sábado, 16 janeiro, 2021

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Mind Skills: as habilidades mentais que são a para uma vida produtiva

Método traz dicas sobre multitarefa e força de e potencializa a produtividade de forma efetiva

Se você, a grande maioria dos profissionais, está continuamente com a sensação de que o tempo que tem disponível não é o bastante para dar conta de todas as demandas que precisa, certamente ser mais produtivo pode ser o diferencial que precisa para potencializar seus resultados e ainda ter mais qualidade de .

Não é de hoje que se fala na importância de saber gerenciar o tempo para ser um profissional de sucesso, mas há muito tempo as técnicas de gerenciamento de tempo tradicionais se mostram ineficazes para lidar com a avalanche de atividades que nos impomos diariamente.

Por isso a ciência tem mostrado que, mais que conhecer as soft skills de gerenciamento do tempo, é preciso desenvolver as  que nos levam à produtividade.

Mind Skills é o método criado pela professora de MBA, Especialista em Desenvolvimento do Potencial Humano e Pós-Graduanda em Neurociências e Comportamento Gaya Machado que descreve e reúne as que combinam descobertas de áreas da neurociência e das ciências comportamentais e, especificamente, podem ser aplicadas em nosso dia a dia para potencializar nossa produtividade.

A especialista, que presta consultoria em algumas das maiores empresas do país explica que um grande equívoco é acharmos que ao sermos multitarefas, ganharemos em tempo e produtividade. “O mundo ao nosso redor foi exigindo cada vez mais de nós e da nossa atenção, que foi fincando cada vez mais fragmentada. Acreditamos que se fizermos várias coisas ao mesmo tempo, vamos ser mais produtivos, mas o que acontece é que, ao insistirmos na ideia de sermos multitarefas, mudando de uma atividade para outra muito rapidamente, alteramos nossa química orgânica, estimulando exageradamente o cérebro que, ao invés de nos a pensar com mais clareza, pode sofrer uma espécie de ‘neblina mental’ ou pensamento bagunçado. O resultado é que, ao invés de nos ajudar a resolver os problemas melhor, nos deixa ainda mais confusos”, diz Gaya.

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O multitarefa diminui o rendimento cognitivo, gera estresse, ansiedade e insônia. Ele nos dá a falsa crença de seremos mais produtivos, mas tem um impacto importante em nosso coeficiente intelectual. De acordo com um estudo da University of Califórnia, EUA, estimativas mostram que, ficar alternando entre diferentes tarefas várias vezes ao dia pode resultar  em uma de produtividade de cerca de 40%, se você realizar muitas dessas trocas  em um único dia.

Em “Foco: a atenção e seu papel fundamental para o sucesso”, Daniel Goleman chama o hábito de ser multitarefa de ruína da eficiência e explica que cada vez que trocamos de uma tarefa para a outra, podem ser necessários de dez a 15 minutos para que nosso foco total volte a ser recuperado. Em um dia de diversas práticas de multitarefa estaríamos, ao invés de sermos produtivos, desperdiçando nossa capacidade de concentração e, claro, muito tempo.

Outro grande desafio para nossa produtividade é a força de vontade que, ao contrário do que acredita a grande maioria, não é 100% uma escolha. Gaya explica que o autocontrole é como um músculo que, ao ser usado se cansa, por isso também precisa de repouso. E nossa força de vontade não se desgasta apenas na hora de escolher entre uma coisa ou outra. “Lidar com o estresse do dia a dia, ter que se adaptar a diferentes situações, resistir aos impulsos, tomar decisões e muitas situações que enfrentamos diariamente, usam nossas reservas de força de vontade e podem nos deixar sem ‘estoque’ para situações nas quais ela seja muito necessária. É por isso que muitas vezes começamos o dia motivados e comprometidos com nossos objetivos e tarefas, mas depois de um dia de pequenos desgastes, imprevistos e distrações, nos vemos sem força de vontade para retomar projetos importantes, ainda que ainda haja tempo disponível na agenda. Por isso que é muito mais que gestão do tempo. É preciso desenvolver as mind skills para direcionar a força de vontade de maneira estratégica para que ela não falte nos momentos mais importantes”, esclarece.

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Se por um lado pode parecer desanimador saber que nossa força de vontade não é escolha, por outro pode ser um alívio e uma estratégia. Um alívio porque paramos de nos culpar pelas situações nas quais gostaríamos de ter tido mais autocontrole no passado e falhamos e uma estratégia porque podemos, através desta consciência, explorar caminhos para aumentar nossa energia do autocontrole.

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Se queremos que nosso cérebro melhore suas conexões e, consequentemente, seu desempenho em alguma área, precisamos nos dedicar a isso. Uma das estratégias comprovadamente bem-sucedidas é o mindfulness ou atenção plena. Trata-se de um estado mental que tem por objetivo trazer o corpo e a mente para o momento presente, evitando reações automáticas. A prática recorrente de mindfulness ajuda a desenvolver habilidades para realizar escolhas conscientes, melhora o foco, o autocontrole e a produtividade. Bastam cinco minutos diários para treinar nosso cérebro e extrair dele o máximo de potencial.

Quando entendemos que ser multitarefa não é um aliado, mas uma armadilha e que nossa força de vontade é limitada, ganhamos ferramentas eficazes para fazer escolhas de maneira consciente, de acordo com nossos objetivos.

Estas habilidades mentais colocadas em prática, dia dia, utilizadas de maneira estratégica para programar nossas atividades e direcioná-las da melhor maneira é fundamental para alcançarmos a produtividade.

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