. Isso corresponde a cerca de 13% da população e a tendência que esse percentual cresça ainda mais nos próximos anos, com o aumento da expectativa de vida. 

No entanto, esses números não se refletem no mercado e publicidade de alguns tipos de produtos, os da íntima. Há uma noção de que idosos não são um público consumidor ativo, o que se acentua quando se trata de preservativos, artigos de sex shop e lingeries

“Pela minha intuição, acredito que as pessoas têm o hábito de relacionar velhice à falta de sexo e vaidade. Vejo muito isso quando falo para uma amiga ou seguidora que vou me depilar. Muitas respondem ‘Para quê?’’, afirma Patida Mauad. Com 61 anos, a comunicadora e modelo produz seu próprio blog e o perfil @pamauad no Instagram.

Patida Mauad, 61 anos, é a responsável pelo blog patida.com | Foto: Luiz Cersosimo

A frustração da blogueira, que recentemente fechou contrato para fotografar um editorial de , parte também do fato de que de moda íntima raramente escolhem modelos mais velhas para ilustrarem seus catálogos. “Há um equívoco de que é necessário ter um conjunto de lingerie específico para o idoso, mas não é. O  que você usa, eu posso usar”, aponta.

O conceito de lingerie para idosos

Patida conta que buscava lingeries adequadas para fazer um fotográfico, mas depois de se deparar apenas com calcinhas grandes e de cores neutras, que em nada contribuiam para valorizar seu corpo, desistiu.

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No que se refere a roupas como sutiã e calcinha, o imaginário social ainda associa as idosas a peças grandes e não atraentes. Mas é fácil perceber que essa realidade está mudando. 

Helena Schargel é prova disso. A avó de 80 anos chamou atenção ao lançar, no ano passado, sua própria coleção de roupas íntimas, focadas em mulheres com mais de 60 anos. Mas a linha, feita em com a marca Alto Giro, é apenas um detalhe.

Schargel, que trabalhou muitos anos com moda, é também modelo de suas lingeries. Em seu perfil no Instagram, informa aos seus mais de 25 mil seguidores: “Sou uma menina de 80 que encoraja mulheres a saírem da invisibilidade”.

A coleção conta com peças de lingerie sexy, adotando elementos como renda e animal print. E o sucesso da iniciativa comprova que há uma forte demanda do público maduro por peças íntimas de qualidade e de tipos variados. 

Falta de investimento no público mais velho

Mauad conta que, nos últimos anos, vem sendo chamada para pesquisas de público-alvo de empresas. Nesses estudos, os profissionais de Marketing analisam o que cada pessoa pensa do produto, a fim de entender melhor como atingir sua clientela. 

Na primeira pesquisa que participou, a faixa etária feminina era entre 50 e 80 anos. Esse pode ser um sinal positivo de que as marcas estão começando a enxergar os idosos como possível público consumidor. Mas, ainda de acordo com Patida, há um longo caminho pela frente. 

“Sempre associaram os idosos a pessoas que não consomem, que não frequentam academias, que não fazem sexo, pessoas doentes”, enumera a comunicadora. E, infelizmente, isso não se dá apenas no universo da moda íntima. 

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Uma pesquisa da Universidade Positivo analisou propagandas de dez dos maiores anunciantes do país, de diversos setores, e o resultado é significativo: apenas 3% das propagandas tinham personagens idosos. E, quando são inseridos no elenco, costuma ser de forma estereotipada e limitada. 

Por outro lado, dados mostram que há um filão a ser explorado junto a esse público. Um estudo feito em 2019 pelo Instituto Locomotiva e pela Bradesco Seguros afirma que R$1,8 trilhão movimentados anualmente no Brasil são de consumidores com mais de 50 anos. 

Isso significa quase 42% de toda atividade financeira de pessoas físicas no país. Portanto, investir em um público-alvo idoso não é apenas democrático mas pode ser também lucrativo.

Atendimento inadequado também afasta consumidores

Outra questão que afasta os idosos de lojas é a falta de atendimento qualificado para clientes acima de 60 anos. Apesar de terem poder aquisitivo para comprarem os produtos, poucos vendedores os encaram como potenciais clientes.  

“Hoje em dia, o atendimento é péssimo. Na maioria das vezes, uma mulher de 60 tem mais dinheiro para gastar do que uma de 20, mas não é tão bem atendida”, afirma Patida. A recepção pouco acolhedora por parte dos vendedores não é um problema identificado apenas pelas mulheres mais velhas quando se trata de lingerie. 

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A análise feita pelo Instituto de Estudos e Marketing Industrial em 2015 afirmou que o bom atendimento é uma das variáveis mais importantes na hora da cliente optar por comprar ou não uma peça íntima, conforme mencionado por 42% das entrevistadas. Ou seja, é um fator mais importante do que preços baixos e bons descontos. 

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Atualmente, em função da pandemia, as compras de lingerie tem acontecido muito por e-commerce, mas outros fatores também prejudicam as vendas, inclusive nesse formato. Um deles é a já mencionada falta de representação na gama de modelos apresentadas no site, em sua maioria jovens.

A falta de interesse em disponibilizar produtos que dialogam com diversos perfis marca esse mercado. Tamanhos reduzidos, caimento pouco favorável e desconfortável são alguns dos fatores que afastam mulheres mais velhas de muitas lojas do meio.

“Eu gosto de lingerie confortável, que não marca e sem elástico. Existem muitos tecidos ótimos para a confecção desse tipo de lingerie, mas não é tão fácil de encontrar”, lamenta Patida.

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